Jornal GGN – A PROTESTE Associação de Consumidores foi aos bancos no primeiro dia de validade das novas normas do Banco Central. Segundo a Associação, os três novos pacotes padronizados de serviços básicos oferecidos pelos bancos não são tão bons assim para o bolso do consumidor. Segundo a entidade, compensa mais optar pelos serviços avulsos do que contratar pacote padronizado ao abrir uma conta corrente.
A PROTESTE aponta para o fato de que, com as novas regras, o valor do pacote padronizado não pode exceder a soma dos valores de seus serviços avulsos. Entretanto, os bancos não levam em conta serviços essenciais que o cliente já tem por direito na hora de somar o valor das tarifas individuais, ou seja, o pacote é propalado como muito mais barato que contratar os serviços avulsos.
Outro fato que pode induzir o consumidor ao erro é que há dois serviços – extratos e transferências entre contas da mesma instituição -, que são sempre gratuitos quando realizados pela internet, mas fora da rede existe tarifa avulsa para o seu uso, o que induz o correntista a pagar mais.
A Resolução nº 4.196, do Banco Central, obriga toda instituição financeira a disponibilizar para os correntistas, além do pacote padronizado já previsto em regulamentação vigente, mais três novos pacotes padronizados e os valores destes pacotes devem ser divulgados nas dependências das instituições e em seus sites.
A PROTESTE foi verificar se as instituições estavam seguindo as novas regras e, também, fazer a comparação entre as tarifas dos pacotes padronizados nas instituições, para apontar a melhor opção. Dentre os bancos solicitados, somente o HSBC não informou sua tabela de tarifas de tarifas para os novos pacotes padronizados. E o Citibank informou, mas com vigência a partir de 1 de agosto, o que contraria a resolução.
Eis a comparação de valores entre pacotes feita pela PROTESTE:
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