MOBILIZAÇÃO PELA FURB FEDERAL – BLUMENAU/SC

 

Olá Nassif, apoie a idéia!

 

Em Blumenau, onde moro, um dos movimentos sociais mais articulados do município é o Comitê Pró-Federalização da FURB, que vive dias empolgados. Foi anunciado que dia 16/08 o Governo Federal anunciará nova expansão do ensino público superior e Blumenau será contemplada (CONFORME MATÉRIA DO JORNAL O GLOBO – Aqui Aqui).


 Este comitê foi iniciado em 2002 e desde então tem promovido amplo debate com a região sobre a necessidade de uma universidade no Vale do Itajaí, chamando a atenção para a proposta de incorporação da FURB, com seus quase 50 anos de história e 14 mil estudantes, com ensino médio, graduação, pós-graduação e extensão universitária, contribuindo com a pesquisa cientifica e a produção e compartilhamento do conhecimento.


a partir da divulgação do MEC, há três caminhos concretos: a) a implantação de extensão com a presença de campus da Universidade Federal de Santa Catarina; b) a implantação, a partir do zero, da Universidade Federal do Vale do Itajaí, PL 7287/2010 e; c) a incorporação da Universidade Regional de Blumenau, com a transferência de estudantes, servidores, professores e estruturas físicas.  (SOBRE O PL 7287/2010).


Indiferente, todas elas representam um avanço significativo, que se soma a instalação do instituto Técnico Federal. Porém, a sociedade local está engajada na alternativa de federalização da Universidade Regional de Blumenau. Para tanto, foram realizando diversos estudos para a viabilidade da proposta. (Mais informações sobre estes estudos AQUI AQUI).


Nos últimos dias, diversas mobilizações, virtuais e de rua, vêm acontecendo, num engajamento que não se via há muito por estas terras. Através do facebook, mobilizou em 50 horas, mais de 21 mil membros que vem compartilhando informações e demonstrando apoio. No twitter, a hashtag #furbfederal já se tornou umas das mais citadas na região Sul. E ontem, dia 12 de agosto, foi realizada passeata com aproximadamente 4 mil pessoas (3 mil, nos cálculos da polícia). Essa manifestação pode ser vistas, em vídeo aqui aqui e; em imagens, aquiaqui.


Queremos o apoio, pois há rumores de que a solução encontrada pelo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO é a implantação de campus da UFSC, na contramão da construção histórica dessas forças políticas da região, composta por estudantes, servidores, professores, mas também por diversos outros segmentos da sociedade civil e do governo. Se depender da mobilização política local, “tanto faz”, como citou empresário nesta matéria que pode ser conferida aqui. Portanto, a FURB tem todas as condições para federalizar-se, contando com o apoio de mais de 20 municípios. É uma luta pela valorização do ensino público superior de qualidade, gratuito em dialogo com a sociedade.


Abraços!

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador