Ao menos 21 morrem em naufrágio de barcos que transportavam migrantes

Do Diário de Notícias

Sobe para 21 número de mortos de naufrágios ao largo da Grécia

Desde o início do ano, a Organização Internacional para as Migrações contou 31 mil chegadas às ilhas gregas
 
Mais seis cadáveres foram hoje recuperados após os naufrágios de dois barcos esta noite ao largo da costa grega, elevando para 21 o número de mortos, quando prosseguiam as buscas por dezenas de desaparecidos, informou a guarda costeira.
 
Os dois barcos, que transportavam migrantes, tiveram problemas ao largo das ilhas Farmakonisi e Kalolimnos.
 
Oito crianças estão entre os mortos e a polícia marítima grega, apoiada por um helicóptero da agência de fronteiras europeia Frontex, continuava hoje de manhã as buscas por dezenas de pessoas desaparecidas.

 
No primeiro naufrágio, ocorrido perto das 00:30 (hora de Lisboa), 48 pessoas conseguiram alcançar a salvo as costas de Farmakoniss, depois de o barco em que seguiam ter embatido nas rochas, segundo a polícia portuária. Algumas horas mais tarde, outro barco virou ao largo de Kalolimnos.
 
No total, 26 pessoas sobreviveram a este segundo naufrágio, mas segundo declarações dos sobreviventes, havia dezenas de pessoas a bordo do barco proveniente das costas turcas.
 
Na quinta-feira, pelo menos 12 migrantes, incluindo crianças, morreram ao largo das costas ocidentais da Turquia. A guarda costeira turca conseguiu salvar 28 pessoas.
 
Segundo estimativas da Organização Internacional para as Migrações (OIM), 77 pessoas morreram nestas travessias entre 01 e 18 de janeiro.
 
Também desde o início do ano, a OIM contou 31 mil chegadas às ilhas gregas, um número 21 vezes superior do que o registado em janeiro de 2015.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador