CGEE realiza debate sobre visão estratégica e de longo prazo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizará amanhã (4) o seminário “Brasil em Perspectiva”. De 9h30 às 12h30, no Instituto de Economia da Unicamp, os ministros da Educação, Aloizio Mercadantes, e da Defesa, Celso Amorim, estarão entre os debatedores. Além dos ministros, o evento contará com a participação do secretário executivo do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) Luis Antônio Rodrigues Elias, do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) Luciano Coutinho, e professores da UFRJ e da Unicamp.

A intenção da CGEE é promover um debate em torno de uma visão estratégica e de longo prazo para o desenvolvimento do país. Foram montadas duas mesas de discussão. A primeira discutirá os “Desafios estratégicos para o desenvolvimento brasileiro a longo prazo”, e a segunda apresenta o tema “O Estado brasileiro e a construção de um desenvolvimento inovador e soberano”.
Mariano Laplane, presidente do CGEE, sobre a importância da promoção de debates para aprofundar uma discussão tão ampla, faz declaração que ilustra bem a questão, declarando que “os caminhos para equacionar questões estruturais relevantes envolvidas na construção de um novo padrão de desenvolvimento ainda estão por desbravar e esse encontro é um esforço nessa direção”.
Além da contribuição à discussão nacional, o evento marca o início das atividades do Centro de Altos Estudos Brasil Século 21, uma parceria entre o CGEE, MEC, MCTI e dos institutos de Economia das universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
Serviço:
Mesa 1: Desafios estratégicos para o Desenvolvimento brasileiro a longo prazo
 
Moderador: José Eduardo Cassiolato – Professor da UFRJ
 
Ricardo Bielschowsky– Professor da UFRJ
 
Luiz Gonzaga Belluzzo – Professor da Unicamp
 
Luciano Coutinho – Presidente do BNDES
 
Mesa 2: O Estado Brasileiro e a construção de um Desenvolvimento inovador e soberano
 
Moderador: Carlos Mussi – CEPAL
 
Aloizio Mercadante – Ministro de Estado da Educação
 
Celso Amorim- Ministro de Estado da Defesa
 
Luiz Antônio Elias – Secretário-Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador