Dilma quer estreitar acordos na Cúpula Brasil-União Europeia

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – A presidente Dilma Rousseff participa da Reunião de Cúpula Brasil-União Europeia em Bruxelas, na Bélgica e, nesta manhã, concedeu entrevista coletiva. Ela ressaltou o empenho em levar adiante as negociações para a conclusão do Acordo de Associação entre Mercosul e União Europeia.

“Apesar da complexidade que uma negociação dessa natureza supõe, é importante reconhecer os avanços obtidos nos últimos meses. O Mercosul está fazendo um grande esforço para consolidar sua oferta, que deverá apresentar em breve. Esperamos que o lado europeu possa fazer o mesmo”, disse a presidente.

Entre os assuntos debatidos, o ministro do Desenvolvimento, Mauro Borges, havia ressaltado a importância que o plano de ação de competitividade e investimentos ganhará em breve. “É importante dizer que é um passo importante na consolidação da integração comercial Mercosul-União Europeia, que é o próximo passo que nos aguarda nos próximos meses”, contou Borges.

Dilma também manifestou seu posicionamento diante da insatisfação mostrada pela Europa na Organização Mundial do Comércio (OMC) em programas brasileiros como o Inovar Auto, de desenvolvimento tecnológico, e da Zona Franca de Manaus, de desenvolvimento sustentável.

“Assinalei ao lado europeu minha surpresa de que a Europa, região tão comprometida com questões ambientais, conteste uma produção ambientalmente limpa, que gera emprego e renda, e é instrumento fundamental para conservar a floresta amazônica. Iniciativas como a Zona Franca de Manaus contribuem para evitar o desmatamento e a consequente emissão de gases de efeito estufa”, afitmou Dilma.

A presidente esteve com o primeiro-ministro Elio Di Rupo, neste domingo (23), quando chegou à capital belga. Ela participou de um jantar realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e pela Confederação Nacional da Indústria.

Durante o jantar, Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria, disse que os acordos comerciais como o livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia são fundamentais para a exportação brasileira atingir novos mercados e trazer mais divisas ao Brasil.

“Nesse jantar com a presidente, queremos conversar sobre a importância desses acordos bilaterais, a importância de o Brasil se inserir no mercado globalizado através de acordos, uma vez que a gente tem, em alguns casos, perdido importância no comércio, como no caso, por exemplo, da União Europeia, com a diminuição das nossas exportações. Nós temos certeza, com o apoio que recebemos sempre da produção brasileira, somos muito capazes de aumentar e de ampliar essa pauta de exportação”, disse antes do encontro.

Com informações de Agência Brasil e Blog do Planalto.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isto deve ser repensado. A UE

    Isto deve ser repensado. A UE está se unindo aos nazistas que tomaram o poder na Ucrania. Não acho que nosso país deva manter relações cordiais, amistosas ou estreitas com organizações políticas que fomentam, apoiam ou se servem de nazistas para assegurar seu abastecimento de gas e petróleo.

    1. Os Eua vivem promovendo

      Os Eua vivem promovendo golpes; nossos hermanos estão mal das pernas, a Rússia e a China não são lá muito confiáveis, em síntese, se olhar com cuidado, quem sobra?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador