Os erros políticos do governo e do PT

Os erros políticos do governo e do PT

Por Miguel do Rosário.

No site do PT, seus dirigentes explicam o “panelaço”. Reproduzo trecho, depois comento.

(…) O chamado “panelaço”, realizado por moradores de bairros de classe média , como Águas Claras (DF), Morumbi e Vila Mariana, em São Paulo, e Ipanema, no Rio, foram mobilizados durante o final de semana por meio das redes sociais, conforme monitoramentos do PT.

“Tem circulado clipes eletrônicos sofisticados nas redes, o que indica a presença e o financiamento de partidos de oposição a essa mobilização”, afirma José Américo.

“Mas foi um movimento restrito que não se ampliou como queriam seus organizadores”, completa.

O secretário avalia que apesar da intensa convocação e dos investimentos na divulgação do protesto, a mobilização não repercutiu nas áreas populares e perdeu o alcance.

Para Cantalice, a movimentação via internet tem ligações com outras reações ao governo, oriundas de setores que pretendem um golpe contra a atual gestão.

“Existe uma orquestração com viés golpista que parte principalmente dos setores da burguesia e da classe média alta”, define o vice-presidente.

*

É constrangedor constatar que tanto PT quanto governo (e num cenário de intensa polarização, ambos se tornam a mesma coisa) passaram 12 anos sem construir um think tank político decente.

A oposição está fazendo a sua parte: ser oposição. E se há financiamento de partidos de oposição aos movimentos de oposição, eles não fazem mais do que sua obrigação.

Em outras palavras: a oposição está certa. E, pela primeira vez em muito tempo, age com organização e competência.

Enquanto isso, o PT financia o quê?

Festas milionárias de aniversário do partido?

Estruturas burocráticas inúteis?

A oposição ao PT se tornou orgânica. Não precisa de “financiamento”.

Acusar os movimentos da oposição de serem financiados por partidos apenas irrita seus agentes orgânicos, e repete a crítica antidemocrática que a direita sempre fez à militância de esquerda e aos blogs, de serem financiados pelo PT ou com dinheiro público.

Chamar de “golpismo” aos movimentos naturais da oposição, como organizar algo simples e barato como um panelaço, vulgariza as denúncias do verdadeiro golpismo, que é a manipulação de aparelhos do Estado, como vemos no Ministério Público e setores do Judiciário.

Chamar “panelaço” de golpismo lança por terra as críticas sérias, gravíssimas, que fazemos ao golpismo de verdade.

O PT, além de não ajudar, ainda atrapalha.

O uso de expressões politicamente gastas como “setores da burguesia” e “classe média alta” também não faz jus à complexidade intelectual que um dia – que hoje parece tão distante – caracterizou o partido dos trabalhadores.

Ora, o PT é um partido eminentemente burguês, e o núcleo orgânico de sua militância vem da burguesia; não há nada demais nisso. A burguesia, num país como o Brasil, com uma classe trabalhadora profundamente despolitizada, ainda é o setor onde se dá a disputa central de ideias.

Mais que isso, os governos do PT buscaram, deliberadamente, aburguesar setores excluídos da classe trabalhadora, dando-lhes acesso a crédito, financiamentos, carro, aeroportos, etc.

A renovação do Estado proporcionada pelos governos petistas, também criou uma nova classe média alta.

As centenas de milhares de vagas abertas no setor público, nas universidades, nas estatais, e nas empresas fornecedoras do Estado, produziu muito mais classe média alta do que qualquer outro período da nossa história.

Foi um passo à frente no processo de desenvolvimento – ainda mais considerando que veio acompanhado de políticas de distribuição de renda, assistência social e moradia popular.

É estupidez agora vir com esse papo de “setores da burguesia”.

Esses setores deveriam ser ouvidos pelo governo e pelo partido, porque a maioria é composta de trabalhadores (embora se identifiquem, erroneamente, com nossas elites tradicionais).

O socialismo petista nunca foi revolucionário, e sim reformista e profundamente comprometido com valores democráticos.

O modelo político do petismo jamais foi Cuba, por exemplo, e sim os países da Escandinávia, como a Suécia.

Isso nunca foi trabalhado ou explicado para aqueles que os dirigentes petistas hoje chamam de “setores da burguesia”, setores que ainda vêem socialismo como alguma coisa perigosa, autoritária e antidemocrática.

Não adianta xingar ou desqualificar os paneleiros. Eles são cidadãos brasileiros que votam e tem tantos direitos políticos quanto quaisquer outros.

Além do mais, não é verdade que a oposição à Dilma se restringe à classe média alta. A insatisfação já vazou para vastas camadas da sociedade, e nem governo nem PT tem buscado estabelecer nenhum diálogo.

O fato é que “movimentos golpistas” ainda vão existir por muito tempo num país como o nosso, onde valores democráticos ainda não se enraizaram de maneira suficiente, mas não podemos confundi-los com o desejo legítimo da população, incluindo aí “setores da burguesia”, por mudanças.

No caso atual, o governo às vezes parece ser ele mesmo o mentor da oposição, tal a quantidade de erros políticos que comete.

Por exemplo, eleger o “ajuste fiscal” como a única bandeira mobilizadora do governo é flertar com o suicídio político.

Depois de meses de silêncio, a presidenta vem a público falar de… ajuste fiscal.

Mercadante, ministro da casa civil, finalmente intervêm no debate político para falar da importância do… ajuste fiscal.

Ora, o povo não é burro. Sabe que é preciso economizar e fazer ajustes para enxugar a máquina pública.

Mas isso não pode ser a “bandeira central” do governo. Tem de ser antes uma medida lateral, aplicada discretamente, abafada por iniciativas de caráter progressista, positivo, desenvolvimentista.

Medidas que ajudem, inclusive, a neutralizar os efeitos negativos dos “ajustes”.

Mercadante fala em diálogo, mas desde quando que ele fez qualquer esforço neste sentido?

A única vez que eu me lembro de Mercadante ter “dialogado” com a opinião pública, antes de sua intervenção de hoje, foi sua entrevista para… Miriam Leitão, em canal da TV fechada.

A mesma coisa vale para o ministro da Justiça, que também só dá entrevistas para órgãos como “TV Veja”.

É incrível que o governo, que em tese deveria entender de política, porque é pago para isso, tem ministérios especializados nisso, que tem recursos vastos, que acumula 12 anos de experiência, não tenha em nenhum momento percebido que o silêncio da presidenta e de seu governo agride o seu eleitorado e incentiva a oposição.

Incrível ainda que o governo despreze a política de maneira tão solene.

De um lado, temos uma imprensa udenista e fascistóide, que criminaliza a política.

De outro, um governo apático, que despreza a política.

É um cenário maravilhoso para o poder econômico, encarnado na mídia, que emerge como uma potência, livre das amarras do sufrágio universal, dos tribunais de conta, das necessidades de campanha.

Mas isso também não é mais desculpa para o governo, porque a mídia é um ator político conhecido.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prestigiou há pouco uma cerimônia do Innovare, uma excrescência antidemocrática que serve ao propósito escuso de fazer o poder econômico e midiático avançar sobre o judiciário.

O Innovare é uma iniciativa da Globo, e quem é a Globo para determinar quais são as melhores práticas ou filosofias judiciais, penais, investigativas, no país?

E o ministro Cardozo ainda faz elogios à iniciativa em público!

Não é para elogiar, ministro! O Innovare é um acinte à nossa democracia!

Quer dizer que uma corporação midiática, construída na ditadura, patrocina um evento que, notoriamente, visa influenciar nossas práticas judiciais, e o senhor o elogia?

E logo a mesma corporação que conspira diuturnamente contra seu governo e seu partido?

Qual o sentido de fazer isso e depois a presidenta participar de um evento do PT falando em “golpismo”?

Quanto ao discurso da presidenta, não é óbvio que se ela mantém silêncio por longo tempo, a sua fala se torna um fato político com um peso excessivo?

Além disso, o governo agendou a fala da presidente há meses, permitindo que a oposição organizasse uma reação.

Dilma conseguiu a proeza de, após o jejum de meses, transformar o seu primeiro discurso em rede nacional num fato político… negativo.

A presidenta desativou o único canal que possuía com a sociedade, o Café com a Presidenta, cujo áudio era distribuído para milhares de rádio do Brasil e tinha bastante audiência no interior.

Há tempos que esse Café deveria ser transformado em entrevistas em vídeo, e incrementado com recursos modernos de comunicação.

Ao invés disso, a presidenta trocou o rádio pelo silêncio.

O blog do Planalto, por sua vez, nunca passou por uma mísera reforma visual.

Qualquer bloguinho vagabundo está sempre tentando melhorar seu visual, introduzindo aplicativos e recursos novos, sempre de olho na audiência e na repercussão.

Não é o caso do blog da Presidência da República.

Não é um blog, na verdade.

É um arquivo frio e entediante dos discursos e vídeos da presidenta, ou canal para divulgação de comunicados oficiais.

As redes sociais da presidente ou foram abandonadas ou se transformaram em canais de propaganda vulgar.

E ainda temos o problema do ministério.

Era óbvio que Dilma precisava montar um ministério com nomes que tivessem prestígio na sociedade. Somente ministros com reconhecimento social terão capital simbólico para fazer a batalha da comunicação.

Ela fez o contrário. Montou um ministério medíocre, sem sequer combinar os partidos.

Sem sequer combinar com Lula, presidente de honra de seu próprio partido e figura política de maior projeção nacional e internacional!

Aliás, falemos mais da famigerada batalha da comunicação. Ela é a essência da política.

É óbvio para todos que o governo vem perdendo diariamente essa batalha. Até porque ele parece não entender nem o que é comunicação, nem o que é batalha.

A batalha requer planejamento, estrutura, exercício, prática.

Pois bem, não há planejamento, não há estrutura, não há exercício e não há prática.

O PT faz comunicação apenas para dentro. Tudo que pensa é melhorar a “Agência PT”, como se uma opinião pública envenenada pudesse ser influenciada por notícias publicadas num site institucional.

O partido tinha de criar projetos abertos, para fora do partido, como era o Vermelho antes de também se tornar um instrumento partidário.

As academias estão cheias de intelectuais de esquerda, com décadas de experiência, dispostos a ajudar e aflitos com a situação, mas o PT prefere que suas análises políticas sejam feitas por burocratas do partido sem nenhuma capacidade de síntese, sem nenhuma criatividade.

Os erros políticos do governo e do PT

erros2


No site do PT, seus dirigentes explicam o “panelaço”. Reproduzo trecho, depois comento.

(…) O chamado “panelaço”, realizado por moradores de bairros de classe média , como Águas Claras (DF), Morumbi e Vila Mariana, em São Paulo, e Ipanema, no Rio, foram mobilizados durante o final de semana por meio das redes sociais, conforme monitoramentos do PT.

“Tem circulado clipes eletrônicos sofisticados nas redes, o que indica a presença e o financiamento de partidos de oposição a essa mobilização”, afirma José Américo.

“Mas foi um movimento restrito que não se ampliou como queriam seus organizadores”, completa.

O secretário avalia que apesar da intensa convocação e dos investimentos na divulgação do protesto, a mobilização não repercutiu nas áreas populares e perdeu o alcance.

Para Cantalice, a movimentação via internet tem ligações com outras reações ao governo, oriundas de setores que pretendem um golpe contra a atual gestão.

“Existe uma orquestração com viés golpista que parte principalmente dos setores da burguesia e da classe média alta”, define o vice-presidente.

*

É constrangedor constatar que tanto PT quanto governo (e num cenário de intensa polarização, ambos se tornam a mesma coisa) passaram 12 anos sem construir um think tank político decente.

A oposição está fazendo a sua parte: ser oposição. E se há financiamento de partidos de oposição aos movimentos de oposição, eles não fazem mais do que sua obrigação.

Em outras palavras: a oposição está certa. E, pela primeira vez em muito tempo, age com organização e competência.

Enquanto isso, o PT financia o quê?

Festas milionárias de aniversário do partido?

Estruturas burocráticas inúteis?

A oposição ao PT se tornou orgânica. Não precisa de “financiamento”.

Acusar os movimentos da oposição de serem financiados por partidos apenas irrita seus agentes orgânicos, e repete a crítica antidemocrática que a direita sempre fez à militância de esquerda e aos blogs, de serem financiados pelo PT ou com dinheiro público.

Chamar de “golpismo” aos movimentos naturais da oposição, como organizar algo simples e barato como um panelaço, vulgariza as denúncias do verdadeiro golpismo, que é a manipulação de aparelhos do Estado, como vemos no Ministério Público e setores do Judiciário.

Chamar “panelaço” de golpismo lança por terra as críticas sérias, gravíssimas, que fazemos ao golpismo de verdade.

O PT, além de não ajudar, ainda atrapalha.

O uso de expressões politicamente gastas como “setores da burguesia” e “classe média alta” também não faz jus à complexidade intelectual que um dia – que hoje parece tão distante – caracterizou o partido dos trabalhadores.

Ora, o PT é um partido eminentemente burguês, e o núcleo orgânico de sua militância vem da burguesia; não há nada demais nisso. A burguesia, num país como o Brasil, com uma classe trabalhadora profundamente despolitizada, ainda é o setor onde se dá a disputa central de ideias.

Mais que isso, os governos do PT buscaram, deliberadamente, aburguesar setores excluídos da classe trabalhadora, dando-lhes acesso a crédito, financiamentos, carro, aeroportos, etc.

A renovação do Estado proporcionada pelos governos petistas, também criou uma nova classe média alta.

As centenas de milhares de vagas abertas no setor público, nas universidades, nas estatais, e nas empresas fornecedoras do Estado, produziu muito mais classe média alta do que qualquer outro período da nossa história.

Foi um passo à frente no processo de desenvolvimento – ainda mais considerando que veio acompanhado de políticas de distribuição de renda, assistência social e moradia popular.

É estupidez agora vir com esse papo de “setores da burguesia”.

Esses setores deveriam ser ouvidos pelo governo e pelo partido, porque a maioria é composta de trabalhadores (embora se identifiquem, erroneamente, com nossas elites tradicionais).

O socialismo petista nunca foi revolucionário, e sim reformista e profundamente comprometido com valores democráticos.

O modelo político do petismo jamais foi Cuba, por exemplo, e sim os países da Escandinávia, como a Suécia.

Isso nunca foi trabalhado ou explicado para aqueles que os dirigentes petistas hoje chamam de “setores da burguesia”, setores que ainda vêem socialismo como alguma coisa perigosa, autoritária e antidemocrática.

Não adianta xingar ou desqualificar os paneleiros. Eles são cidadãos brasileiros que votam e tem tantos direitos políticos quanto quaisquer outros.

Além do mais, não é verdade que a oposição à Dilma se restringe à classe média alta. A insatisfação já vazou para vastas camadas da sociedade, e nem governo nem PT tem buscado estabelecer nenhum diálogo.

O fato é que “movimentos golpistas” ainda vão existir por muito tempo num país como o nosso, onde valores democráticos ainda não se enraizaram de maneira suficiente, mas não podemos confundi-los com o desejo legítimo da população, incluindo aí “setores da burguesia”, por mudanças.

No caso atual, o governo às vezes parece ser ele mesmo o mentor da oposição, tal a quantidade de erros políticos que comete.

Por exemplo, eleger o “ajuste fiscal” como a única bandeira mobilizadora do governo é flertar com o suicídio político.

Depois de meses de silêncio, a presidenta vem a público falar de… ajuste fiscal.

Mercadante, ministro da casa civil, finalmente intervêm no debate político para falar da importância do… ajuste fiscal.

Ora, o povo não é burro. Sabe que é preciso economizar e fazer ajustes para enxugar a máquina pública.

Mas isso não pode ser a “bandeira central” do governo. Tem de ser antes uma medida lateral, aplicada discretamente, abafada por iniciativas de caráter progressista, positivo, desenvolvimentista.

Medidas que ajudem, inclusive, a neutralizar os efeitos negativos dos “ajustes”.

Mercadante fala em diálogo, mas desde quando que ele fez qualquer esforço neste sentido?

A única vez que eu me lembro de Mercadante ter “dialogado” com a opinião pública, antes de sua intervenção de hoje, foi sua entrevista para… Miriam Leitão, em canal da TV fechada.

A mesma coisa vale para o ministro da Justiça, que também só dá entrevistas para órgãos como “TV Veja”.

É incrível que o governo, que em tese deveria entender de política, porque é pago para isso, tem ministérios especializados nisso, que tem recursos vastos, que acumula 12 anos de experiência, não tenha em nenhum momento percebido que o silêncio da presidenta e de seu governo agride o seu eleitorado e incentiva a oposição.

Incrível ainda que o governo despreze a política de maneira tão solene.

De um lado, temos uma imprensa udenista e fascistóide, que criminaliza a política.

De outro, um governo apático, que despreza a política.

É um cenário maravilhoso para o poder econômico, encarnado na mídia, que emerge como uma potência, livre das amarras do sufrágio universal, dos tribunais de conta, das necessidades de campanha.

Mas isso também não é mais desculpa para o governo, porque a mídia é um ator político conhecido.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prestigiou há pouco uma cerimônia do Innovare, uma excrescência antidemocrática que serve ao propósito escuso de fazer o poder econômico e midiático avançar sobre o judiciário.

O Innovare é uma iniciativa da Globo, e quem é a Globo para determinar quais são as melhores práticas ou filosofias judiciais, penais, investigativas, no país?

E o ministro Cardozo ainda faz elogios à iniciativa em público!

Não é para elogiar, ministro! O Innovare é um acinte à nossa democracia!

Quer dizer que uma corporação midiática, construída na ditadura, patrocina um evento que, notoriamente, visa influenciar nossas práticas judiciais, e o senhor o elogia?

E logo a mesma corporação que conspira diuturnamente contra seu governo e seu partido?

Qual o sentido de fazer isso e depois a presidenta participar de um evento do PT falando em “golpismo”?

Quanto ao discurso da presidenta, não é óbvio que se ela mantém silêncio por longo tempo, a sua fala se torna um fato político com um peso excessivo?

Além disso, o governo agendou a fala da presidente há meses, permitindo que a oposição organizasse uma reação.

Dilma conseguiu a proeza de, após o jejum de meses, transformar o seu primeiro discurso em rede nacional num fato político… negativo.

A presidenta desativou o único canal que possuía com a sociedade, o Café com a Presidenta, cujo áudio era distribuído para milhares de rádio do Brasil e tinha bastante audiência no interior.

Há tempos que esse Café deveria ser transformado em entrevistas em vídeo, e incrementado com recursos modernos de comunicação.

Ao invés disso, a presidenta trocou o rádio pelo silêncio.

O blog do Planalto, por sua vez, nunca passou por uma mísera reforma visual.

Qualquer bloguinho vagabundo está sempre tentando melhorar seu visual, introduzindo aplicativos e recursos novos, sempre de olho na audiência e na repercussão.

Não é o caso do blog da Presidência da República.

Não é um blog, na verdade.

É um arquivo frio e entediante dos discursos e vídeos da presidenta, ou canal para divulgação de comunicados oficiais.

As redes sociais da presidente ou foram abandonadas ou se transformaram em canais de propaganda vulgar.

E ainda temos o problema do ministério.

Era óbvio que Dilma precisava montar um ministério com nomes que tivessem prestígio na sociedade. Somente ministros com reconhecimento social terão capital simbólico para fazer a batalha da comunicação.

Ela fez o contrário. Montou um ministério medíocre, sem sequer combinar os partidos.

Sem sequer combinar com Lula, presidente de honra de seu próprio partido e figura política de maior projeção nacional e internacional!

Aliás, falemos mais da famigerada batalha da comunicação. Ela é a essência da política.

É óbvio para todos que o governo vem perdendo diariamente essa batalha. Até porque ele parece não entender nem o que é comunicação, nem o que é batalha.

A batalha requer planejamento, estrutura, exercício, prática.

Pois bem, não há planejamento, não há estrutura, não há exercício e não há prática.

O PT faz comunicação apenas para dentro. Tudo que pensa é melhorar a “Agência PT”, como se uma opinião pública envenenada pudesse ser influenciada por notícias publicadas num site institucional.

O partido tinha de criar projetos abertos, para fora do partido, como era o Vermelho antes de também se tornar um instrumento partidário.

As academias estão cheias de intelectuais de esquerda, com décadas de experiência, dispostos a ajudar e aflitos com a situação, mas o PT prefere que suas análises políticas sejam feitas por burocratas do partido sem nenhuma capacidade de síntese, sem nenhuma criatividade.

– See more at: http://www.ocafezinho.com/2015/03/09/os-erros-politicos-do-governo-e-do-pt/#sthash.rkFkihVm.dpuf

Os erros políticos do governo e do PT

erros2


No site do PT, seus dirigentes explicam o “panelaço”. Reproduzo trecho, depois comento.

(…) O chamado “panelaço”, realizado por moradores de bairros de classe média , como Águas Claras (DF), Morumbi e Vila Mariana, em São Paulo, e Ipanema, no Rio, foram mobilizados durante o final de semana por meio das redes sociais, conforme monitoramentos do PT.

“Tem circulado clipes eletrônicos sofisticados nas redes, o que indica a presença e o financiamento de partidos de oposição a essa mobilização”, afirma José Américo.

“Mas foi um movimento restrito que não se ampliou como queriam seus organizadores”, completa.

O secretário avalia que apesar da intensa convocação e dos investimentos na divulgação do protesto, a mobilização não repercutiu nas áreas populares e perdeu o alcance.

Para Cantalice, a movimentação via internet tem ligações com outras reações ao governo, oriundas de setores que pretendem um golpe contra a atual gestão.

“Existe uma orquestração com viés golpista que parte principalmente dos setores da burguesia e da classe média alta”, define o vice-presidente.

*

É constrangedor constatar que tanto PT quanto governo (e num cenário de intensa polarização, ambos se tornam a mesma coisa) passaram 12 anos sem construir um think tank político decente.

A oposição está fazendo a sua parte: ser oposição. E se há financiamento de partidos de oposição aos movimentos de oposição, eles não fazem mais do que sua obrigação.

Em outras palavras: a oposição está certa. E, pela primeira vez em muito tempo, age com organização e competência.

Enquanto isso, o PT financia o quê?

Festas milionárias de aniversário do partido?

Estruturas burocráticas inúteis?

A oposição ao PT se tornou orgânica. Não precisa de “financiamento”.

Acusar os movimentos da oposição de serem financiados por partidos apenas irrita seus agentes orgânicos, e repete a crítica antidemocrática que a direita sempre fez à militância de esquerda e aos blogs, de serem financiados pelo PT ou com dinheiro público.

Chamar de “golpismo” aos movimentos naturais da oposição, como organizar algo simples e barato como um panelaço, vulgariza as denúncias do verdadeiro golpismo, que é a manipulação de aparelhos do Estado, como vemos no Ministério Público e setores do Judiciário.

Chamar “panelaço” de golpismo lança por terra as críticas sérias, gravíssimas, que fazemos ao golpismo de verdade.

O PT, além de não ajudar, ainda atrapalha.

O uso de expressões politicamente gastas como “setores da burguesia” e “classe média alta” também não faz jus à complexidade intelectual que um dia – que hoje parece tão distante – caracterizou o partido dos trabalhadores.

Ora, o PT é um partido eminentemente burguês, e o núcleo orgânico de sua militância vem da burguesia; não há nada demais nisso. A burguesia, num país como o Brasil, com uma classe trabalhadora profundamente despolitizada, ainda é o setor onde se dá a disputa central de ideias.

Mais que isso, os governos do PT buscaram, deliberadamente, aburguesar setores excluídos da classe trabalhadora, dando-lhes acesso a crédito, financiamentos, carro, aeroportos, etc.

A renovação do Estado proporcionada pelos governos petistas, também criou uma nova classe média alta.

As centenas de milhares de vagas abertas no setor público, nas universidades, nas estatais, e nas empresas fornecedoras do Estado, produziu muito mais classe média alta do que qualquer outro período da nossa história.

Foi um passo à frente no processo de desenvolvimento – ainda mais considerando que veio acompanhado de políticas de distribuição de renda, assistência social e moradia popular.

É estupidez agora vir com esse papo de “setores da burguesia”.

Esses setores deveriam ser ouvidos pelo governo e pelo partido, porque a maioria é composta de trabalhadores (embora se identifiquem, erroneamente, com nossas elites tradicionais).

O socialismo petista nunca foi revolucionário, e sim reformista e profundamente comprometido com valores democráticos.

O modelo político do petismo jamais foi Cuba, por exemplo, e sim os países da Escandinávia, como a Suécia.

Isso nunca foi trabalhado ou explicado para aqueles que os dirigentes petistas hoje chamam de “setores da burguesia”, setores que ainda vêem socialismo como alguma coisa perigosa, autoritária e antidemocrática.

Não adianta xingar ou desqualificar os paneleiros. Eles são cidadãos brasileiros que votam e tem tantos direitos políticos quanto quaisquer outros.

Além do mais, não é verdade que a oposição à Dilma se restringe à classe média alta. A insatisfação já vazou para vastas camadas da sociedade, e nem governo nem PT tem buscado estabelecer nenhum diálogo.

O fato é que “movimentos golpistas” ainda vão existir por muito tempo num país como o nosso, onde valores democráticos ainda não se enraizaram de maneira suficiente, mas não podemos confundi-los com o desejo legítimo da população, incluindo aí “setores da burguesia”, por mudanças.

No caso atual, o governo às vezes parece ser ele mesmo o mentor da oposição, tal a quantidade de erros políticos que comete.

Por exemplo, eleger o “ajuste fiscal” como a única bandeira mobilizadora do governo é flertar com o suicídio político.

Depois de meses de silêncio, a presidenta vem a público falar de… ajuste fiscal.

Mercadante, ministro da casa civil, finalmente intervêm no debate político para falar da importância do… ajuste fiscal.

Ora, o povo não é burro. Sabe que é preciso economizar e fazer ajustes para enxugar a máquina pública.

Mas isso não pode ser a “bandeira central” do governo. Tem de ser antes uma medida lateral, aplicada discretamente, abafada por iniciativas de caráter progressista, positivo, desenvolvimentista.

Medidas que ajudem, inclusive, a neutralizar os efeitos negativos dos “ajustes”.

Mercadante fala em diálogo, mas desde quando que ele fez qualquer esforço neste sentido?

A única vez que eu me lembro de Mercadante ter “dialogado” com a opinião pública, antes de sua intervenção de hoje, foi sua entrevista para… Miriam Leitão, em canal da TV fechada.

A mesma coisa vale para o ministro da Justiça, que também só dá entrevistas para órgãos como “TV Veja”.

É incrível que o governo, que em tese deveria entender de política, porque é pago para isso, tem ministérios especializados nisso, que tem recursos vastos, que acumula 12 anos de experiência, não tenha em nenhum momento percebido que o silêncio da presidenta e de seu governo agride o seu eleitorado e incentiva a oposição.

Incrível ainda que o governo despreze a política de maneira tão solene.

De um lado, temos uma imprensa udenista e fascistóide, que criminaliza a política.

De outro, um governo apático, que despreza a política.

É um cenário maravilhoso para o poder econômico, encarnado na mídia, que emerge como uma potência, livre das amarras do sufrágio universal, dos tribunais de conta, das necessidades de campanha.

Mas isso também não é mais desculpa para o governo, porque a mídia é um ator político conhecido.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prestigiou há pouco uma cerimônia do Innovare, uma excrescência antidemocrática que serve ao propósito escuso de fazer o poder econômico e midiático avançar sobre o judiciário.

O Innovare é uma iniciativa da Globo, e quem é a Globo para determinar quais são as melhores práticas ou filosofias judiciais, penais, investigativas, no país?

E o ministro Cardozo ainda faz elogios à iniciativa em público!

Não é para elogiar, ministro! O Innovare é um acinte à nossa democracia!

Quer dizer que uma corporação midiática, construída na ditadura, patrocina um evento que, notoriamente, visa influenciar nossas práticas judiciais, e o senhor o elogia?

E logo a mesma corporação que conspira diuturnamente contra seu governo e seu partido?

Qual o sentido de fazer isso e depois a presidenta participar de um evento do PT falando em “golpismo”?

Quanto ao discurso da presidenta, não é óbvio que se ela mantém silêncio por longo tempo, a sua fala se torna um fato político com um peso excessivo?

Além disso, o governo agendou a fala da presidente há meses, permitindo que a oposição organizasse uma reação.

Dilma conseguiu a proeza de, após o jejum de meses, transformar o seu primeiro discurso em rede nacional num fato político… negativo.

A presidenta desativou o único canal que possuía com a sociedade, o Café com a Presidenta, cujo áudio era distribuído para milhares de rádio do Brasil e tinha bastante audiência no interior.

Há tempos que esse Café deveria ser transformado em entrevistas em vídeo, e incrementado com recursos modernos de comunicação.

Ao invés disso, a presidenta trocou o rádio pelo silêncio.

O blog do Planalto, por sua vez, nunca passou por uma mísera reforma visual.

Qualquer bloguinho vagabundo está sempre tentando melhorar seu visual, introduzindo aplicativos e recursos novos, sempre de olho na audiência e na repercussão.

Não é o caso do blog da Presidência da República.

Não é um blog, na verdade.

É um arquivo frio e entediante dos discursos e vídeos da presidenta, ou canal para divulgação de comunicados oficiais.

As redes sociais da presidente ou foram abandonadas ou se transformaram em canais de propaganda vulgar.

E ainda temos o problema do ministério.

Era óbvio que Dilma precisava montar um ministério com nomes que tivessem prestígio na sociedade. Somente ministros com reconhecimento social terão capital simbólico para fazer a batalha da comunicação.

Ela fez o contrário. Montou um ministério medíocre, sem sequer combinar os partidos.

Sem sequer combinar com Lula, presidente de honra de seu próprio partido e figura política de maior projeção nacional e internacional!

Aliás, falemos mais da famigerada batalha da comunicação. Ela é a essência da política.

É óbvio para todos que o governo vem perdendo diariamente essa batalha. Até porque ele parece não entender nem o que é comunicação, nem o que é batalha.

A batalha requer planejamento, estrutura, exercício, prática.

Pois bem, não há planejamento, não há estrutura, não há exercício e não há prática.

O PT faz comunicação apenas para dentro. Tudo que pensa é melhorar a “Agência PT”, como se uma opinião pública envenenada pudesse ser influenciada por notícias publicadas num site institucional.

O partido tinha de criar projetos abertos, para fora do partido, como era o Vermelho antes de também se tornar um instrumento partidário.

As academias estão cheias de intelectuais de esquerda, com décadas de experiência, dispostos a ajudar e aflitos com a situação, mas o PT prefere que suas análises políticas sejam feitas por burocratas do partido sem nenhuma capacidade de síntese, sem nenhuma criatividade.

– See more at: http://www.ocafezinho.com/2015/03/09/os-erros-politicos-do-governo-e-do-pt/#sthash.rkFkihVm.dpuf

Os erros políticos do governo e do PT

erros2


No site do PT, seus dirigentes explicam o “panelaço”. Reproduzo trecho, depois comento.

(…) O chamado “panelaço”, realizado por moradores de bairros de classe média , como Águas Claras (DF), Morumbi e Vila Mariana, em São Paulo, e Ipanema, no Rio, foram mobilizados durante o final de semana por meio das redes sociais, conforme monitoramentos do PT.

“Tem circulado clipes eletrônicos sofisticados nas redes, o que indica a presença e o financiamento de partidos de oposição a essa mobilização”, afirma José Américo.

“Mas foi um movimento restrito que não se ampliou como queriam seus organizadores”, completa.

O secretário avalia que apesar da intensa convocação e dos investimentos na divulgação do protesto, a mobilização não repercutiu nas áreas populares e perdeu o alcance.

Para Cantalice, a movimentação via internet tem ligações com outras reações ao governo, oriundas de setores que pretendem um golpe contra a atual gestão.

“Existe uma orquestração com viés golpista que parte principalmente dos setores da burguesia e da classe média alta”, define o vice-presidente.

*

É constrangedor constatar que tanto PT quanto governo (e num cenário de intensa polarização, ambos se tornam a mesma coisa) passaram 12 anos sem construir um think tank político decente.

A oposição está fazendo a sua parte: ser oposição. E se há financiamento de partidos de oposição aos movimentos de oposição, eles não fazem mais do que sua obrigação.

Em outras palavras: a oposição está certa. E, pela primeira vez em muito tempo, age com organização e competência.

Enquanto isso, o PT financia o quê?

Festas milionárias de aniversário do partido?

Estruturas burocráticas inúteis?

A oposição ao PT se tornou orgânica. Não precisa de “financiamento”.

Acusar os movimentos da oposição de serem financiados por partidos apenas irrita seus agentes orgânicos, e repete a crítica antidemocrática que a direita sempre fez à militância de esquerda e aos blogs, de serem financiados pelo PT ou com dinheiro público.

Chamar de “golpismo” aos movimentos naturais da oposição, como organizar algo simples e barato como um panelaço, vulgariza as denúncias do verdadeiro golpismo, que é a manipulação de aparelhos do Estado, como vemos no Ministério Público e setores do Judiciário.

Chamar “panelaço” de golpismo lança por terra as críticas sérias, gravíssimas, que fazemos ao golpismo de verdade.

O PT, além de não ajudar, ainda atrapalha.

O uso de expressões politicamente gastas como “setores da burguesia” e “classe média alta” também não faz jus à complexidade intelectual que um dia – que hoje parece tão distante – caracterizou o partido dos trabalhadores.

Ora, o PT é um partido eminentemente burguês, e o núcleo orgânico de sua militância vem da burguesia; não há nada demais nisso. A burguesia, num país como o Brasil, com uma classe trabalhadora profundamente despolitizada, ainda é o setor onde se dá a disputa central de ideias.

Mais que isso, os governos do PT buscaram, deliberadamente, aburguesar setores excluídos da classe trabalhadora, dando-lhes acesso a crédito, financiamentos, carro, aeroportos, etc.

A renovação do Estado proporcionada pelos governos petistas, também criou uma nova classe média alta.

As centenas de milhares de vagas abertas no setor público, nas universidades, nas estatais, e nas empresas fornecedoras do Estado, produziu muito mais classe média alta do que qualquer outro período da nossa história.

Foi um passo à frente no processo de desenvolvimento – ainda mais considerando que veio acompanhado de políticas de distribuição de renda, assistência social e moradia popular.

É estupidez agora vir com esse papo de “setores da burguesia”.

Esses setores deveriam ser ouvidos pelo governo e pelo partido, porque a maioria é composta de trabalhadores (embora se identifiquem, erroneamente, com nossas elites tradicionais).

O socialismo petista nunca foi revolucionário, e sim reformista e profundamente comprometido com valores democráticos.

O modelo político do petismo jamais foi Cuba, por exemplo, e sim os países da Escandinávia, como a Suécia.

Isso nunca foi trabalhado ou explicado para aqueles que os dirigentes petistas hoje chamam de “setores da burguesia”, setores que ainda vêem socialismo como alguma coisa perigosa, autoritária e antidemocrática.

Não adianta xingar ou desqualificar os paneleiros. Eles são cidadãos brasileiros que votam e tem tantos direitos políticos quanto quaisquer outros.

Além do mais, não é verdade que a oposição à Dilma se restringe à classe média alta. A insatisfação já vazou para vastas camadas da sociedade, e nem governo nem PT tem buscado estabelecer nenhum diálogo.

O fato é que “movimentos golpistas” ainda vão existir por muito tempo num país como o nosso, onde valores democráticos ainda não se enraizaram de maneira suficiente, mas não podemos confundi-los com o desejo legítimo da população, incluindo aí “setores da burguesia”, por mudanças.

No caso atual, o governo às vezes parece ser ele mesmo o mentor da oposição, tal a quantidade de erros políticos que comete.

Por exemplo, eleger o “ajuste fiscal” como a única bandeira mobilizadora do governo é flertar com o suicídio político.

Depois de meses de silêncio, a presidenta vem a público falar de… ajuste fiscal.

Mercadante, ministro da casa civil, finalmente intervêm no debate político para falar da importância do… ajuste fiscal.

Ora, o povo não é burro. Sabe que é preciso economizar e fazer ajustes para enxugar a máquina pública.

Mas isso não pode ser a “bandeira central” do governo. Tem de ser antes uma medida lateral, aplicada discretamente, abafada por iniciativas de caráter progressista, positivo, desenvolvimentista.

Medidas que ajudem, inclusive, a neutralizar os efeitos negativos dos “ajustes”.

Mercadante fala em diálogo, mas desde quando que ele fez qualquer esforço neste sentido?

A única vez que eu me lembro de Mercadante ter “dialogado” com a opinião pública, antes de sua intervenção de hoje, foi sua entrevista para… Miriam Leitão, em canal da TV fechada.

A mesma coisa vale para o ministro da Justiça, que também só dá entrevistas para órgãos como “TV Veja”.

É incrível que o governo, que em tese deveria entender de política, porque é pago para isso, tem ministérios especializados nisso, que tem recursos vastos, que acumula 12 anos de experiência, não tenha em nenhum momento percebido que o silêncio da presidenta e de seu governo agride o seu eleitorado e incentiva a oposição.

Incrível ainda que o governo despreze a política de maneira tão solene.

De um lado, temos uma imprensa udenista e fascistóide, que criminaliza a política.

De outro, um governo apático, que despreza a política.

É um cenário maravilhoso para o poder econômico, encarnado na mídia, que emerge como uma potência, livre das amarras do sufrágio universal, dos tribunais de conta, das necessidades de campanha.

Mas isso também não é mais desculpa para o governo, porque a mídia é um ator político conhecido.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prestigiou há pouco uma cerimônia do Innovare, uma excrescência antidemocrática que serve ao propósito escuso de fazer o poder econômico e midiático avançar sobre o judiciário.

O Innovare é uma iniciativa da Globo, e quem é a Globo para determinar quais são as melhores práticas ou filosofias judiciais, penais, investigativas, no país?

E o ministro Cardozo ainda faz elogios à iniciativa em público!

Não é para elogiar, ministro! O Innovare é um acinte à nossa democracia!

Quer dizer que uma corporação midiática, construída na ditadura, patrocina um evento que, notoriamente, visa influenciar nossas práticas judiciais, e o senhor o elogia?

E logo a mesma corporação que conspira diuturnamente contra seu governo e seu partido?

Qual o sentido de fazer isso e depois a presidenta participar de um evento do PT falando em “golpismo”?

Quanto ao discurso da presidenta, não é óbvio que se ela mantém silêncio por longo tempo, a sua fala se torna um fato político com um peso excessivo?

Além disso, o governo agendou a fala da presidente há meses, permitindo que a oposição organizasse uma reação.

Dilma conseguiu a proeza de, após o jejum de meses, transformar o seu primeiro discurso em rede nacional num fato político… negativo.

A presidenta desativou o único canal que possuía com a sociedade, o Café com a Presidenta, cujo áudio era distribuído para milhares de rádio do Brasil e tinha bastante audiência no interior.

Há tempos que esse Café deveria ser transformado em entrevistas em vídeo, e incrementado com recursos modernos de comunicação.

Ao invés disso, a presidenta trocou o rádio pelo silêncio.

O blog do Planalto, por sua vez, nunca passou por uma mísera reforma visual.

Qualquer bloguinho vagabundo está sempre tentando melhorar seu visual, introduzindo aplicativos e recursos novos, sempre de olho na audiência e na repercussão.

Não é o caso do blog da Presidência da República.

Não é um blog, na verdade.

É um arquivo frio e entediante dos discursos e vídeos da presidenta, ou canal para divulgação de comunicados oficiais.

As redes sociais da presidente ou foram abandonadas ou se transformaram em canais de propaganda vulgar.

E ainda temos o problema do ministério.

Era óbvio que Dilma precisava montar um ministério com nomes que tivessem prestígio na sociedade. Somente ministros com reconhecimento social terão capital simbólico para fazer a batalha da comunicação.

Ela fez o contrário. Montou um ministério medíocre, sem sequer combinar os partidos.

Sem sequer combinar com Lula, presidente de honra de seu próprio partido e figura política de maior projeção nacional e internacional!

Aliás, falemos mais da famigerada batalha da comunicação. Ela é a essência da política.

É óbvio para todos que o governo vem perdendo diariamente essa batalha. Até porque ele parece não entender nem o que é comunicação, nem o que é batalha.

A batalha requer planejamento, estrutura, exercício, prática.

Pois bem, não há planejamento, não há estrutura, não há exercício e não há prática.

O PT faz comunicação apenas para dentro. Tudo que pensa é melhorar a “Agência PT”, como se uma opinião pública envenenada pudesse ser influenciada por notícias publicadas num site institucional.

O partido tinha de criar projetos abertos, para fora do partido, como era o Vermelho antes de também se tornar um instrumento partidário.

As academias estão cheias de intelectuais de esquerda, com décadas de experiência, dispostos a ajudar e aflitos com a situação, mas o PT prefere que suas análises políticas sejam feitas por burocratas do partido sem nenhuma capacidade de síntese, sem nenhuma criatividade.

 19 2736

     
Category : Política.
«
 

– See more at: http://www.ocafezinho.com/2015/03/09/os-erros-p

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador