As 10 empresas com melhor reputação e reponsabilidade

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

De Ibope
 
Natura é a empresa com melhor reputação do Brasil
 
Ranking de Reputação Empresarial 2014 aponta as companhias e os líderes com melhor reputação do país
 
A consultoria espanhola Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa), em parceria com a Revista Exame e apoio do IBOPE Inteligência, lançou na noite de ontem (05), em evento na Editora Abril, o Ranking de Reputação Empresarial 2014.
 
Na ocasião, foram divulgados os rankings “As empresas com melhor reputação”, “Os líderes com melhor reputação” e “As empresas mais responsáveis e com melhor governança corporativa”.
 
Na categoria empresas com melhor reputação, as melhores colocadas são:
 
 
Nas primeiras colocações dos líderes com melhor reputação estão:
 
 
E os primeiros colocados do ranking de empresas mais responsáveis e com melhor governança corporativa são:
 
 
Para a elaboração das listas, foram compilados dados econômicos com as empresas, além de entrevistas com executivos, analistas de mercado e consumidores.
 
Essa foi a segunda edição no Brasil. Além daqui, o Merco também é realizado em outros 11 países: Espanha, Colômbia, Argentina, Chile, Equador, Bolívia, México, Peru Costa Rica (em desenvolvimento), Panamá (em desenvolvimento) e República Dominicana (em desenvolvimento).
 
Para mais informações sobre o relatório completo, acesse www.merco.info
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Eh isso que eu tava

      Eh isso que eu tava pensando!

      O que eh “Natura”, por exemplo?!?!?!  Ninguem jamais ouviu falar dessa empresa fora do Brasil, e o publico dela eh especifiquissimo la, pois ela nunca eh nem mencionada pelos comentaristas do blog!

  1.  
    Foi uma pesquisa vapt vupt

     

    Foi uma pesquisa vapt vupt junto aos diretores comerciais da Globo, Abril, Band, Record, SBT, e outros veículos anunciantes .

     

  2. Natura e Itaú em primeiro? Que coincidência, hem?

    Propaganda subliminar da Blablarina? E logo a Natura, que é acusada de explorar conhecimento indígena sem pagar aos índios. 

  3. Dei muita gargalhada aqui

    O que diabos o Itaú e a Natura fazem nas primeiras posições? O Itaú é o banco mais mal colocado no ranking de atendimento ao consumidor! E não é só o Procon que fala isso, são diversas entidades comerciais. A Natura vêm sonegando impostos à rodo e recentemente foi autuada pela receita em mais de 600 milhões! A Ambev é um monopólio criminoso visivel e declarado! Não é possível que alguém leve isso a sério! 

    Ou o Ibope manipulou o resultado (o que é óbvio) ou os entrevistados são muito… MAS MUITO SEM VERGONHA!

  4. Apenas sobre o segundo

    Apenas sobre o segundo colocado, o Itaú: Depois que assumiu o controle do Unibanco, um dos compromissos era o de que não haveria demissões.

    Perguntem ao sindicato dos bancários de todo o país o que aconteceu. Mais de 20.000, isso mesmo, vinte mil bancários conheceram o olho da rua sob a égide do Iataú.

    Se relacionamento humano e humanizado com seus trabalhadores não for um dos principais critérios de avaliação sobre boas práticas gerenciais, pode jogar essa e qualquer pesquisa na lata do lixo. 

    No Itaú o terror das metas impossíveis, corre solto.

    1. Demissões em bancos.

      E a tendência é demitirem mais, já que cada vez mais fazemos as transações com os bancos via Internet. Alguns empregos vão simplesmente ficando obsoletos.

      E no caso do Itaú, havia a redundância entre agências do Unibanco e agências do Itaú nas mesmas localidades. Além, é óbvio, da redundância em áreas meio. Natural que houvesse demissões. 

      Ou será que melhor teria sido não acontecer a fusão do Itaú com o Unibanco e simplesmente ter deixado o Unibanco quebrar e TODOS serem demitidos?

  5. Qualquer lista encabeçada por

    Qualquer lista encabeçada por bancos, e que não seja a lista de reclamações fundamentadas do Procon, leva a crer que a pergunta é dirigida aos comerciantes sobre o aspecto da truculência gerencial.

    Porque em relação ao quesito que importa, que é o respeito ao consumidor e ao trabalhador, este resultado não permite acreditar que essa lista seja bem realizada. Tem banco que até os acionistas minoritários reclamam do comportamento na diluição das ações, com uma emissão atrás da outra. Como dizer que se constrói uma boa reputação figurando nas listas do Procon, das reclamações trabalhistas, e conseguindo críticas dos próprios acionistas?

  6. Tipo do post inutil aqui,

    Tipo do post inutil aqui, prevalece o mais absoluto anti-capitalismo de carteirinha, o post devia indicar a Cubana de Aviacion como a melhor empresa do planeta, ai sobrariam palmas. E mais um lembrete: autuação da Receita NÃO é sonegação de impostos, é um diferença de entendimento sobre legislação fiscal, QUEM SONEGA NÃO CONTABILIZA e portanto não oferece o lançamento à tributação, toda grande e média empresa tem autuações fiscais às pencas, ai há um prazo para defesa administrativa e depois pode se defender na Justiça, companhia de capital aberto, caso da Natura, tem

    obrigação legal de se defender perante o Fisco, não pode pagar imposto sem conestar até o limite a autuação, a maioria das autuações caem no grau de recurso.

  7. e quem leva a sério…

    Banco Itaú, fez incorporação com Unibanco e segundo o fisco deve mais de 13 bi.

    É o campeão de demissão no setor bancário.

    É o campeão de insatisfação dos clientes, segundo o PROCON.

    Defendeu e defende regimes autoritários

    Planta matérias contrárias ao governo no exterior e fez propaganda negativa do país.

    Essa natura quem é que conhece?

    Pra finalizar, quem é que dá credibilidade a Carlos Augusto Montenegro?

  8. Tá de brincadeira…

    Os dois primeiros Natura e Itaú…

    Por pouco o Montenegro não coloca a Rede nessa relação.

    Tá de brincadeira…

     

     

  9. As críticas indundadas a

    As críticas indundadas a Natura, são mais um sintoma da viralatice brasileira. 

    Evidente que alguns comentaristas prefeririram que AVON, LÓreal, Nivea ou Lancome continuasem dominando o mercado brasileiro sem ter a incômoda presença desta abusada empresa genuinamente tupiniquem, que ousa, vjam só, não apenas se fazer presente no mercado nacional mas já ocupar a 20.a posição no ranking mundial de marcas de cosméticos. 

    É muita petulância dessa empresa. Que ousa, inclusive, apoiar um projeto político que defende uma posição nacional de ser explorador e transformador de suas próprias riquezas naturais, criando suas marcas e exportando valor agregado a elas.

    Evidentemente, pelos comentários, muita gente preferiria que o Brasil continue sua política de exportar ( quando não, deixar roubar ) a matéria prima de sua flora,  única no mundo,  e importar produtos acabados, remetendo royalties para centenárias empresas estrangeiras.

    É muita viralatice.

  10. A pesquisa ouviu

    A pesquisa ouviu consumidores? Qual foi o pesos dessa outiva específica? Porque se o consumidor tivesse peso nessa pesquisa a Lista teria que vim com mais de 200 nomes para o Itaú-Unibanco poder figurar.

    1. Exatamente.
      Listinha de

      Exatamente.

      Listinha de gabinete feita entre colegas de gabinete não dá.

      Faltou consultar o Procon, ONGs de defesa do consumidor e de meio ambiente, averiguar processos na Justiça, no CADE, verificar pendências na receita federal, no ICMS e outras pendências em âmbito local, no mínimo…

  11. Odeio esse tipo lista! O

    Odeio esse tipo lista! O melhor disso ou daquilo. Essa acima parece ter sido feito nessas escolas babacas de administração!

    1. Amanhã os “especialistas” vão

      Amanhã os “especialistas” vão aparecer orientando a Petrobrás a abandonar o petróleo e passar a vender desodorante e shampoo de porta em porta.

  12. Reputação nesse contexto é um

    Reputação nesse contexto é um dado empresarial, não significa “empres mais querida lá em casa”.

    Uma carta de fiança do Itau para garantir uma locação é aceita pelo dono do imovel porque o bnaco Itau tem boa reputação, esse é o conceito da pesquisa.

  13. O Itaú, na segunda posição???

    O Itaú, na segunda posição??? E o Bradesco?

     

    O sindicato dos bancários tem uma visão diametralmente oposta.

     

    “O teu discurso não corresponde à prática”.

     

    Deve ter rolado algum, para uma avaliação “tão camarada”. O IBOPE já não dá mais IBOPE…

     

     

     

     

  14. Piada de mal gosto!Mais uma

    Piada de mal gosto!Mais uma daquelas pesquisas que ninguem acredita na veracidade da mesma o itau é de longe um dos bancos que nao merece essa reputacao toda nao,o que se ve por air é um monte de reclamacoes encima de suas praticas abusivas e, olhe aonde ele está! No topo da lista, que magica é essa?

  15. Pesquisa encomendada pela

    Pesquisa encomendada pela Natura e Itau que lidam diretamente com público consumidor

    Uma dúvida, como é feita a pesquisa de reputação da Vale junto ao consumidor?

    O pesquisador pergunta ao consumidor “O que achou da qualidade do minério que o senhor comprou, gostou ? Sim ou Não ? “

    De vez em quando aparecem cada pesquisa que vou te contar !

  16. Empresas que devem zilhões em

    Empresas que devem zilhões em impostos Têm boa reputação?

    Se vale, a empresa do “empresário” Carlinhos Cachoeira foi garfada nessa pesquisa….

    Piada. E Nassif dá corda para esses caras. Ô Turco, pirou?

  17. ihhhhhhhhhhhh…que listinha sem vergonha

    elaborada principalmente por intuição do emprego…………………..

    garantia “conluirada”,  do emprego de amanhã para parentes e amigos

    1. e pensar que garanti meu primeiro emprego sendo sincero…

      …ao responder  a seguinte pergunta:

      – o que você acha da nossa empresa ( Digital Equipments ) meu jovem?

      ao que respondi prontamente

      – eu acho que é uma boa merda!

       

      e eu estava certo, pois 10 anos depois ela faliu

        1. mas acho que garanti mesmo foi com a segunta pergunta…

          – conhece o grupo musical ABBA, meu jovenzinho encantador e sincero?

          ao que também respondi prontamente, apesar de nunca ter ouvido falar

          – ihhhhhhhhhhhh conheço muito, são maravilhosos, ai, me arrrepio todo só de ouvir falar

           

          acho que na época eu só curtia Black Sabbath

          1. fiquei na dúvida agora…

            foi antes ou depois de eu ter pego o trem para me esconder na fazenda dos Anjos Biondis?

            acho que aquela porrada em frente do Banerj serviu de narcótico………………………………………..

            vou estudar essas coisas

             

            té manhã pessoal, ótima semana pra todos e rezem por mim, pois preciso piorar pra melhorar

  18. ITAÚ?
    Segundo colocado em

    ITAÚ?

    Segundo colocado em “melhor reputação e responsabilidade”???

    KKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKK

    Conta mais uma.

    Conta aquela do pescador que pescou uma lanterna acesa…. KKKKKKK

  19. Humm. Não tem goebbels na

    Humm. Não tem goebbels na lista. Há um tempo atrás eles arrumariam um lugarzinho pra ela. Agora não. Deve ser pra dar mais confiabilidade para a tal pesquisa. Senão aí é que ninguém ia acreditar mesmo.

  20. Natura e Itaú???????????

    Natura e Itaú??????????? Puxa… tô bege… pessoal não fica mais nem sem graça… mete logo o pé na porta…

    1. E o BAnco do BRAsil? Nada? E

      E o BAnco do BRAsil? Nada? E a Caixa/? Impresionante mesmo. Itáu e Natura.kkkkkkk eu juro pelos duendes que a Xuxa viu que eu acredito.

  21. Engraçado a Natura na lista …

    Minha irmã é revendedora da Natura e o que eu mais vejo nos produtos que ela revende é a Natura mudar a embalagem ou o nome do produto e relançar o mesmo produto com outro nome ou embalagem menor, mas sempre com o preço bem mais alto.

    Se você gostou de algum produto nào adianta encomendá-lo sempre pois em poucos meses ele sai de linha ou muda de embalagem só para que pague mais caro pela mesma coisa.

    Como uma empresa que age desta forma como estratégia de vendas pode ter uma boa reputação???!! No fundo apesar do apelo comercial do nome (soa como Natural , puro) a Natura é só mais uma corporação sacana a roubar os consumidores!!

  22. Cruz credo! Evento na Abril!

    Cruz credo! Evento na Abril! São as empresas que mais investem na mídia, né? Pesquisem no tio Google “Nestlé são lourenço” p/ ver o que a empresa aprontou na cidade mineira. 

  23. A Natura é a maior

    A Natura é a maior exploradora de mão-de-obra do país, quem trabalha na venda de seus produtos não tem nenhum direito trabalhista.

    Natura a empresa que adota o trabalho formal para explorar suas vendedoras.

    Uma vergonha.

    Quanta manipulação.

    Quanto ao Bradesco.

    Me apontem um bancário que conseguiu se aposentar no Bradesco. Nenhum.

    Editora Abril.

    Edita a revista Veja que devia ser fechada por questão de saúde pública.

    Gerdau. Quem nào o conhece que o compre e leve para casa.

  24. Quem abocanhou a Vale ganhou na mega sena

    Fosse a Vale ainda do povo brasileiro poderia estar ajudando o nosso pais, como está fazendo a Petrobrás, com mais de 20 bilhões de reais de lucros em 2013, mais impostos, investimentos, geração de empregos apoio a projetos…

    1. Quem controla a Vale é a

      Quem controla a Vale é a PREVI-Fundo de Pensão dos Funcionarios do Banco do Brasil, a Vale paga mega impostos, se fosse estatal estaria quebrada e nas mãos de algum doleiro mancomunado com raposas politicas e executivos de esquema.fazendo negocios em paraisos fiscais.

  25. Natura, a emaior empregadora

    Natura, a emaior empregadora de trabalho formal, suas vendedoras nào tem nenhum direito trabalhista.

    Itáu: o banco que mais demitiu com a fusão com o Unibanco.

    Bradesco: Alguém aponta um único que se aposentou trabalhado no Bradesco. Nenhum.

    Coca-cola por uma questão de saúde pública devia ser fechada.

    Os Civitas morrem por dinheiro. Existe coisa mais grotesca que as “melhores empresas para trabalhar”.

    Este país nunca será um país sério.

     

  26. Ninguém se lembrou da Termomecânica?

          Quem reside em São Bernardo conhece uma empresa que é líder no Brasil em sua área de atuação, chama-se Termomecânica. Seu fundador, o engenheiro Salvador Arena, antes de falecer, criou uma fundação que é proprietária da empresa e todo o lucro obtido é aplicado em obras sociais e educacionais. Entre as instituições mantidas pela fundação estão uma faculdade e um colégio que estão entre os melhores do país e são totalmente gratuitos. Se alguém se dispuser a fazer uma pesquisa mais aprofundada e publicá-la neste blog, vai ver que existe uma empresa que em matéria de sustentabilidade bota estas primeiras colocadas desta lista fajuta lo chinelo e quase ninguém a conhece.

  27. Tem dois  aí em cima que

    Tem dois  aí em cima que faziam parte do conselho da Petrobrás na época da compra da Pasadena, que, segundo o PIG, foi um péssimo negócio. Aliás, o primeirão era um deles. Então, como podem ter boa reputação se participaram da aprovação, segundo o PIG, de um negócio que deu 1 bi de prejuízo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador