Aeroportos tem expansão recorde de capacidade

Enviado por Marco St.

Do Portal Brasil

Aeroportos brasileiros têm expansão recorde
 
Investimento de R$ 11,3 bilhões aumenta capacidade em 70 milhões de passageiros por ano  
 
Os principais aeroportos do Brasil chegam ao mês da Copa do Mundo com um salto sem precedentes na sua capacidade. Em três anos e meio, os terminais que atendem as capitais tornaram-se capazes de acomodar por ano mais 70 milhões de passageiros – o equivalente a seis vezes a população de São Paulo, maior cidade do país.
 
No começo de 2011, os maiores aeroportos brasileiros podiam receber 215 milhões de viajantes. Agora, a capacidade é de 285 milhões de pessoas por ano. No fim de 2014, com a finalização do novo aeroporto de Viracopos, ela será de 295 milhões de passageiros por ano.
 
A expansão se deu graças aos R$ 11,3 bilhões investidos nos últimos três anos e meio, tanto na rede operada pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) quanto nos quatro aeroportos concedidos à inciativa privada. A mudança foi mais acelerada nestes últimos: somente entre 2012 e 2014, eles tiveram sua capacidade ampliada em 57%. Até o final deste ano, a expansão terá sido de 76%.

 
Esta é a maior injeção de recursos que os aeroportos brasileiros já receberam num curto período de tempo. Ela atende à forte expansão na demanda no país na última década, quando o uso do avião quase triplicou.
 
“Já podemos perceber nitidamente que o transporte aéreo brasileiro entrou em outro patamar. Os investimentos feitos pelo Governo Federal, além da iniciativa de conceder aeroportos para administração privada, colocaram-nos de vez no século 21”, afirmou o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco. “A tendência é que cresçamos cada vez mais, trazendo conforto, modernidade e segurança para passageiros brasileiros e estrangeiros”, acrescentou.
 
Números – De 2011 até o momento, foi construído 1,4 milhão de metros quadrados de novos pátios, o equivalente a 167 campos de futebol como o Maracanã. Além disso, foram criadas 270 vagas de estacionamento para aeronaves comerciais tipo Boeing-737, que têm capacidade para cerca de 200 pessoas.
 
Os principais aeroportos do país também receberam 65 novas pontes de embarque, o que representa 39% a mais. Outras 34 serão entregues até o fim deste ano.
 
A área de terminais de passageiros nos aeródromos brasileiros passou de 1,1 milhão de metros quadrados para 1,5 milhão de metros quadrados. No fim de 2014, serão 47% de expansão, já que a área total será de mais de 1,7 milhão de metros quadrados.
 
Veja as principais melhorias em alguns aeroporto do país:
 
Galeão  – O Aeroporto Internacional Tom Jobim chegou ao mês da Copa com capacidade de atender 30,8 milhões de passageiros por ano. Trata-se de um salto de 77% em relação aos 17,4 milhões de passageiros que o Galeão comportava antes da reforma no Terminal-2. A renovação acrescentou 13 mil metros quadrados ao terminal de passageiros, que ganhou duas novas ilhas de check-in, com 32 balcões de atendimento, e um novo sistema de esteiras de bagagem. Foram instalados novos pórticos de raio-X e banheiros foram reformados. Até o final do ano, mais 35 mil metros quadrados de terminal serão entregues.
 
Brasília  – O terminal principal do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek ganhou duas novas alas e 16 novas pontes de embarque. O conjunto de obras aumentou a capacidade do aeroporto de 16 milhões para 25 milhões de pessoas por ano – uma expansão de 56%.
 
Com a construção dos píeres Sul e Norte, as novas alas de embarque e desembarque doméstico e internacional, a área destinada aos passageiros no JK passou de 80 mil para 120 mil metros quadrados. O pátio de aeronaves, outro elemento crítico para a ampliação da capacidade de um aeroporto, cresceu mais de duas vezes e meia. O número de vagas para automóveis mais do que dobrou com a inauguração de um segundo estacionamento.
 
Porto Alegre  – O Aeroporto Internacional Salgado Filho ganhou quatro novas pontes de embarque e uma reforma que ampliou sua capacidade em quase um terço. Em junho de 2014, o aeroporto da capital gaúcha podia atender até 15,3 milhões de passageiros por ano, contra 11,8 milhões em janeiro de 2011.
 
Confins – O Aeroporto Internacional Tancredo Neves triplicou nos últimos três anos e meio sua área de estacionamento de aeronaves. As obras no aeroporto, ainda em curso, já elevaram sua capacidade em 67% – de 10,2 milhões para 17,1 milhões de passageiros por ano.
 
Manaus – O aeroporto Eduardo Gomes teve uma expansão de 110% em sua capacidade de receber passageiros. Nos últimos três anos e meio, ela subiu de 6,4 milhões de pessoas por ano para 13,5 milhões. A área disponível aos passageiros cresceu 65%, e o número de vagas de estacionamento saltou de 770 para 1.160.
 
Guarulhos – O maior aeroporto do país ganhou um novo terminal de passageiros, o terminal 3, cuja área equivale à dos três outros terminais somados. A área para passageiros em Cumbica dobrou, de 191 mil para 387 mil metros quadrados; 20 novas pontes de embarque foram construídas e o pátio de aeronaves cresceu de forma a acomodar mais 47 aviões tipo Boeing-737. A capacidade de passageiros por ano cresceu 68%, de 25 milhões para 42 milhões.
Redação

9 Comentários

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  1.   Pelo visto, essa não saiu

      Pelo visto, essa não saiu no grupo G.A.F.E. A coxinhada prefere contabilizar esse valor como “gasto sem retorno” por causa da Copa.

  2. Como se afirmou, inclusive

    Como se afirmou, inclusive aqui no blog, que Dilma falhou nas obras de infraestrutura?

    Como se afirmou que os leilões de concessões foram um fracasso?

    Para avançar no mesmo tema da matéria:

    Aviação regional será fortalecida com investimentos de R$ 7,3 bilhões

    Um dos investimentos mais estratégicos do governo federal nos últimos anos tem sido a reforma dos grandes aeroportos, para aumentar sua capacidade de atender à crescente demanda de passageiros. Mas esta é apenas uma parte do plano de melhorar a aviação civil do país. Outro ponto importante é o necessário investimento nos pequenos e médios aeroportos brasileiros, determinantes para interligar as várias regiões e aumentar o acesso da população a serviços aéreos. Por isso o governo federal lançou, em dezembro de 2012, o Plano de Investimento em Logística (PIL): Aviação Regional (PNAR), que prevê a construção e ampliação de 270 aeroportos regionais espalhados pelo país. Com eles, a ideia é integrar o território nacional, fortalecer pontos turísticos, desenvolver polos regionais e melhorar a mobilidade para as comunidades da Amazônia Legal. “A meta do governo federal é fazer com que pelo menos 95% da população brasileira fique a menos de 100 quilômetros de um aeroporto em condições de receber linhas regulares”, afirma Guilherme Ramalho, secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil (SAC). Veja a lista dos 270 aeroportos que fazem parte do Plano de Aviação Regional. A região Norte será a maior beneficiada com o Plano de Aviação Regional. Estão previstos 67 terminais. Três serão construídos do zero (Ilha de Marajó, no Pará, e os de Bonfim e Rorainópolis, em Roraima) e 64 serão reformados ou ampliados: quatro no Acre, 25 no Amazonas e dois no Amapá. Os quatro estados do Sudeste terão 65 aeroportos: 19 em São Paulo, 33 em Minas Gerais, nove no Rio de Janeiro e quatro no Espírito Santo. Na região Nordeste serão 64 terminais, a maior parte deles a ser construído na Bahia (20). O Maranhão contará com 11 aeroportos. Já na região Sul serão 43 equipamentos e no Centro-Oeste, 31 – dos quais 13 no Mato Grosso. Estão previstos quatro modelos de terminais de embarque e desembarque para os aeroportos regionais. O maior deles terá uma área de 3.550 metros quadrados, com capacidade para receber 200 passageiros. Três categorias de aviões estão sendo consideradas como padrão para operar nesses aeroportos. Veja mais detalhes no infográfico acima. No PIL estão sendo estudados subsídios para viabilizar as rotas entre cidades pequenas e médias do interior e destas cidades para as capitais. A intenção é fazer ainda com que o preço das passagens disponibilizadas nesses aeroportos seja compatível aos oferecidos pelo transporte rodoviário. O investimento para a implantação dos aeroportos regionais é de R$ 7,3 bilhões.

    http://www.pac.gov.br/noticia/4c7b537b

     

  3. Governo peca…

    O governo do PT ainda não sabe como mostrar a população o que construiu de infraestrutura, acha que a população local irá divulgar para os outros. Vai deixar o balanço para a campanha eleitoral que ninguém vê.

     

    1. Pois é, não tem apagão áreo,

      Pois é, não tem apagão áreo, apagão de energia, apagão de transporte. O que tem de fato é apagão de comunicação. E como dizia Charcinha “quem não se comunica se trumbica”. 

      Só por isso a Dilma não é favorítissima a despachar o Aécio e o Dudu com os pés nas costas, tal qual Costa Rica fêz com a Inglaterra. A presidenta deverá ganhar com placar apertado num jogo dificil

  4. E quem vai ficar sabendo?

    Se há uma crítica a se fazer ao governo Dilma é na comunicação. Esta foi a falha explorada pela oposição e o grande motivo da queda de popularidade.

  5. Aeroportos tem expansão recorde de capacidade

     

    Prezados :

     

    Essa  reportagem explica e  justifica  as  manifestações  contra  a  Copa.

    Se o Governo Federal tem capacidade  financeira  para investir  em aeroportos, cerca de 11 BR$  , porque não usa  esse  recurso para melhoar o padrão de vida dos brasileiros ???

    Ou seja, a copa não  deveria  acontecer pois foi  um instrumento de propaganda do PT.

    Ou seja, as manifestações  estão corretas. o povo brasileiro não aceita ser manipulado pelo PT.

      1. comentário

        Grande resposta Anarquista Lúcida! Tem gente que acha que o povo ainda deve viajar de bonde com tração animal. Idiotice!!!! Lembra aquela frese do Figueiredo: Prefiro cheiro de cavalo a cheiro de povo.

    1. Expansão dos aeroportos

      Sr. Lineu Ignacio,  melhoria em infraestrutura significa melhoria na vida de todas e de todos. Quer discordar discorde, mas mantenha a coerência.

       

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