A versão de Paulo Roberto Costa sobre a entrada de Dilma no governo Lula

A história conta que Pinguelli Rosa seria escolhido para a pasta de Minas e Energia em 2003, mas foi Ildo Bauer o preterido, segundo Paulo Roberto Costa. “Ele nunca aceitou”, afirmou

Jornal GGN – Paulo Roberto Costa, um dos principais delatores da Operação Lava Jato, é um poço de conhecimento técnico e político diante das autoridades policiais. Nos depoimentos sobre esquemas de corrupção na Petrobras, Costa faz relatos ricos em detalhes, quase didáticos, que vão desde as particularidades de sua atuação como diretor de Abastecimento da estatal, entre 2004 e 2012, até as diferentes correntes que existem dentro do PMDB, para que os investigadores não se confundam. “Na Câmara e no Senado, são dois partidos diferentes”, explica.

Consta na delação premiada de Paulo Roberto Costa uma segunda versão acerca da chegada de Dilma Rousseff (PT) ao Ministério de Minas e Energias do governo Lula, em 2003. A histórica conta que o engenheiro e físico Luiz Pinguelli Rosa, um dos acadêmicos que conduziu o plano de governo de Lula na área de energia, já tinha até comprado o terno para o dia da posse. Mas teria sido atropelado pela então secretária de Energia do Rio Grande do Sul, Dilma Vana Rousseff.

Na versão do delator da Lava Jato, o preterido, na verdade, teria sido o professor da USP Ildo Sauer [foto]. Como compensação, foi agraciado por Lula com a Diretoria de Gás e Energia da Petrobras, de onde saiu anos depois porque tinha insuperáveis discussões técnicas com a presidente do Conselho de Administração da estatal: Dilma Vana Rousseff.

Costa contou sua visão dos fatos no depoimento em que fala sobre as nomeações de Lula para as diretorias da Petrobras, no início do primeiro mandato. Segundo o delator, o ex-presidente renovou quase que todo o primeiro escalão da estatal já em janeiro de 2003, aceitando nomes indicados pelo PT. Lula deixou por quase um ano e meio na Diretoria de Abastecimento apenas um homem da gestão FHC na casa: Rogério Manso, “indicado pelo PSDB para o cargo”, antecessor, portanto, de Paulo Roberto Costa.

“[Após a eleição de Lula] Estava tudo caminhando para que Ildo fosse o ministro de Minas e Energia, mas não sei por que cargas d´água teve uma apresentação, nesse período, da secretária de Energia do governo do Rio Grande do Sul para Lula. Naquele problema de apagão, que tivemos em 2001, o governo do Rio Grande se saiu bem no processo. Essa secretária chegou lá, com laptop e tal, bem avançada com tecnologia, e Lula gostou muito da apresentação que ela fez. Ao invés de assumir Minas e Energia o Ildo Sauer, assumiu a secretária de Energia do Rio Grande do Sul, chamada Dilma Rousseff. lldo nunca aceitou isso. O relacionamento dele com Dilma, que era presidente do Conselho de Administração da Petrobras [2003-2010] foi muito desgastante. Tanto que nas reuniões do Conselho saiam faiscas. Eu vi muitas entre os dois, até que em determinado momento ele deixou de participar das reuniões do Conselho, para evitar desgaste. Mais para frente, Dilma tirou Sauer e colocou em seu lugar Graça Foster, que era sua amiga desde a época de Rio Grande do Sul”, relatou Costa.

Lula, após ter optado por Dilma, revelou que a experiência da petista em cargos executivos – retirando Rio Grande do Sul dos estados afetados pelo apagão da gestão FHC – foi decisiva. 

Em 2011, primeiro ano do mandato presidencial de Dilma, Sauer deu uma entrevista criticando Lula por não ter feito a “reforma” no setor energético proposta por ele e Pinguelli, que acabou assumindo um cargo na Eletrobras. Na publicação, Sauer aproveita para desferir “contundentes ataques às políticas de energia do governo, com destaque para a continuidade do modelo do setor elétrico herdado de Fernando Henrique Cardoso – em especial, a realização do leilão de áreas de risco da franja do pré-sal que acabaram arrematadas por Eike Batista.”

Em 2014, quando a compra da refinaria de Pasadena ocupou o noticiário, Sauer condenou a postura defensiva de Dilma com o mesmo argumento usado por Costa na Lava Jato: ela era presidente do Conselho, tinha acesso a todos os documentos, não teria como confiar em pareceres técnicos para depois chamá-los de “falhos”. Depois, confirmou que fez questão de dar “tchau e benção” à Dilma quando percebeu que os dois entrariam sempre em rota de colisão.

A versão de Paulo Roberto Costa explicaria a aspereza de ao menos 12 anos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

22 comentários

    • o da confraria troll

      As perguntas são ficção!

      Para este e os outros trolls defensores dos galináceos gordos emplumados tucanos.

      Tá na lista do hsbc? Tá na lista da operação “zelote”? Tá na lista da privataria? Tá na lista do trensalão? Tá na lista do mensalão psdb minas? Tá na lista de Furnas?

      Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

  1. Como vcs acham que são as
    Como vcs acham que são as reuniões do conselho da.Petrobras?
    Como vcs acham que Dilma tratava Gabrielli?
    Dizem que ela só estava no Conselho para espinafrar Gabrielli. E espinafrava. ..

  2. É a fofoca crescendo ! Não

    É a fofoca crescendo ! Não tem mais nada a falar s/ a Petrobrás, então vamos às fofoquinhas miúdas de delatores mt confiáveis, o nojento ! O Lula já disse isto umas mil vezes, mas será a nova versão melhor? Grande título p/ matéria mais que merréca. Ou entrei no blog errado ?

    • Ultimamente o Blog anda seguindo a “metodologia Noblat”

      O Nassif critica o Nob lat, mas faz o mesmo tipo de análises baseadas em “perfis psicológicos” (o que é a negaçao de uma boa análise política) e o Blog tb deu para divulgar qualquer fofoquinha de ocasiao. E quem critica passa dias de quarentena, tendo os comentários nao publicados imediatamente, como de praxe aqui para os cadastrados. 

      A questao nao é de criticar ou nao. É de fazer campanha sistemática de demoliçao da pessoa da presidenta. E isso num contexto em que o PIG já faz isso, e de movimentos golpistas pedindo impeachment. 

  3. Teve uma reunião de diretoria

    Teve uma reunião de diretoria onde Foster mandou um outro diretor  tomar no cu e ir para a puta que o pariu.

    O executivo levantou e disse, ” A Sra. se acha a melhor engenheira da Petrobras mas não é. A verdade é que só está nesta cadeira porque sua indicação política é mais forte que a minha”.

    E por aí vai…

    Quem era o diretor?

  4. Ah podem falar o que for, a

    Ah podem falar o que for, a Dilma é f….teve esse derrapadinha do aumento sem vaselina da Luz.mas  não deixou rolar um apagão.nem com uma seca de 3 anos devastando o Brasil.E isso ounvindo durante 10 anos seguidos a Miriam Leitão…anunciando um…

  5. .

    Vê-se bem que a tal delação gira toda em torno de fisgar Lula e Dilma. É o asunto principal do Dr. Moro com os indiciados, o que prova que a real intenção é outra do que realmente combater a corrupção.

    • Se tem uma coisa que este

      Se tem uma coisa que este pessoal de vários partidos da oposição não quer fazer é combater a corrupção.

      Vejam post de hoje publicado aqui mesmo a respeito de “capivaras”. Na mesma foto havia outras capivaras que não foram enumeradas.

      Alguém acredita que aquelas pessoaas quer combater a corrupção?

      O que todos eles querem é a volta do antigo status onde podia roubar a vontade e não havia investigação, quanto mais prisão.

      Se a corrupção esta diminuindo no Brasil, é graças ao governo do PT, conforme afirmou o tucano  Ricardo Semler em coluna na FSP. O resto é choro de quem quer voltar a mamar.

  6. Qual a lógica disso ?
    O que

    Qual a lógica disso ?

    O que isso tem a ver com uma delação ?

    Há algum crime cometido ai ?

    Aonde estão as provas ?

    É só o que deveria interessar em uma “delação”, o resto é conversa fiada.

     

  7. Vamos falar e falar muito e

    Vamos falar e falar muito e muito da Vaza Jato e quase nada, nada sobre o tratamento dado ao caso do HSBC/Suíça na França – com a prisão das madames Ricci – e no Brasil.

     

  8. testemunhos de uma vida… são delações premiadas!

    “Participando de um curso breve de psicanálise com o sugestivo título Confusão de Línguas entre os Adultos e a Criança, sobre um texto seminal de Ferenczi, conduzido pelo psicanalista brasileiro radicado na França, Fabio Landa, este logo no início estabeleceu suas “regras do jogo” didático e discursivo/textual da palestra: “o máximo de histórias e o mínimo de conceitos”, justificando que uma boa história escrita ou contada encurta a explicação teórica. Achei um bom método de se aprender e de compartilhar conhecimento.”

    • “o máximo de histórias e o

      “o máximo de histórias e o mínimo de conceitos” é ideal para crianças.

      Eu porém me considero adulto; quero mais conceitos e menos estórias.

  9. O Sergio Moro tem parentesco

    O Sergio Moro tem parentesco com  Diogo Mainardi? Pergunto isso porque os dois são louquinhos para ver Dilma e Lula engaiolados

  10. COSTA LARGA DA TUCANALHA

    #MOROEXPLICAPORQUÊSÓPT???

    Consta na delação de COSTA um enorme COSTADO do PSDB:

    Que vai desde um tio avô ou primo, sei lá o quê, disfarçado de PP.

    Um ex-presidente do partido já morto de um partido quase.

    Um ex-presidente do país, que alterou as leis de licitações para favorecer o esquema. que tá  morto e  não sabe.

    Um atual presidente do partido políticamente quase morto.

    Um senador amigo e correligionáro do delatante e do juiz, que voa em jatinho mas que se finge de morto.

    Um falecido banqueiro ex marido da mãe do PRESIDENTE do partido.

    Um tesoureiro do partido, um tesoureiro da campanha, um ex-ministro da economia etc, etc… só na  LAVA-JATO.

    Um ex-governador e senador amigo que gostaria hoje de estar morto.

    Uma irmã que recebia em FURNAS no nome do Aécio um polpudo mensalão. 

    Entre outros semi-mortos, mortos-vivos, malandros, espertinhos e correligionários da PF e do MP.

    Inclusive vc, MORO, que também nessa estória, se finge de MORTO e não manda apurar NADA dos seus amiguinhos.

    Tá querendo o quê, em conluio com o PIG???

    MATAR os presos à mingua, passando por cima da lei para atingir seus propósitos de governança???

    Matar o resto de dignidade do JUDICIÁRIO???

    Matar seus pares de vergonha???

    Ou  matar os PETISTAS numa insana GUERRA CIVIL????

    PENSA QUE VAI SER  FÁCIL???

    AH!!! MAS NÃO VAI  MESMO!!!

    Copiando um dos seus gurus, não sei porquê, mas é VOCÊ DECIDE!!!

    Melhor seria mudar sua profissão para COVEIRO, ou abrir uma FUNERÁRIA.

    HAJA CAIXÃO!!!

     

     

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome