Economia brasileira tem resultado pior do que Estados Unidos e principais países europeus

Rio de Janeiro – A queda de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, foi um resultado pior do que o obtido pelas economias dos Estados Unidos e dos principais países europeus.

A economia americana avançou 0,7%, enquanto a União Europeia teve um aumento de 0,2% no PIB. Também tiveram crescimento o Reino Unido (0,8%), Alemanha (0,3%), Portugal (0,2%), Holanda (0,1%) e Espanha (0,1%).

Mesmo países que tiveram queda na economia na Europa tiveram um resultado melhor que o do Brasil, como a França (-0,1%) e a Itália (-0,1%). Coreia do Sul (1,1%), Japão (0,5%) e México (0,8%) também tiveram resultado melhor do que o brasileiro.

Na comparação do terceiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, a economia brasileira cresceu 2,2%. O resultado foi inferior ao obtido pela China (7,8%) e Índia (4,8%), mas melhor do que o registrado na África do Sul (1,8%) e Rússia (1,2%).

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como cidadã comum eu sempre

    Como cidadã comum eu sempre trombo com esses índices. Tive que recusar pedidos aqui na empresa . E estou me estapeando com outras pessoas para conseguir que um gesseiro venha dar acabamento na minha cozinha. O vidraceiro que contatei em 25 de novembro  me informou que só vai poder fazer o serviço no inicio de janeiro. Está todo mundo trabalhando feito louco. Os banqueiros estão extorquindo o governo com a taxa selic de 10% e o governo está pagando em dia os seus juros.

    Então o que esta errado? 

     

  2. O vidraceiro está certo

    O que está errado é a ênfase nesse -0,5% que é a comparação entre segundo e terceiro trimestre, o que não leva em conta efeitos sazonais. Por exemplo, a soja e outros produtos agrícolas têm suas safras majoritariamente comercializadas no segundo trimestre. E isso acontece todo ano. Ou seja, a agricultura vai sempre empurrar para baixo o desempenho do PIB do terceiro trimestre, em comparação com o segundo. O que importa mesmo é a comparação de um ano para outro: terceiro trimestre de 2012 versus terceiro trimestre de 2013. E aí o número é outro: o Brasil cresceu 2,2%.

    Que a imprensa golpista faça esse tipo de embaralhamento nos números é compreensível. O que não me entra na cabeça é que a Agência Brasil, que é do governo, entre nessa. E também não me entra na cabeça que este site, sempre crítico em relação à mídia hegemônica, publique a matéria sem uma análise mais acurada. Quem está certo mesmo é o seu vidraceiro.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador