Sancionada lei que viabiliza terreno em Itaquera para sem-teto

Jornal GGN –  Lei sancionada pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, viabiliza a utilização de terreno ocupado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto na zona leste da capital paulista. A área fica a 3,5 quilômetros da Arena Corinthians, palco da abertura da Copa do Mundo 2014, tem 150 mil metros quadrados e foi ocupado por mais de mil pessoas ligadas ao MTST um mês ante do Mundial. A lei sancionada permite a construção de prédios de até 28 metros de altura, e são planejadas a criação de duas mil moradias no local.

Da Folha

Haddad viabiliza invasão da Copa do Povo para movimento sem-teto
 
Três meses após ser ocupado pelo MTST, terreno da zona leste tem aval para virar moradia popular
 
Prefeito vetou artigos que dificultariam entrega da área ao grupo; prefeitura nega brecha para ‘furar fila’
 
O prefeito Fernando Haddad (PT) sancionou uma lei que viabiliza a utilização da área conhecida como Copa do Povo pelo movimento sem-teto que a invadiu há pouco mais de três meses.
 
O terreno de 150 mil metros quadrados –equivalente a 15 campos de futebol– foi invadido por mais de mil pessoas ligadas ao MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) um mês antes da Copa.
 
Localizado a 3,5 km do estádio Itaquerão, na zona leste, ele se tornou uma das bandeiras dos sem-teto –que acamparam em frente à Câmara para conquistar a área.

 
O MTST chegou a obter um compromisso da presidente Dilma Roussef (PT) para viabilizar a transformação dessa invasão em um projeto de habitação social. Por outro lado, viraram alvo de investigação do Ministério Público –que questionava a possibilidade de eles furarem a fila de cadastrados por moradia.
 
Ao sancionar a lei, Haddad vetou dois artigos que, na prática, poderiam dificultar a utilização pelo MTST.
 
A lei sancionada pelo prefeito permite que a invasão receba edifícios de até 28 metros de altura –e uma construção equivalente a quatro vezes a área do terreno.
 
Até então, por ser uma zona industrial, só seria possível construir uma vez a metragem do terreno –algo que impediria a criação de 2.000 moradias planejadas na área.
 
FILA DA HABITAÇÃO
 
O projeto sobre a Copa do Povo aprovado na Câmara previa que a criação de moradias no terreno ficava vinculada à “demanda cadastrada” pela Secretaria de Habitação em bairros próximos. Ou seja, a um tipo de fila.
 
Se houvesse a construção de casas com benefícios de programas como Minha Casa Minha Vida (federal) ou Casa Paulista (parceria entre Estado e prefeitura), deveria ser aprovado pelo Conselho Municipal de Habitação.
 
Os dois dispositivos foram vetados por Haddad.
 
A gestão petista nega, porém, ter como objetivo “alterar as regras para atendimento da demanda por habitação social”. Afirma não haver “brecha para furar a fila'” sob a justificativa de que os programas de habitação das diversas esferas de governo já têm suas próprias regras que levam isso em conta.
 
“Os artigos que acabaram vetados eram uma maneira de mostrar que invadir e destruir não são a melhor forma para conquistar habitação”, disse Police Neto (PSD), autor do projeto, segundo quem a proposta aprovada na Câmara havia sido resultado de consenso com a base de Haddad.
 
“Essa fila [oficial] é mistificada e usada com fins políticos por vereadores”, diz Guilherme Boulos, coordenador do MTST.
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Viu aí o(parte do)

    Viu aí o(parte do) problema?

    Na localidade só pode construir 1x e, depois, da invasão, mudou para 4x.

     

    No centro de SP pode 4x. Na periferia 1x. Então tá… eita plano diretor bão sô.

    E a terra esta lá, inutilizada enquanto 1x. A culpa é do dono.

     

    A Fila existe porque a demanda é grande e os terrenos não são tantos assim. Agora já imaginou um empresário propor ao prefeito a alteração de 1x para 4x de seu terreno? O que vc acharia disso?

     

    O plano diretor não era ótimo? Ótimo mas colocou ALI 1x.

    Ta vendo como o mundo da voltas…

  2. Dei uma circulada pela NET e

    Dei uma circulada pela NET e li esta notícia em outros sites. A maneira como está sendo colocada, parece que o Prefeito Hadad cedeu à pressão do MTST e está dando o tombo nos demais que estão aguardando na fila por programas de outra natureza (minha casa minha vida por exemplo). É de doer! Se o prefeito não faz nada é inerte. Se faz alguma concessão está permitindo a baderna. Êta partidarismo porreta!!

  3. Que manchete dessa Foia!!

    Quando em campanha, Haddad assumiu compromissos com a populacao sem teto. Ja no dia da posse houve cobranca por parte do MTST e outras organizacoes. Passei de bicicleta no dia e vi grupos com faixas.

    Agora que o prefeito esta cumprindo as promessas de campanha me vem a folha e me manda uma manchete dessa?

    Para um leitor da folha padrao (estressado, conservador e raivoso) esse titulo soh serve pra criar odio. Ainda mais se levarmos em conta a quantidade de gente que soh se prende ao titulo.

    O cidadao jah odeia o prefeito, odeia o partido do prefeito, odeia pobre e principalmente, odeia movimentos sociais, le uma coisa dessa e pronto, vai passar o dia inteiro chingando no Facebook.

    Pra mim Haddad se mostra cada vez mais um dos melhores quadros politicos do pais. Eu ja carimbei, Haddad vai governar esse pais.

  4. Parabéns ao Haddad por atender as demandas do povo pobre!

    E o PiG, que pouco se importa com os direitos constitucionais negados aos cidadãos brasileiros (quando são pobres)… que vá pros quintos dos infernos!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador