Antenado aos problemas do País, Planalto quer proibir jeans em suas dependências

A princípio espera-se que apenas servidores obedeçam, mas fontes ouvidas pelo Metrópoles dizem que a medida pode ser estendida a visitantes

Foto oficial do Planalto quando Bolsonaro reassumiu posto após cirurgia

Jornal GGN – Sempre atento e operante, o Governo Federal declara guerra aos jeans. O Palácio do Planalto deve publicar, em breve, normativa restringindo o uso de calça jeans nas dependências do prédio onde o presidente Jair Bolsonaro, do PSL, despacha. A princípio espera-se que apenas servidores obedeçam, mas fontes ouvidas pelo Metrópoles dizem que a medida pode ser estendida a visitantes.

Pelo sim e pelo não, gestores já estão cobrando dos servidores o novo modelo de vestimenta. Alguns funcionários contaram ao site que a recomendação é que meninos vestem calça social e meninas, saia ou calça social. E meninas também devem observar que os vestidos devem estar na altura dos joelhos.

A Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que as regras podem ser reformuladas para vestimenta nas dependências do órgão, mas não disse a que veio tal determinação e quando passarão a valer. Acrescentou ainda que a atualização das normas de acesso ao Palácio estão em estudo pelos órgãos competentes.

A Secretaria-Geral, depois que o fato veio a público, entrou em contato com o Metrópoles e informou que as medidas, como estão em estudo, ainda não podem entrar em vigor. Tudo indica que a norma deve ser analisada pelo chefe do cerimonial do Palácio do Planalto, o diplomata Carlos Alberto Franco França, ‘que seria simpático à ideia’.

O site ligou para a Coordenação-Geral de Relações Públicas, responsável pelo agendamento de visitas no Palácio. Entre as restrições já existentes estão bonés, chinelos, camisetas regatas, qualquer traje curto e peças ‘não usuais’. Jeans não consta da lista e a coordenação não soube responder se a regra já vale.

Leia também:  Bolsonaro não vê problema em criança praticar tiro, acompanhada de adulto

Código de vestimenta

Todo ponto do poder tem código de vestimenta. Na Esplanada é proibida a entrada de pessoas com bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos. Na Tribuna de Honra do Plenário do Senado e no Salão Verde da Câmara, homens devem usar terno e gravata.

Para entrar na Câmara e Senado é preciso estar com calça, camisa e sapatos fechados. Mulheres devem ir de calça comprida, camisa com manga, vestida ou saia na altura do joelho.

No Supremo, o cerimonial exige que, em sessões de julgamento, visitantes homens vistam terno e gravata, e mulheres vestido, tailleur ou terninho. No gabinete dos ministros a situação varia de um para outro.

No Superior Tribunal de Justiça não se entra com shorts, bermudas, camisetas sem mangas, miniblusas, minissaias, trajes de banho, de ginástica e chinelos.

A questão está lançada. É preciso observar o dress code de cada instituição.

Com informações do Metrópoles

7 comentários

  1. Nunca antes nesse país, as velhas origarquias golpistas se depararam com tamanha dificuldade para apresentar uma solução de projeto político medianamente aceitável para a sociedade, para vestir com aparências de legitimidade um novo GOLPE de Estado. Dessa vez o GOLPE, “com STF, com tudo”, veio para, como sempre, novamente passar por cima das leis e mudar tudo que está aí, para que tudo volte a ser como elas gostariam que sempre fosse. Ou seja, garantir a manutenção do sistema escravocrata que sempre predominou no país. Dessa vez elas sonharam com o XUXU mas elegeram a TCHUTCHUCA, que só patina e inventa fofocas nas redes sociais e, assim, vai levando a tolerância da população a limites muito próximos do esgotamento. Os generais de dez estrelas, com o coração na mão, já vão percebendo o esgotamento e preparando o tratamento de xoke de jestão, a la caserna, contra qualquer reação do povão.

  2. Certo…
    Segue apenas a tendência. Afinal, a inteligência e o bom senso já foram banidos desde 1o de Janeiro…

  3. “Antenado aos problemas do País, Planalto quer proibir jeans em suas dependências”

    Eu dei um berro !! hahahahahahahahahah

  4. Mulheres, com cabelo comprido, saia no joelho e Bíblia na mão. Seguindo o pretexto da submissão ao homem, devem seguir atrás deste e com o olhar ao chão. Horários de culto sempre após as Lives do presidente.
    Brasil em cima de todos e Deus cada vez mais longe disto tudo.

  5. Sabe quando vc olha pela janela com o olhar perdido, pq você não sabe o que fazer, daí vem um insigth…- vou proibir o uso de jeans no planalto, meu presidente vai adorar, nos states é assim, aqui tb vai ser – .
    Pronto, pegou bem!
    É assim que tem funcionado esse (des)governo, baboseira em cima de baboseira!

  6. Agora, sim! Todos os problemas do Brasil serão resolvidos!
    Por que nenhum governo pensou nisso antes?
    Até os anos 50s, homens não saiam de casa sem chapéu, pois andar sem chapéu era considerado indecente. Por que não voltarmos a esses tempos?

  7. Eu fico chocada com a ignorância e futilidade do governo federal… A eleição desse governo só mostra a carência educacional e cultural em que está mergulhado esse país.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome