Ventos funestos no Leste Asiático, por Gustavo Gollo

Ventos funestos no Leste Asiático

por Gustavo Gollo

12 dias atrás, os americanos anunciaram o envio de um segundo porta-aviões a região com o suposto propósito de reforçar a ameaça à Coreia do Norte. Desde então, em menos de 10 dias e em 3 episódios distintos, 2 aviões espiões americanos foram interceptados por jatos chineses ao sobrevoar ilhas chinesas no Mar da China, e um contratorpedeiro americano foi escoltado por fragatas chinesas e obrigado a se afastar das costas de ilha chinesa. Noticia-se agora que um terceiro porta-aviões americano, guarnecido por poderosíssima escolta, como os demais, também estaria sendo enviado para o local. A presença simultânea de 2 porta-aviões americanos, próximos um ao outro, é rara e merece atenção; 3 porta-aviões americanos presentes simultaneamente em uma mesma localidade constituem forte evidência de um ataque iminente.

Pode-se especular que um ataque contra a Coreia do Norte viria a calhar para o presidente americano no momento em que ele se vê acuado por pressões decorrentes de seu relacionamento com os russos durante sua campanha eleitoral. O mundo talvez não passe de um joguete ridículo sujeito aos interesses e humores dos poderosos, e tal cortina de fumaça seria adequada também, e incentivada, pelos abutres que lucram bilhões com guerras e matanças por atacado. Alegações de que, em breve, a Coreia do Norte terá condições técnicas de bombardear os Estados Unidos tende a ser um fortíssimo argumento a favor de um ataque arrasador ao país.

O ataque resultaria na morte de milhões de coreanos, um massacre de proporções nunca visto. Haveria a possibilidade de retaliação norte-coreana sobre os militares americanos, Coreia do Sul e Japão. Seul seria um alvo extremamente preocupante.

Temor adicional, ainda mais aterrorizante, decorre da forte possibilidade de generalização do conflito, com a oposição de China e Rússia em defesa da Coreia, o que degeneraria em uma guerra mundial. A insistência dos EUA em não admitir as fronteiras do território marítimo chinês, sublinhada na declaração final da reunião do G7 encerrada ontem, sugere, no mínimo, a despreocupação com a paz.

A possibilidade de uma guerra nuclear é pavorosa.

Nesse momento, o mundo inteiro deve se manter atento ante possibilidade tão sinistra, e, em nenhuma hipótese, se deixar levar por qualquer tentativa de angariar apoio ao que constituiria a maior catástrofe na história da humanidade.

Estamos prestes a testemunhar a mudança do eixo de poder no mundo e dificilmente aqueles que sempre mandaram entregarão seu cetro a outros sem luta. A terceira guerra mundial nos espreita.

Caso os EUA decidam executar tamanha insanidade, que o façam sozinhos, denunciados por todo o restante do planeta.

Parem a guerra.

 

#terceira guerra mundial, #guerra nuclear,# Mar da China 

Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Historicamente demonstrações

    Historicamente demonstrações de força são manobras dissuasorias para fazer o adversario recuar e não necessariamente

    preparação para a guerra.Tampouco há logica em culpar os EUA e deixar em branco a postura belica da Coreia do Norte,

    que AMEAÇA por declarações jogar misseis na Coreia do Sul, Japão e EUA. Nenhuma censura a eles pelo articulista?

    Na area latino americana, que nos concerne, dois latinos se dedicarão ao continente: Juan Cruz, portoriquenho é o novo diretor de America Latina no Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca e o mexicano nato mas cidadão americano Sergio de La Pena é o novo Subsecretario do Departamento de Defesa para a America Latina.

    1. O que os EUA estão fazendo

      O que os EUA estão fazendo com outros países nos diz respeito diretamente a nós, caro André, e não apenas pelo “hoje é contra os outros, amanhã pode ser contra nós” mas principalmente pela dificuldade que os EUA impõem, com essas ameaças, essa beligerância, esses ataques unilaterais ao comércio e ao capitalismo, atividades que demandam paz para seu exercício.

      Acho bem difícil censurar a Coreia do Norte pela sua tentativa de responder a ataques que vem sofrendo há décadas com violência. Seria como acusar os advogados de Lula do crime de tentar defendê-lo. Isso tem tudo a ver conosco.

      1. A Coreia do Norte sofre

        A Coreia do Norte sofre ataques de quem? Ninguem ameaçou  ou ameaça esse Pais desde os Acordos de Panmunjoon que estabeleceram o armisticio na linha do paralelo 38. Eles na sua loucura sideral ameaçam todo mundo a todo tempo, se

        tem ou não o potencial belico que alerdeiam resta a conferir mas  é um regime insano que hoje incomoda a propria China.

        1. Parece que o ter ou não ter o

          Parece que o ter ou não ter o potencial bélico que alardeia é a questão.  

          Com seus testes que, a rigor, não atingiram ninguém,  a Córeia do Norte tb faz a sua exibição de força e, com isso, vem escapando…

          Mas o arsenal que está sendo deslocado para a região é por demais poderoso. Será que não tem a ver com os vizinhos, tb cercados noutras fronteiras?

          E quanto a tratados, ultimamente não passam de “pieces of papers”.

          1. Os vizinhos da Coreia do

            Os vizinhos da Coreia do Norte são todos parceiros dos EUA, a China é o maior parceiro comercial e investe seuas reservas em titulos do Tesouro americano, Coreia do Sul, Japão, Filipinas, Tailandia, Singapura, Malasia são todos aliados dos EUA, porque os EUA os ameaçariam com navios de guerra?

            Ao contrario, eles pedem (com exceção da China) que os EUA os defendam da Coreia do Norte.

      2. Caro Renato, nestes assuntos

        Caro Renato, nestes assuntos o A.A. perde completamente a coerência que ele tem em outros temas. Fica parecendo que a gente está debatendo com um leitor da veja, ou da globo ou, sei lá…

        A coisa é tã escancarada que é indefensável. Mas ele insiste…

        1. Aqui no blog do Nassif sou de

          Aqui no blog do Nassif sou de LONGE o maior critico da politica externa americana mas eu vivo no MUNDO REAL e não faço torcida ideologica, eu ANALISO o contexto sem paixão ou ideologia, hoje no Brasil os EUA não precisa da CIA, basta o Acordo de Cooperação Judiciaria de 2001 e o Departamento de Justiça já tem o que precisa no Brasil não só SEM GASTAR NADA como obtendo lucros fabulosos depenando EMPRESAS BRASILEIRAS com a entusiasmada cooperação de autoridades brasileiras que agora entregam não só o Brasil ao D of J como tambem outros paises para serem depenados.

          Agora esfregam a mão porque chegou outro fregu^s, a JBS será esfolada até o osso, aproveitando o ramo de abetedouro.

      3. Pois é Renato! Por esses dias

        Pois é Renato! Por esses dias a Coreia do Norte estreou um sistema anti-míssil e anti-aéreo (pelo menos em aparência lembra o S-300 russo) e filmou o evento em rede nacional, como que a avisar aos atacantes que nem todos seus Tomahawks e aviões atingirão os alvos, e se sobrar um míssil com ogiva nuclear…

  2. Um embargo tácito aos

    Um embargo tácito aos negócios dos EUA, promovido por todos os outros países seria o ideal. Bastaria que governos do mundo todo dificultassem burocraticamente os negócios do agressor em seus territórios. Os cidadãos estadunidenses instalados em outros países já não são mais tão admirados (para dizer o mínimo) por conta, inclusive, dessa beligerante violência com que tem invadido e atacado diversos países. E a hipocrisia, covardia e desfaçatez ao tentar vender a versão de que são as vítimas que provocam esses ataques inspira não apenas uma não-admiração mais verdeiro nojo e desprezo tanto ao país quanto a seus cidadãos. Eis no que são grandes os EUA: dificilmente haverá, na História, um estado tão babaca, irresponsável e emporcalhado quanto esse.

    1. Mais, Renato! Vi,

      Mais, Renato! Vi, recentemente que os EUA dispõem de cerca de 5.000 Tomahawks para emprego imediato em todo o mundo e que durante o ataque à base aérea Síria a efetividade foi de ~30%. Isso porque eles contornaram, quase no limite de seu alcance, as defesas antiaéreas russas em Tartus e em outra base aérea operada pelos mesmos. Como se perderam tantos mísseis? Lembrando que a CN tem milhares de obuses apontados para Seul, dá para se imaginar o estrago que será feito.

      Outro detalhe importantíssimo: a CN é alimentada em energia por entre 20 e 30 usinas nucleares. Presumo que sejam com o núcleo mais exposto, como o antigo projeto russo, para facilitar a remoção de Pu (Tchernobyl era um exemplo). Certamente  essas usinas seriam alvos, mesmo de um ataque com armas convencionais. Caso contrário a CN retomaria seu projeto nuclear. Será que a China, o Japão e a Rússia iriam gostar de uma grande nuvem radioativa naquela região?

  3. Ww3
    Quem mandou Rússia e China assentarem seus países bem no meio das bases militares americanas, atrapalhando o tráfego terrestre entre elas?

  4. Os EUA são a maior ameaça à Paz Mundial

    Os Estados Unidos continuam sendo a mais séria ameaça à Paz Mundial. Deveríamos combater os países do Eixo belicista e imperialista (Estados Unidos, Reino Unido, Israel e Arábia Saudita) boicotando seus produtos e serviços, tanto quanto possível. Se não fossem suas armas de disuassão, a Coreia Popular já teria sofrido invasões como Iraque, Síria, Líbia, Afeganistão, Panamá etc.

    1. Bastou o Duterte, das

      Bastou o Duterte, das Filipinas, acenar para a Rússia e desistir da disputa pelo Mar da China, para ver seu país invadido por tropas do ISIS.

      O que é e a quem serve o ISIS nāo é um mistério.

      E desse eixo belicista fazem parte tb todos os países da OTAN, subjugados, alinhados automaticamente aos guerreiros numa rota suicida.

      Parece que uma grande guerra é inevitável. 

      Se assim for, que sobrevivam os mansos e pacíficos para herdarem a terra …

       

  5. Medo é do vento do Planalto…

    Nassif: dos gringos podemos dizer tudo. Menos que sejam burros.

    Uma guerra dessa proporção seria um tiro no pé.

    A soma dos arsenais russo e chinês, em homens e armas, supera em muito as ambições de Washington.

    Sem contar que Tóquio, Sidney, Jerusalém, Riad, Constantinopla, Londres, Paris, Berlim e até Seul correriam o risco de ficarem reduzidas a cinzas em pouco tempo.

    Assim, restariam a África, com sua colcha de retalhos, e a América do Sul, tendo o Brasil por maior expoente.

    Porém, deste último, Deus nos acuda. Basta 1/3 da IV Armada (estacionada na boca do pré-sal) para afugentar o Cisne Branco.

    Principalmente agora, que a Base de Alcântara foi entregue; que as centrífugas e o submarino atômico vão para o consórcio GE-Israel; e que soldados yankes, com desculpas de “treinos e manobras”, já estão na Amazônia, só resta a missão do Haiti.

    Quê! Vão sair de lá?

    Então só resta ao ministro da Defesa e daquele general que conspirava contra o governo deposto desde o tempo da ativa, mandar descer o cacete nos movimentos que pedem a saída do bando governamental…

    E quem disse que Forças Armadas latino-americanas não servem prá nada?

  6. Acordem

    A terceira guerra está em preparação há muito tempo pelos Estados Unidos e cia. O que temos a ver com isso? Tudo. O golpe foi dado no Brasil porque se os EUA vão a guerra vão precisar de petróleo, carne e outrros alimentos que temos, território livre para o pouso de aviões e mar aberto para manobras de seus porta-aviiões, etc. A América Latina garante manobras livres pelo Pacífico e Atlântico. Perceberam? O que me surpreende é que nenhum jornalista brasileiro fez esta ligação. A terceira não será nuclear como Gollo aponta e sim com poderosíssimas armas já bem desenvovlidas pelo EUA e aliados pois guerra nuclear acaba logo. Eles não querem isso. Querem chegar aos Urais como os nazistas planejaram pois lá estão as grandes reservas mundiais de petróleo e outros minerais preciosos para os tempos atuais. Acordem!

    1. Ninguém imagine ingenuamente

      Ninguém imagine ingenuamente que um país nuclear que esteja perdendo uma guerra convencional não lançará mão de artefatos nucleares. Mc Artur elaborou um plano de encher de bombas nucleares a CN e a China durante a guerra da Coreia.

  7. it´s hard to say this, however….

    “Two things are infinite: the universe and human stupidity; and I’m not sure about the universe.”

    Albert Einstein

  8. Pois eu já digo VIVA a Coréia

    Pois eu já digo VIVA a Coréia do Norte!!!!!!! Espero que, mesmo a Coréia  perdendo essa guerra, cause danos de tamanha significância aos yankees que o resto do mundo, que vive oprimido pelo império yankee, descubra que eles não são imbatíveis. Na verdade, esse império é uma mesa de tres pernas: armamento, a mentira da moeda(dólar-moeda sem lastro) e a lenda da invencibilidade. Se a Coréia mostrar ao mundo que pode quebrar a perna chamada armamento, seria um incentivo ao levante de outros povos para simultaneamente se rebelarem e desmanchar o mito da invencibilidade. Tudo é possível. Espero que a Coréia do Norte, que vive um estado de guerra há décadas, tenha se preparado com armas convencionais,nucleares, químicas e bacteriológicas porque, os yankees não hesitariam em usar contra eles caso a situação se tornasse insustentável. O exemplo está bem aí no Vietnam, agentes químicos desfolhantes e outras coisas mais.

  9. Jamais deveriamos esquecer

    Jamais deveriamos esquecer que os norte-americanos foram os únicos, até o momento, de cometer genocídio com a utilização de bombas nucleares.  Mesmo quando o Japão já estava derrotado pelo Exercito Vermelho da URSS e pelos forças norte americanas. Portanto, em vías de se render.

    Na verdade, o lançamento das duas bombas atômicas, uma sobre Hiroshima e a outra sobre Nagasaki não tinha nenhum sentido estratégico-militar, como alegaram cinicamente, poupar vidas de soldados americanos. Mentira! O Japão já estava derrotado! Alí, ficava claro que os inescrupulosos governantes militaristas, donos daquela merda, são capazes de cometer qualquer crime contra a humanidade.

    Orlando

  10. Sempre tem um
    Sempre tem um coitado que consegue defender a política expansionista sistematica praticada pelos americanos. O absurdo que gastam em armas é absolutamente indefensavel.

    1. Os EUA tem politica

      Os EUA tem politica expansionista onde? Hoje são menos poderosos militarmente do que eram em 1945, perderam protagonismo por todo o mundo, perderam até a Venezuela, tradicional area de influencia americana, onde até o baseball é o esporte mais popular por causa de da americanização de sua cultura e sociedade no começos do Seculo  XX.

      Quanto a movimentar sua frota, estão no seu pleno direito, as aguas são internacionais e cada um navega onde quer, os EUA tem todo o direito de fazer demonstrações de força para defender a ordem internacional, não estão infringindo nenhuma lei internacional, a Russia tambem projeta seu poder onde puder, inclusive na Siria e na Venezuela, onde a Marinha russa tem uma base. A politica externa american é ruim pela sua INEFICEINCIA e INCOMPETENCIA, pela incapacidade americana de conhecer e respeitar outras culturas, uma caracteristica dos EUA sempre mas que agora só piorou.

    2. usa

      USA levaram guerra a 7 países; 0  8° seria só mais um.E agora que Trump afirmou que os states têm que voltar a vencer guerras, aumenta o leque.Mas podem encontrar algum padre bêbado pelo caminho.

  11. Anunciado o retorno de um dos porta-aviões

    Foi anunciado agora o retorno de um dos porta-aviõs a sua base, de modo que os 3 porta-aviões não atuarão conjuntamente, conforme divulguei. A notícia é tranquilizadora, já que a presença do trio, de  fato, significaria, quase certamente, um guerra iminente.

    Mesmo assim, 2 porta-aviões presentes na região dão motivos para imesa preocupação,embora nos deixem esperanças.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador