Quatro aeroportos serão concedidos à iniciativa privada nesta semana

aeropsalvador120315.jpg

Da Agência Brasil

Na próxima quinta-feira (16), serão definidos, por meio de leilão, os novos administradores privados dos aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza. O governo espera arrecadar pelo menos R$ 3 bilhões em outorgas com a concessão dos aeroportos, e a previsão é que sejam investidos R$ 6,613 bilhões nos quatro terminais. Nesta rodada, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não será sócia dos aeroportos.
 
As empresas que vencerem o leilão terão que investir em ampliação dos terminais de passageiros, dos pátios de aeronaves e de estacionamentos. No aeroporto de Salvador, há exigência de construção de uma nova pista de pouso e decolagem e, no de Florianópolis, será preciso construir um novo terminal de passageiros e um estacionamento.

 
As concessionárias também deverão fazer melhorias imediatas nos terminais, como revitalização e atualização de sinalizações e de sistema de iluminação, oferecimento de internet gratuita de alta velocidade, além de melhorias de banheiros e fraldários, sistemas de climatização, escadas e esteiras rolantes. Fixadas em contrato, as tarifas de embarque continuarão com o valor vigente hoje.
 
O leilão dos quatro aeroportos ocorrerá simultaneamente, e o vencedor será aquele que oferecer o maior valor de outorga. Um mesmo grupo econômico poderá vencer a disputa por mais de um aeroporto, desde que não estejam na mesma região geográfica. Não haverá restrições à participação dos concessionários atuais. As empresas vencedoras do leilão terão de pagar 25% do valor da outorga à vista, além do ágio. O restante será pago ao longo da concessão.
 
Para participar do leilão, a empresa terá de comprovar operação por pelo menos cinco anos em aeroporto com ao menos 9 milhões de passageiros, para os terminais de Salvador e de Porto Alegre, 7 milhões para o de Fortaleza e 4 milhões para o de Florianópolis. O prazo de concessão dos editais será 25 anos para o aeroporto de Porto Alegre e 30 anos para os demais.
 
0gif-tarja-acesso_prioritario.jpg
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É esperar sentado

    Espeeera! E esperem sentados, porque do mato viciado da iniciativa privada golpista, que certamente vencerá os leilões, não sairá nenhum coelho e muito menos o cumprimento para os compromissos assumidos. Imagino, que encherão as burras de dinheiro, cozinharão em banho maria as exigências e as fiscalizações (já dominadas) e quando seus protetores golpístas perderem os postos para um governo legítimo, honrado e aprovado pelos eleitores, eu penso que criarão vários motivos excusos para abandonarem o barco, de bolsos abarrotados e sem cumprir nada do que prometeram. 

    Afinal, se nós, pobres mortais, não acreditamos e nem levamos a sério esses usurpadores golpistas, que dirá essa raça de abutres do capital e das trapaças.

    Diz um ditado, que: Quem rouba ladrão tem 100 anos de perdão.

  2. Os aeroportos serão leiloados

    Os aeroportos serão leiloados no momento em que encolheu o número de passageiros de avião.

    Não seria mais lucrativo leiloar as rodoviárias lotadas de passageiros de onibus?

  3. E depois disso alguem vai

    E depois disso alguem vai explicar pro resto do mundo porque eh que historicamente costumava levar 11 ou 12 horas pra ir da area de NY a BH e hoje leva 22 horas?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador