O código binário do jornalismo ordinário, de Marcos Carvalho

O código binário do jornalismo ordinário consiste em uma linguagem binária cujos valores zero e um corresponde a “Não é do PT” e “Do PT”, respectivamente.

Quando uma notícia ruim envolve um político que não é do PT, o sistema de jornalismo ordinário assume o valor “Zero”, não sendo necessária a informação do partido político do dito cujo, visto que zero é um valor nulo (não tem energia), portanto a ausência de informação o representa de forma satisfatória.

Porém, uma notícia de igual teor envolvendo um político do PT, fará com que o sistema de jornalismo ordinário assuma o valor “Um” (tem energia), desta forma poderemos ver a informação “Do PT” após a citação do político envolvido.

Este sistema pode ser facilmente observado, e inclusive pode ser percebido até pelos coxinhas, veja um exemplo na matéria do UOL a seguir:

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/10/03/policia-do-rio-prende-vereador-acusado-por-morte-de-prefeito-na-regiao-serrana.htm

Destaque:

“Rio – Rio, 03/10/2015 – Policiais da Delegacia de Homicídios de Niterói prenderam no fim da tarde de sexta-feira, 3, o vereador Douglas Borges, da Câmara Municipal de Macuco, na região Serrana do Rio, por suspeita na morte do ex-prefeito do município Rogério Bianchini. O crime aconteceu no dia 30 de abril deste ano”.

Até um coxinha quando lê este texto sabe que não se trata de ninguém do PT, pois não há nenhuma informação sobre os partidos dos envolvidos.

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Prezada Jandyra
        Como disse o

        Prezada Jandyra

        Como disse o FM, esse “ovo da serpente” foi patrocinado pelos governo Lula e Dilma.

        Abração

  1. Isso aconteceu na época do

    Isso aconteceu na época do mentirão também.

     

    Aquele julgamento onde todos foram condenados (mesmo sem provas)  é o “mensalão do PT”.

     

    O outro, o que foi enviado para a primeira instância, é o “mensalão mineiro”.

  2. Isso aconteceu na época do

    Isso aconteceu na época do mentirão também.

     

    Aquele julgamento onde todos foram condenados (mesmo sem provas)  é o “mensalão do PT”.

     

    O outro, o que foi enviado para a primeira instância, é o “mensalão mineiro”.

  3. Material riquíssimo

    O período desta primeira passagem do PT no governo federal tem acumulado um material sociológico, econômico, político, cultural, especialmente midiático extremamente rico, para ser destrinchado em muitos livros e pesquisas que certamente virão. É o período do início e do fim de muitas e variadas Eras, simultâneamente. Social, tecnológica, política, comportamental(costumes), jurídica. É o longo parto do século XXI.

  4. É batata …

    E quando é do PT, a figura juridica denominada  “presunção de inocencia” desparece do mapa. O sujeito é linchado, julgado e condenado ao mesmo tempo e sempre …

  5. Repetição sistemática, mensagens subliminar…
    Esse ódio contra o PT é fruto de um sistema plantado há muito tempo pelos Marinho. Acho que até demorou a explodir. A técnica prevê tempo bem menor para surtir efeito.

  6. o grande problema e que o PT

    o grande problema e que o PT esta fazendo tudo o que questionava de ruim que os outros faziam, e ao enves de dar exemplo e provar que se pode governar, sem roubar e fazer conchavos, esta fazendo igual ou pior, por isso não voto mais em nenhum politico do PT e vou acompanhar os que estão trocando de partido ( como dona Marta Suplicy), Pt nunca mais.

    1. Quem não pode combater o argumento, foge do tema.

      Uma reunião entre as lideranças de uma empresa, para ser eficiente, precisa ter as seguintes características:

      1-     Possuir um tema claramente definido,

      2-     Possuir membros capazes de serem objetivos, claros e eficazes, capacitados a discutir o tema proposto, e quando alguém fugir demasiadamente do tema, ter um moderador que o corrija imediatamente. Caso haja algumas reincidências esta pessoa deve ser afastada do grupo para que ela não venha a atrapalhar os trabalhos.

      3-     Utilizar-se de ferramentas como o “Diagrama de Ishikawa”, também conhecido como “Diagrama de Causa e Efeito”, para identificar as causas do problema, e propor ações corretivas e preventivas.

      Acontece que em muitas reuniões, temos pessoas que estão ali apenas para atrapalhar. Vivenciei algumas reuniões assim, onde o tema da reunião foi mudado logo no início e o que foi discutido foram vários outros temas, menos o tema da reunião. Acontece que ninguém queria resolver o problema que era o tema da reunião, até mesmo o dono da empresa, e o resultado não poderia ser outro que não a falência da empresa.

      Seu comentário começa dizendo “o grande problema é que o PT está fazendo tudo o que questionava de ruim que os outros faziam” e segue fazendo considerações que nada tem a ver com o tema do post.

      Posso supor que, assim como o exemplo que citei, você não deseja discutir sobre a manipulação que é feita pela grande mídia, que é o tema do post, e muda completamente de assunto.

      Porém, ao ler o post, com certeza você concluiu que não se trata de um político “Do PT”. Este é o tema! Lembra?

      Sua tese pode ser defendida em outro post, ou você pode fazer um post sobre ela, terei prazer em participar, mas neste post aqui, nós discutiremos sobre a manipulação da mídia.

  7. Ficar repetindo algum dos

    Ficar repetindo algum dos inúmeros casos onde a mída age da maneira escrota de sempre já é perda de tempo. As pessoas tem é que acomeçar a apontar soluções que permitam  derrubar a mídia golpista.

  8. Máfia jornalística.

    Este método jornalístico, nos últimos 12 anos aplicado ao PT, (no campo internacional, ele é aplicado ao contencioso EUA x Rússia ou EUA x China ou Ocidente x países mulçumanos, por exemplo; no campo das ideologias, ele é aplicado ao embate Capitalismo x Socialismo, etc) me remete a polêmica surgida, anos atrás, quando foi eliminada a exigência do diploma de nível superior para o exercício da profissão de jornalista.

    Ocorre que nas escolas de jornalismo é debatido, refletido e ensinado um código de ética do jornalismo que não permite que métodos ordinários desse tipo sejam usados para (des)informar a população.

    Os donos da mídia ordinária conseguiram, assim, moldar a geração atual de jornalistas ao seu código de ética, que faz corar qualquer membro da máfia italiana.

    È extremamente constrangedor ler, ouvir e assistir na imprensa escrita, na imprensa falada, na imprensa televisiva, na imprensa digital, a maioria dos profissionais do jornalismo se prostituindo, muitos deles, percebe-se, constrangidos, trabalhando, sem observar o código de ética do jornalista, somente para atender aos interesses mafiosos dos empresários da mídia.

    A quem eles pensam que estão enganando ?

    Talvez, ao público adepto do autoengano.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador