5 dicas para usar as redes sociais a favor da sua startup

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
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Ter uma presença nas redes sociais já virou rotina para muitas empresas, principalmente aquelas que nasceram no universo digital. Ter uma página no Facebook é quase tão comum quanto ter um telefone para contato. Mas, para tirar proveito dos benefícios que esses canais podem trazer, não basta somente estar presente – é preciso saber usar.

A startup Oppa tem perfil nas principais redes sociais do Brasil (Facebook, Twitter, Instagram e Google Plus), e ainda alimenta um blog com dicas e histórias de arte e arquitetura. O conteúdo divulgado não tem foco somente em vendas, mas também em estilo de vida, o que amplia o leque de usuários interessados nos canais.

Com mais de 640 mil fãs em sua fanpage, a startup compartilha novidades em produtos, dicas de decoração e projetos feitos pelos próprios clientes, selecionados entre as opções enviadas no Instagram pela hashtag #oppalaemcasa.

“Também temos boards de inspiração no Pinterest. No projeto ‘Vida de Artista’, visitamos a casa de designers e publicamos as fotos”, diz Beatriz Mischiatti, responsável pela área de conteúdo da Oppa.

A executiva dá dicas para quem quer usar as redes sociais de forma eficiente para promover seu negócio:

Dê vida à marca

Traga o cliente para o dia a dia da empresa, faça com que ele conheça e participe do estilo de vida da marca. “Procuramos transmitir uma personalidade que é moderna, inovadora e inspiradora. Para isso, sempre usamos um tom de comunicação leve e espontâneo, que é direto e inclusivo”, afirma Beatriz.

Nunca deixe um cliente falando sozinho

Responda às dúvidas, mesmo que seja para encaminhar o cliente para outros canais. Interaja sempre que possível, mesmo que ele não faça perguntas. Se ele elogiou a marca publicamente, por exemplo, agradeça. “Precisamos estar sempre atentos, pois as redes sociais também são importantes para recebermos feedbacks rápidos dos nossos clientes”, diz a executiva.

Seja sempre transparente

Para quem trabalha com e-commerce, é fundamental deixar sempre claro os prazos e as condições de pagamento e entrega. Da mesma forma, é bom expor a política da empresa sobre o uso das redes sociais. Se algum conteúdo postado por um usuário for apagado, por exemplo, a regra precisa estar clara. No Facebook da Oppa há a aba “Regras da Casa”, que explicita a política da empresa para moderação e uso da rede social. 

 

Ofereça benefícios exclusivos para quem está na sua rede

Sorteios, brindes, descontos válidos só para quem acompanha a marca nas redes sociais. Esse tipo de estratégia ajuda a alavancar o número de consumidores que conhecem e participam dos seus canais. 

Encare as redes como um recurso estratégico

As redes sociais são mais que um mero canal de comunicação. “É uma oportunidade de aprendizado”, diz Beatriz. Pelas redes sociais é possível identificar padrões de comportamento do consumidor, tendências, nichos e novas oportunidades, por isso é importante estar sempre atento a elas.

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Lourdes Nassif

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