Governo Alckmin empurra projeto de transposição de águas para setembro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Diante da crise de abastecimento de água nas regiões atendidas pelo Cantareira, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) passou a ser cobrado publicamente sobre as melhores alternativas aos reservatórios do Sistema que atende a cerca de 11 milhões de pessoas. Até agora, contrariando a posição de inúmeros especialistas, o tucano tem evitado decretar estado de racionamento em pleno ano eleitoral.

Em março, Alckmin anunciou que enxerga no uso das águas do Rio Paraíba do Sul – que atende zonas do Rio de Janeiro e Minas Gerais – uma solução para a escassez de mananciais em São Paulo. Quatro meses depois, os estudos de impacto de uma grande obra de transposição ainda não foram apresentados.

Reportagem publicada pelo Estadão nesta sexta-feira (18) traz uma declaração do secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Portinho. O titular afirma que a posição do Estado continua “irredutível” quanto ao uso do Paraíba do Sul por São Paulo. 

O governo fluminense entrou com uma representação no Ministério Público Federal em maio contra o projeto paulista. “O receio do Rio é de que a transposição comprometa a vazão de sua principal fonte de água, que é alimentado pela Represa Jaguari, em Igaratá, interior de São Paulo. É dela que Alckmin quer transpor até 5 mil litros por segundo para a Represa Atibainha, em Nazaré Paulista, um dos reservatórios do Cantareira”, aponta o periódico.

Essa semana, a proposta foi discutido por representantes dos três estados que compõem a Bacia do Paraíba do Sul, na presença do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) e da Agência Nacional de Águas (ANA). “Foi criado um grupo técnico encarregado de apresentar até o fim de setembro uma proposta que atenda às necessidades de São Paulo e garanta a segurança hídrica do Rio e de Minas. Mas, pelos relatos dos participantes do encontro, o consenso está longe de ser alcançado”, informa o Estado.

Procurado pelo jornal, o secretário adjunto de Meio Ambiente de Minas Gerais, Danilo Vieira Júnior, afirmou que o projeto não é uma coisa simples, que exige estudos de impactos que levam tempo para serem elaborados. “Precisamos, por exemplo, entender ainda como
será essa mão dupla que São Paulo propõe porque especialistas que nós consultamos afirmam que o regime hidrológico dos dois reservatórios é o mesmo, ou seja, eles enchem e esvaziam na mesma época porque ficam muito próximos”,
disse Vieira Júnior, também presidente do Ceivap.

Em nota ao Estadão, a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo
informou que a elaboração do projeto começou “imediatamente após seu anúncio,
em março, e já está em fase de contratação de estudos de impacto ambiental para
obtenção de Licença Ambiental”.
De acordo com a pasta, “demais detalhes ou propostas
serão discutidos até o fim de setembro pelo grupo técnico”
e a “previsão é de que a
obra seja finalizada no verão de 2015/2016”.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A pergunta que fica no ar sem

    A pergunta que fica no ar sem ser respondida eh essa:  EH LEGAL para um governador fazer isso?

    EH LEGAL adiar racionamento pra nao irritar o eleitor?

    Entao os eleitores dele o merecem.

    1. Ivan

      aparentemente aqui no BR o voto o eleitor é como uma blindagem que protege os políticos de qualquer responsabilidade. e se essa naba se reeleger vou acreditar de vez que os paulistas amam esse jeito acochambrado de ser dessa criatura!!

  2. Véspera de eleições

    Alckimin está jogando um jogo perigoso e confiando nas pesquisas de opinião do DataFolha. Deixar para as vésperas da eleição uma medida tão séria com o intuito de angariar mais votos da população ‘bem informada’ de São Paulo é como correr de bicicleta no deserto. Se furar, já era!

    Os entendidos que postaram artigos de responsabiliadde aqui no Blog informam que o Sistema de Abastecimento de São Paulo não dura até dezembro. Neste Post de hoje as obras no rio Paraíba do Sul são para 2015/2016. Vai dar para esperar até lá? A população de São Paulo, que segundo o DataFolha expressam sua satisfação em 64% estão de acordo com isso?

    É ver para crer!

  3. Ele deve ter nas mãos dados

    Ele deve ter nas mãos dados que lhe dizem que tera agua até as eleições. Depois, ele vera o que fara. E a população, que se dane, principalmente a suburbana. 

  4. Geraldo,o maior estrategista

    Geraldo,o maior estrategista político que a OPUS DAY gerou, com mais essa medida espetacular chegará á outubro com 99%dos votos válidos.E viva o povo bandeirante eles se merecem! Amém!

  5. Próximos assuntos sobre a seca paulista

    São Paulo está com sede por culpa de S. Pedro e da população irresponsável que não economizou água, principalmente a velhinha que lava a calçada.

    Dilma fez corpo mole para resolver o problema paulista. Privilegiou cariocas e mineiros.

    A Legislação Ambiental Brasileira trava assuntos urgentes. População não entende por quê não dá pra “quebrar essa”  numa questão tão grave.

    Estão todos contra SP por causa das eleições

    Questões ainda sem resposta:

    1. Como estão as ações da SABESP na Bolsa? Em alta ou baixa?

    2. Por que uma cidade que tem enchentes sofre com seca?

    3. O que a SABESP está fazendo NESSE MOMENTO para que essa situação de SECA PREVISTA não se repita?

    4. Está consertando a rede de distribuição que vaza 30% de água tratada antes de chegar ao consumidor?

    5. Está coletando e tratando o esgoto da cidade de S. Paulo de maneira a não contaminar tanto os mananciais próximos às manchas urbanas das cidades?

    6. Como está a despoluição do Rio Pinheiros que é uma grande represa de esgoto parado e que quando liberado, polui a represa Billings?

    7. Qual o motivo para não se abastecer da Represa Billings?

     

     

    1. “6. Como está a despoluição

      “6. Como está a despoluição do Rio Pinheiros que é uma grande represa de esgoto parado e que quando liberado, polui a represa Billings?

      7. Qual o motivo para não se abastecer da Represa Billings?”:

      6 e 7 se contradizem pra quem nao sabe do assunto, Paulo.

      No mais, tou com uma pena enorme…  opa, ja disse isso…

      Eu quero ver tucanos trazendo ou dando uma gota de agua que seja pra Sao Paulo.

      Pago pra ver.

  6. no caso de ser reeleito por eleitores secos ou molhados…

    serei forçado a reconhecer que FHC tinha razão:

    “Quem anda atrás de popularidade não governa.” (Fernando Henrique Cardoso)

  7. Não satisfeito em “secar” São

    Não satisfeito em “secar” São Paulo, esses tucanos querem alastrar a tragédia para Minas e Rio.

    E o pior é que o atual governador tem o apoio da população “elite”que parece não estar nem aí para a questão da água escassa.

    Em Campinas, onde resido, tenho testemunhado diariamente em algumas casas “classe média”, água saindo à vontade pela calçada, provavelmente fruto de limpeza de quintal.

    Tenho feito a minha parte, denunciando, mas duvido que isso mude alguma coisa.

    Essa turma só vai “acordar” para a gravidade da situação quando a torneira secar de vez…

    … e aí, podemos deduzir, vai ser culpa da Dilma!

  8. Já repararam porque a crise

    Já repararam porque a crise da Cantareira não dá “ibope”? É porque os bairros atingidos não são assim uma brastemp.

    Imagine se os bairros de Vila Nova Conceição, Planalto Paulista, Jardins, Higienópolis, Morumbi e City Lapa fossem atendidos pela Cantareira. 

    Se fossem, o picolé de chuchu já tinha sido deposto.

  9. o que me impressiona é que

    o que me impressiona é que metade dos eleitores votariam nesse mesmo tipo de governo que governa são paulo há mais de vinte anos e que não implementou nada ainda em termos de planejmento – e ainda tem gente que cobra planejamento a longo prazo dos outros que estão no governo há menos tempo.

    n/ao creio que seja um letargo moral dos paulistas –  há sim um esquema econômico fortíssimo orientado pela grande mídia conservadora há anos e que manipula corações e mentes com uma suposta eficiefiência de gedtão que não se comrpova como o exemplo da água o exemplifica muito bem…..

    e o que cara ainda vota nesse tipo de falsa promissão sem entender o que isso implica em sua vida cotidiana e alguns têm a pachorra,orra,orra, de nesse joguinho sujo de atacar quem não tem nada com essa incompetencia tucana….mas acredito ainda que um dia eses caras vão se mancar, podes crer….

  10. Se não tem água, ou se a água

    Se não tem água, ou se a água ficar escassa, a cidade deveria encolher pra uma adaptação natural à falta de recurso essencial e não retirar de outros lugares onde há equilíbrio. Seria muito melhor do que cada vez mais drenar o recurso de outras regiões. Num organismo vivo, quando há um crescimento desordenado localizado, que drena o suprimento vital além do normal e ainda por cima produz contaminantes pra o entorno, e até à distancia, isso, em geral denomina-se CANCER. Não por acaso, a mancha urbana que aparece no google maps lembra muito um tumor numa lâmina de histologia. 

  11. Prá dizer o que penso, o

    Prá dizer o que penso, o Padilha não merece mesmo vencer a eleição, e até do Skaf sinto pena. Quem merece mesmo é o Alckimim e o povo de São Paulo. Pegar esse estado do jeito que está, é o maior abacaxi do mundo, ainda mais com o PIG no pe, noite e dia. Melhor deixar o Governador e o povo de SP juntos, pois se merecem. É SABESP, é roubo do trem e do metrô, é lama que não acaba mais.

  12. Sem esperanças

    Vai empurrar o problema dessa forma irresponsável até as eleições, após ser eleito a população (onde me incluo) vai pagar o pato, ficando sem água e sofendo enormes transtornos com isso. A imprensa vai esconder os problemas e arranjar um bode espiatório. A maioria da população do estado não vai ficar sabendo da gravidade do problema.

    E assim São Paulo vai piorando ano após ano…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador