O ouro espanhol para Moscou

Por Motta Araujo

File:Banco de España (Madrid) 06.jpg

O OURO ESPANHOL PARA MOSCOU – Dois meses depois de iniciado o levantamento militar (Alzamiento) que deu inicio à Guerra Civil Espanhola, o Governo da República, cujo Presidente era Manuel Azaña, Primeiro Ministro Largo Caballero e Ministro das Finanças Juan Negrin (depois também Primeiro Ministro) resolveu despachar para lugar que pensavam seguro a maior parte das imensas reservas de ouro do Banco de España (foto acima), estimadas em 750 toneladas.

Foram enviados à URSS 510 toneladas em secreta e complexa operação que levou o ouro de Madrid, onde estava nos subterrâneos do Banco de España para o porto de Cartagena e de lá para Odessa, em quatro navios cargueiros soviéticos.  A transferência foi autorizada por um decreto de 13 de setembro de 1936 e a operação foi realizada no mês de outubro seguinte. O valor do ouro naquela época era de 600 milhões de dólares e hoje passaria de 10 bilhões de dólares, ouro que foi acumulado principalmente durante a Primeira Guerra Mundial, na qual a Espanha ficou neutra.

A transferência tinha dois objetivos: proteger o ouro das tropas de Franco que avançavam e pagar pelas grandes aquisições de armamentos que a República pretendia fazer, não só armamento russo mas também de outros países da Europa  através da Rússia, porque França e Inglaterra tinham declarado embargo de venda de armas para os dois lados, o que só prejudicava a República, visto que os nacionalistas de Franco recebiam armas da Itália e da Alemanha.

O destino do ouro foi trágico. De posse dessa riqueza Stalin fez o que quis. Nenhuma grama foi jamais devolvida e a URSS superfaturou espetacularmente suas vendas de armas, de modo a esgotar o ouro espanhol depositado.

A URSS remeteu 630 aviões, 350 tanques e 1020 peças de artilharia, a maioria obsoleta, verdadeira sucata. Os preços cobrados foram três a quatro vezes maiores do que seu valor de mercado, usando-se um câmbio artificial que inflava os preços.

Toda a operação é descrita em um livro especialmente dedicado ao tema ARMS FOR SPAIN, de Gerald Howson, Editora John Murray, onde tambem estão os esforços jurídicos e diplomáticos da Espanha para tentar reaver esse ouro ou parte dele, até hoje. O livro estima que foram gastos com armamentos a quarta parte do ouro transferido, portanto a Espanha teria direito a receber de volta 375 toneladas de ouro. Evidentemente que são esforços inúteis, não há como a Espanha conseguir de volta essa reserva, quase 80 anos se passaram e as transações perderam-se na fieira dos tempos.

Mas a obra tem o roteiro de um thriller policial, a transferência foi abslutamente secreta, toda acompanhada por agentes da NKVD, Stalin comemorou com um jantar especial o sucesso da operação e consta que disse “Eles nunca mais verão esse ouro”.

Merecia um bom filme.

Redação

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como diria Spock,” fascinante

    Como diria Spock,” fascinante ! “

    A pergunta que não quer calar ,aonde estaria a outra parte  do ouro retirado das minas geraes pela coroa portuguesa,já que recentemente, através de analises quimicas,drscobriu-se que a maior parte do ouro que lastreia a libra inglesa veio dessas mesmas minas !

     

    1. O ouro de Minas Gerais foi

      O ouro de Minas Gerais foi extraido basicamente antes da Independencia, foi para Portugal e de lá para o mundo, embora as reservas de ouro ao tempo de Salazar fossem das maiores da Europa. A libra esterlina não tem lastro ouro há mais de 80 anos, a Inglaterra explorava e explora as maiores reservas de ouro do planeta, na Africa do Sul.

  2. Ladrão que rouba ladrão…

    Se for mesmo isso que aconteceu, não tem preço ver a Espanha ser roubada pelos russos! Eles acreditaram mesmo que depositando o ouro na Russia, ainda que em troca de armamento, estariam protegendo suas reservas ? Ouro da América Latina, né. Ainda mais com Stalin ? Ah, André, não é possivel tanta estultice, nem Mafalda e seu irmãozinho Guille acreditariam na honestidade dos russos!

    1. Não entendi nada, qual o

      Não entendi nada, qual o raciocinio? Seria bacana o governo americano confiscar o ouro do Banco Cental depositado no 6º sobsolo do Federal Reserve Bank of New York?

  3. Ladrão que rouba ladrão.

    Se a grande Russia produzisse bananas seria fácil pagar o débito alegado mas,como não produz vão ter que se contentar com GAZES!

  4. O Ouro não foi roubado.
    Para
    O Ouro não foi roubado.
    Para tentar salvar o regime, gastou-se 10bi para comprar armas do único vendedor disponível.

    Não são essas as regras do capitalismo?
    Oferta e demanda…

    As opções aqui são 2:
    1)Não é roubo, é capitalismo puro.
    2)Capitalismo é roubo.

    Edxolha a sua….
    Cade o AA?

    1. Questões complexas não

      Questões complexas não admitem explicações simples, como já dizia Aristoteles há dois milenios passados.

      Esta é uma questão diplomatica, politica, economica, legal de certa complexidade, explica porque bilhões de pessoas e

      213 paises confiam nos Estados Unidos e Inglaterra para guardar seus dinheiros e NÃO CONFIAM a minima na Russia e na China como guardiães de reservas, aliás a cupula que governa a China tem seu dinheiro pessoal depositado nas Ilhas Virgens Britanicas, portanto sob soberania inglesa, porque nesta todos confiam, até os inimigos.

      Voce conhece alguem, empresa ou milionario, que tem dinheiro depositado na Russia? Esse é o preço que paises pagam quando não são confiaveis.

    2. Isto so confirma a maxima de

      Isto so confirma a maxima de que o “capitalismo é movido a corrupção”. Quando acabar com a corrupção, acabará tambem com o capitalismo, ou se achar melhor “quando a cabar com o capatalismo acabará tambem cvom a corrupção”. capitslmo”.

      1. Não tem nada a ver com

        Não tem nada a ver com capitalismo. O ouro era da Republica Espanhola, um governo de esquerda e quem ficou com o ouro foi a União Sovietica, um governo comunista. Não tem capitalista em lado nenhum.

  5. Nada se compara ao

    Nada se compara ao roubo praticado pelos EUA em 1971 , quando disse aos detentores de dólares que os EUA simplesmente não mais os converteriam em ouro. Quem tinha dólares nas mãos naquele momento , passava a ter somente aquilo : dólares .  E que se danem ………

    1. Mudar o lastro de uma moeda é

      Mudar o lastro de uma moeda é ATO SOBERANO de qualquer Pais, não tem nada a ver com roubo, aconteceu centenas de vezes na Historia, no seculo XIX todas as moedas tinham lastro metalico, na Revolução Francesa a moeda deixou de ter lastro, depois o lastro foram as terras confiscadas da Igreja, depois da Restauração voltou o lastro ouro até a Guerra Franco Prussiana, voltou em 1925 com o franco Poincaré e deixou de ter lastro com a Grande Depressão de 1929.

      Hoje seria impossivel qualquer Pais usar o ouro como lastro, não existe no mundo ouro suficiente para lastrear nem 1% dos dolares em circulação.

      1. É a mais pura verdade. . .

        É a mais pura verdade, vi outro dia um documentário da Nat Geo em que se dizia que se juntar todo o ouro do mundo mal dá para encher duas piscinas olímpicas.

  6. E por falar em ouro: onde foi

    E por falar em ouro: onde foi parar o ouro de Serra Pelada?

    Aliás, nós não nos importamos com com isso: tomar providencias para buscar o que nos pertence.

    Li artigo interessante em que o COAF acompanha a movimentação financeira e lavagem com divisas. Trabalho excelente mas só. Providencias para repatriar judicialmente essa grana, nenhuma. Deve ser porque temos muito e estamos satisfeitos.

    1. O ouro de Serra Pelada foi

      O ouro de Serra Pelada foi extraido por garimpeiros, estes venderam o ouro a comerciantes no local, que por sua vez venderam para o mercado de metais preciosos, pode estar no Brasil, nos cofres do banco Central, como pode estar em Londres ou Genebra, qual a dificuldade em entender que o ouro é fungivel e muda de mãos como se dinheiro fosse?

    2. Se uma pessoa for pega

      Se uma pessoa for pega enviando divisas ao exterior, estas divisas não viram do Governo. Continuam sendo da pessoa que enviou.

      Só uma observação porque no seu comentário parece confundir o dono dos recursos.

       

  7. O ouro da Espanha

    Sugiro ao autor a leitura de “La Guerra Civil Espanhola: Reaccion, revolucion y venganza de Paul Preston.

    Assim, como aos demais leitores, para uma visão imparcial sobre este assunto.

    1. Agradeço a sugestão, não

      Agradeço a sugestão, não conhecia, meu intersse por esse episodio se iniciou com a obra de Hugh Tomas, considerado o principal historiador britanico sobre esse tema, tambem importante é a obra de George Orwell, que foi combatente na Guerra Civil e a mais moderna de Gerald Brennan, mas a primeira grande obra compreensiva foi a de Hugh Tomas, com quase 700 paginas.

  8. O ouro da Espanha

    Sugiro ao autor a leitura de “La Guerra Civil Espanhola: Reaccion, revolucion y venganza de Paul Preston.

    Assim, como aos demais leitores, para uma visão imparcial sobre este assunto.

    1. Como assim saquearam? O

      Como assim saquearam? O territorio da America Espanhola era da ESPANHA, legitimamente deles, legalmente era terra da Coroa Espanhola, é como dizer que um fazendeiro está saqueando a fazenda dele ao plantar cana.

  9. E ainda dizem que português é burro…

    E ainda dizem que português é burro, espanhol também é bem burrinho. Que não se ofendam os espanhóis e descendentes, eu mesmo tive três avós espanhóis oriundos da região de Málaga.

  10. Ouro Brasileiro

    Sempre tive curiosidade de saber o que ocorreu com as reservas de ouro brasileiras de 1963 para 1964, quando cairam de 254 para 81 toneladas.

  11. Questão atômica.

    Se o poderio atômico fosse ao contrário entre Rússia e Espanha, a primeira já teria devolvido o ouro a muito tempo. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador