Sindicato dos metalúrgicos marca greve em São Bernardo do Campo

Paralisação é em resposta a demissão de 500 pela Mercedes-Benz; entenda os argumentos dos sindicalistas
 
Crédito: Adonis Guerra
 
Jornal GGN – A Mercedes-Benz demitiu 500 funcionários desde o dia 2 de setembro, data que marcou o encerramento do Programa de Demissão Voluntária (PDV). Em resposta à iniciativa da empresa, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC anunciou greve na fábrica localizada em São Bernardo do Campo a partir desta quinta-feira (08). A paralisação foi decidida após reunião organizada na última terça (06), levando a Mercedes a prorrogar a PDV até esta quarta-feira, meio dia. 
 
Ainda assim a greve está agendada. O coletivo espera com essa ação reverter as demissões. “Tentamos ponderar com a empresa de que o número atingido pelo PDV, que foi de 1.028 adesões, é próximo à meta de 1.400 prevista no acordo que fizemos com a fábrica. Nossa intenção é sensibilizar a direção para não efetivar as demissões e utilizar os mecanismos de flexibilização para gerenciar o que faltou”, declarou Moisés Selerges, diretor administrativo do Sindicato e trabalhador na Mercedes-Benz. 
 
O vice-presidente do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva completou que o acordo que o Sindicato havia fechado com a Mercedes já previa a utilização do layoff, ou seja, redução temporária da jornada de trabalho e do salário. “Pra quem já vai usar o instrumento, sabemos que é possível incluir mais trabalhadores por um período evitando demitir pais de família nesse cenário de crise”, argumentou.
 
Desde julho, mais de 1.600 trabalhadores deixaram a empresa por meio do processo de negociação. “O primeiro PDV teve 638 adesões. Agora foram mais 1.028. Do excedente apontado pela fábrica, grande parte já foi resolvido. Vamos insistir para que ela agora leve em conta o impacto social das demissões e opte por resolver o restante via layoff ou qualquer outra ferramenta que preserve os empregos”, explicou Aroaldo. 
 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Relembrando Joel.Nao se

    Relembrando Joel.Nao se respeitam avos e avos como antigamente.Ora,Joel nao se respeitam mais Pais e Maes,quanto mais avos.Em que planeta voce vive.Sai de cabeca baixa.

  2. Demorou!

    Greve geral já.

    Tem que parar tudo.

    A economia tem que ficar paralisada.

    A elite deste país tem que sentir no bolso.

    É a única maneira de se mexer com esta elite podre.

    Os trabalhadores unidos tem a força necessária para colocar a elite de joelhos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador