Governo Federal reconhece necessidade de investimentos na Amazônia

Jornal GGN – O governo federal pretende investir, ainda neste ano, mais recursos em ciência, tecnologia e inovação nos estados da Amazônia, principalmente para ampliar recursos a linhas de formação para doutores, que permitam a fixação de recursos humanos na região. A promessa é do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, que na última sexta-feira (5), esteve no “1º Seminário de Pós-graduação e Inovação do Estado do Acre: Promovendo a Cultura da Inovação”, que ocorreu na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco.

“Vamos investir mais em capacitação para os pesquisadores atuarem na Amazônia, defendendo o interesse de suas populações, com políticas que vigorem de um governo para outro. Esse esforço merece o apoio do Governo Federal”, disse. O ministro lembrou que o MCTI está articulando um plano que prevê uma série de ações direcionadas à região, incluindo linhas especiais para o financiamento de pesquisas. Segundo ele, o lançamento deve ocorrer ainda neste ano.

Além das políticas de incentivo à formação de doutores na região, Raupp ressaltou que o estado do Acre, em especial, reúne “todas as condições” para receber, no ano que vem, a reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). “Esse pequeno estado, dono de um ambiente tão favorável [em CT&I], deve assumir a liderança da comunidade científica que se volta para a temática da Amazônia, e fazer com que essa reunião tenha repercussão nacional”, disse.

Pesquisas no Acre

De acordo com o Ministério, há pelo menos 15 anos o Acre investe em pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados às populações tradicionais, sobretudo com foco em reduzir a mortalidade infantil, garantir a permanência das famílias nas comunidades florestais e preservar o meio ambiente, com uso sustentável dos recursos naturais.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador