IPCA desacelera em agosto em fica em 0,44%

Jornal GGN  – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial medida pelo IBGE, desacelelerou entre agosto e julho e ficou em 0,44%. É a maior taxa para agosto desde 2007, quando o índice ficou em 0,47%.

No mês de julho, o IPCA avançou 0,52%. Os produtos responsáveis pela desaceleração da inflação foram do grupo de alimentos e bebidas. Mesmo crescendo com menos força, o IPCA de agosto ficou mais alto do que no ano passado, quando foi registrado 0,22%.

Já no acumulado no ano, a taxa ficou em 5,42%, acima do centro da meta de 4,5%. Nos doze meses anteriores encerrados em agosto, o IPCA registrou 8,97%

O grupo de alimentos e bebidas teve crescimento de 0,30% no mês passado, puxado por quedas como a da batata inglesa (-8%) e do feijão carioca (-5,6%). Os transportes subiram 0,27% em agosto contra 0,40% em julho.

Eulina Nunes, técnica do IBGE, afirma que é natural uma diminuição dos preços dos alimentos nos meses do meio do ano, em razão do escoamento da produção agrícola. Porém, ela ressalta que a pressão dos custos de produção está resistindo a ceder, e que questões do clima continuam a influenciar no aumento dos custos do graõs, como milho e soja, utilizados na ração animal, impactando o preço das carnes. 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador