Os construtores e os justiceiros da história brasileira

GLORIOSOS JUSTICEIROS – A historia brasileira registra personagens construtores de nação e tambem personagens justiceiros que são na realidade desconstrutores ou demolidores do edificio nacional.

Grandes construtores de nação foram Getulio Vargas e Juscelino Kubtschek. Grandes justiceiros foram Carlos Lacerda, Janio Quadros e Fernando Collor.

Lacerda construiu sua carreira lutando contra Getulio, Janio contra Adhemar de Barros, Collor contra os marajás e a corrupção do governo anterior alem de Lula.  Os justiceiros apontam um alvo e se dedicam a demoli-lo, esta é a sua meta politica e em cima dela erguem seu nome e prestigio.

Os justiceiros são na verdade irrealistas, perseguem bruxas para queimar, ao fim seus alvos são sombras, meras representações projetadas no imaginario. De sua luta surge uma fugaz popularidade mas não deixam legado porque seus alvos são falsos, são imagens esculpidas no gelo, de curta duração. mas que produzem apelo populista e farisaico.

Os construtores, ao contrario, se dedicam dia a dia a colocar tijolos para erguer lentamente edificos.

Tem muito mais trabalho e paciencia do que os justiceiros. Seus alvos são realistas e valorosos, deixam legado mas como sua trajetoria é longa, leva tempo, sofrem muitas criticas e ataques no caminho e dependem da Historia para ter seu valor reconhecido.

O justiceiro, ao contrario colhe prestigio facil e rápido, geralmente escolhem alvos que julgam vulneraveis, adoram chutar cachorro morto ou que julgam morto, tem fascinação pela popularidade brilhante.. Mas não são duradouros. O prestigio é efemro, duram uma ou duas temporadas, depois colhem geralmente o desprezo ou a derrota. O justiceiro é sempre farsesco, é um ator antes de tudo.

Do presente processo do mensalão já emergem justiceiros em busca de glorias. Nada constroem mas colhem o efemero prestigio de sua obra demolidora. A historia cobrará sua conta.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador