A “Casa da Borracha”, o primeiro serviço de inteligência do país

Por Motta Araújo

A ”CASA DA BORRACHA”   PRIMEIRO SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA DO PAÍS – O Serviço Federal de Informação e Contra-Informação foi criado em 1946, no Governo Dutra, dentro da estrutura do Conselho de Segurança Nacional, mas sua efetiva operação tomou impulso no Governo JK, sob a direção do Coronel Golbery do Couto e Silva e com 40 funcionários, quase todos militares. O apelido de “Casa da Borracha” deveu-se ao fato de existir uma loja com esse nome no térreo do prédio da Av.Presidente Vargas onde funcionava o Serviço.

Na seção mais importante, a de Operações, estava na chefia o Cel.João Baptista Figueiredo.

Com a assunção de Jango na Presidência, mesmo sob o regime parlamentarista, Golbery e Figueiredo foram demitidos e o SFICI colocado sob controle do Gen.Argemiro de Assis Brasil, Chefe da Casa Militar de Jango, mas a quase totalidade dos funcionários eram militares e o controle de Jango sobre o SFICI era relativo.

O SFICI tinha como alvo prioritario o acompanhamento das ações do Partido Comunista, dos movimentos estudantis e da área sindical. Tinha agentes infiltados nos movimentos de esquerda e agências em varios Estados.

O SFICI durou até 31 de março de 1964, após o que transformou-se no SNI, hoje com continuidade pela ABIN.

http://www.abin.gov.br/modules/mastop_publish/?tac=142#sni

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. oooooooooooooooooooooooooo

    E hoje a Abin está esvaziada desde o caso dos falsos grampos de Gilmar Mendes, Demóstenes Torres e Veja, que resultou na CPI dos Grampos, conhecida como CPI do DD. A CPI foi criada para detonar a Abin. A Abin foi usada para que o processo da Operação Sartiagraha fosse anulado. Chegou-se a aventar a possibilidade de, qualquer investigação por parte da Abin ter que ser autorizada pelo Congresso Nacional.  O Brasil precisa de um eficiente serviço de informação para proteger seus interesses e sobretudo espionar os espiões da NSA e de outros países. Depois do pré-sal então.

    1. Não é isso não.
       
      A Abin está

      Não é isso não.

       

      A Abin está esvaziada porque inexiste política de Estado.

      A Abin só pode funcionar por política de Estado. Se ela não existe, a Abin não existe.

      Não tem nada a ver com o GM. A Abin estava A TOA, fazendo nada, cheia de gente encostada. E ainda está.

      1. Era uma vez…….

          Um belo país, que preocupado com a segurança de suas informações e de seus governantes ( Reis, Duques e demais nobres), perguntou a um oraculo: Qual o país que sem muito gastar, possui a melhor segurança desta parte do mundo ? Ele respondeu: Em uma ilha ensolarada do caribe, onde habitam barbudos, que inclusive são ótimos professores, adoram viajar e espalhar sua sabedoria.

           Tal reino ficou em polvorosa, seus condestaveis de segurança arrepiaram-se, jamais se entenderam, afinal alguns eram civis, outros militares novos, outros antigos com pavor de barbudos, eram “pró-glabros de antanho” (mas que muito influenciavam), e seus comandantes, Duques nomeados por um Rei barbudo, mas não muito, jamais conseguiram resolver este problema, nem qualquer outro, afinal os castelos , seus Duques e demais condestaveis, todos achavam e ainda acham, que mandam no Serviço Real de Segurança.

             A pergunta ainda hj. é sem resposta: como varios comandantes: o Juiz-Mór, o Condestavel das Armas, o Prefeito da Policia Real, o General das Armas,  a Eminência Parda “en pendant” da atual Rainha – todos querem mandar, e o pior ,todos possuem apoiadores no SRSegurança ( que se odeiam, recebem incomios diferenciados etc..).

            É a barafunda da segurança real – irrezolvivel.

  2. Mas….o   são  juscelino  

    Mas….o   são  juscelino   ein  ?  Será  essa a explicação  por ele ter traido  Lott e Jango  e  ter  aderido ao  golpe de 64 ?

  3. Av. Presidente Wilson, 210 – Edificio Inubia

     Caro Motta,

      O primeiro endereço do SCIFI em 1958, foi este acima ( em frente a Academia Brasileira de Letras), em 17 salas alugadas.

       Cooperação da CIA: Em 1956, o Pres. J “peixe-vivo” K, enviou três oficiais das FFAA + um delegado depolicia, aos Estados Unidos, para aprender com a CIA e o FBI, como vigiar e neutralizar os “comunistas” – entre estes 4, veremos alguns expoentes da futura ditadura de 1964: Cel. Humberto de Souza e Mello, Major Geraldo Knack, Capitão Rubens Bayma Denys e Delegado José henrique Soares – que ao retornarem dos estados Unidos, trouxeram consigo o agente da CIA, Alfred Pease, para supervisionar a instalação do SCIFI.

         Para os que gostam do tema, tres livros sérios: Priscila Antunes e Carlos Brandão – SNI e ABIN: uma leitura da atuação dos serviços secretos brasileiros no seculo XX – FGV/RJ – 2002 e Luis Bittencourt – O poder legislativo e os serviços secretos do Brasil 1964-1990 – Católica de Brasilia – 1992 . Carlos Fico – Como eles agem – Os subterraneos da ditadura militar, espionagem e policia politica – Record – 2001

         Para os que querem dar risada sobre nossos “agentes secretos”, da época da ditadura militar: As revistas internas do SNI: Coletanea L

         Teses que viraram livros: Lucas Figueiredo – Ministério do Silencio: A História do Serviço Secreto Brasileiro, de W. Luis a Lula (1927 a 2005) – Record – 2005

         P.S.: Motta, vc. está devendo a história de Yoshio Kodama, sobre o Japão + CIA + Yakusa, após o fim da II GM, afinal vc. colocou o Gehlen, falta o Kodama ( Japão), e quem sabe o Licio Gelli ( Italia).

    1. Flqávio, nada a ver esse seu comentário

      Por causa de pensamento como esse seu FHC vendeu tudo na bacia das almas, inclusive o satélite da Embratel, e agora vai ter que comprar outro se quiser saber o que é que rasteja no solo, mar e ar deste pais querendo saber o que pensa e o que faz e o que pretende fazer a presidenta Dilma

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador