Economia da zona do euro cresce 0,3% e alivia pressão no BCE

Jornal GGN – A economia da zona do euro, com sua arrecadação de 9,5 trilhões de euros, cresceu 0,3% no último trimestre de 2013, superando os 0,1% nos três meses anteriores. As informações são da agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.

A expansão no quarto trimestre se deu graças a um aumento de 1,2% nas exportações no período e a uma alta de 1,1% nos investimentos. A alta das exportações e a gradual melhora dos investimentos foram responsáveis pelo crescimento mais forte do que o esperado na região entre os meses de outubro e dezembro, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (5).

Na comparação com 2012, a economia da zona do euro cresceu 0,5% no quarto trimestre, voltando a registrar crescimento anual pela primeira vez em dois anos.

A divulgação dos números ligeiramente mais fortes diminui a pressão sobre o Banco Central Europeu (BCE), que deve realizar sua reunião de políticas nesta quinta-feira (6). A partir dela, a autoridade monetária local deve decidir como vai combater a deflação que ameaça a recuperação dos países do bloco em 2014.
 
A Alemanha, que lidera o grupo de países como a maior economia europeia, registrou expansão de 0,4% no quarto trimestre, conforme dados divulgados pelas lideranças econômicas do país na semana passada. A França, mesmo com problemas graves em suas questões econômicas também acelerou no período 0,3%, depois de não ter registrado crescimento no terceiro trimestre de 2013, preocupando os mercados.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador