Em Davos, Bolsonaro copia bordão de Trump e pede parceiros para explorar “riquezas” do Brasil

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Presidente tinha 45 minutos para discursar, mas usou apenas 6 para prometer desentraves na economia, combate à corrupção, defesa dos valores da família e dos “verdadeiros direitos humanos”, transferindo a autoridade para os ministros Sergio Moro, Paulo Guedes e Ernesto Araújo

Jornal GGN – Sem governantes de peso da Europa e dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro ganhou notório espaço no Fórum Econômico Mundial de Davos, nesta terça (22). Ele tinha 45 minutos para discursar diante de magnatas, mas usou apenas 6 para fazer promessas de desentraves econômicos, desenvolvimento por meio da exploração “sustentável” das nossas riquezas naturais e de combate à corrupção.

 “O Brasil é uma economia relativamente fechada e mudar isso é nosso compromisso de governo”, disse Bolsonaro. “Temos a maior biodiversidade e as riquezas minerais são abundantes. Queremos parceiros com tecnologia para que esse casamento se traduza em progresso para todos”, apelou.

Além de copiar o bordão de Trump (“Quero mais do que um Brasil grande”), Bolsonaro transferiu a autoridade sobre os principais temas tratados em Davos para os ministros Sergio Moro, Paulo Guedes e Ernesto Araújo.

O GGN reproduz abaixo os principais trechos abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=iJ4W3iYACZ0 width:700 height:394

 
Pela primeira vez no Brasil um presidente montou uma equipe de qualificados, sem compromissos políticos. 
 
Gozamos de credibilidade para fazer as reformas que precisamos e que o mundo espera de nós.
 
Sergio Moro é o homem certo para o combate à corrupção e lavagem de dinheiro.
 
Vamos investir pesado em segurança para que vocês nos visitem com suas famílias. 
 
Somos o país que mais preserva o meio ambiente. Nenhum outro país tem tantas florestas como nós. A agricultura se faz presente em apenas 9% de nosso território e cresce graças à tecnologia e competência do nosso produtor rural. Menos de 20% do nosso solo é dedicado à pecuária. Essas commodities garantem superávit em nossa balança comercial e alimentam boa parte do mundo. Nosso desafio é avançar na compatibilização da preservação do meio ambiente e da biodiversidade com o necessário desenvolvimento econômico, lembrando que são independentes e indissociáveis.
 
Os setores que nos criticam têm, na verdade, muito que aprender conosco.
 
Queremos governar pelo exemplo e que o mundo restabeleça a confiança que sempre teve em nós.
 
Vamos diminuir a carga tributária, simplificar as normas e facilitar a vida de quem quer empreender, investir, produzir e gerar empregos.
 
Vamos respeitar contratos, privatizar e equilibrar as contas públicas.
 
O Brasil é uma economia relativamente fechada e mudar isso é nosso compromisso de governo.
 
Até o final do meu mandato, Paulo Guedes nos colocará no ranking dos 50 melhores países para fazer negócios.
 
As relações internacionais serão dinamizadas pelo ministro Ernesto araujo, que fará política sem viés ideológico. Vamos integrar o Brasil ao mundo por meio da incorporção das melhores práticas internacionais.
 
Queremos reforma da OMC para acabar com práticas desleais de comércio e garantir segurança jurídica nas trocas comerciais internacioais.
 
Vamos resgatar nossos valores e abrir nossa economia. Vamos defender a família, os verdadeiros direitos humanos, proteger o direito à vida e à propriedade privada. Promover educação e preparar a juventude para os desafios da quarta revolução industrial, buscando, pelo crescimento, reduzir a pobreza e a miséria.
 
Estamos aqui porque queremos, além de aprofundar laços de amizade, aprofundar nossas relações comerciais.
 
Temos a maior biodiversidade e as riquezas minerais são abundantes. Queremos parceiros com tecnologia para que esse casamento se traduza em progresso para todos.
 
Nossas ações, tenho certeza, os atrairão para grandes negócios.
 
Estamos de braços abertos. Quero mais que um Brasil grande. Quero um mundo de paz, liberdade e democracia. Tento como lema “Deus acima de tudo”, acredito que nossas relações trarão infinito progresso para todos.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Empulhação
    total!

    E essas bestas quadradas, cheias de bufunfa, se dão por satisfeitas.

    O Brasil é posto de quatro, mas em compensação, os fascistas no governo são “legitimados” no circo sem mágica da montanha mágica.

    Assim se mantém a “responsabilidade social” da ordem capitalista global.

    LULA LIVRE!

  2. Quanta babaquice …
     
    Um

    Quanta babaquice …

     

    Um discurso babaca, escrito por um babaca, lido por outro babaca. Só espero que quem tenha ouvido não seja um outro monte de babacas.

    Discurso chinfrim para dizer o minimo. Um discurso de transferência aos outros. Fulano falará isto, cicrano dará as respostas a isto, beltrano …

    Só faltou ele falar ao final: “eu sou um enfeite, um boneco de ventriloquo, não tenho nada a dizer”.

    Para fazer um discurso vergonhoso como este era melhor ter poupado dinheiro do contribuinte e ter ficado aqui mesmo.

    LULA LIVRE!

     

  3. bo

    Ele falou por 6 minutos mas depois do segundo ninguém escutou mais nada, as pessoas enojadas das mentiras, empulhações, 

    cinismo, papagaiadas.

  4. não passou

    “Ele tinha 45 minutos para discursar diante de magnatas, mas usou apenas 6”

    Era para escrever uma redação mas escreveu apenas uma frase.

    Pois é. Insuficiência.

    Foi reprovado no ENEM.

  5. Não tem o que dizer, é um desgoverno sem projeto de nação.

    Tem apenas um projeto de poder apoiado em negocistas, rentistas e no compromisso com os privilégios da elite dos servidores civis e militares do Estado. Preencheu o pronunciamento com mentiras descaradas, que contrariam tudo que disse e praticou ao longo de três décadas de mandato. Onde é que está o “defensor” do meio ambiente, no político que foi flagrado pescando em área de preservação ambiental? 

    Falou coisas imbecis como: “Pela primeira vez no Brasil um presidente montou uma equipe de ministros qualificados”.

    Quer dizer então, que desde Deodoro, passando por Vargas, Juscelino, os generais ditadores que ele tanto admira, além da Nova República que ele detesta, o Brasil esteve nas mãos de ministros desqualificados. Como este país saiu da condição de uma economia agrária dependente de uma única commoditie, para uma economia diversificada das maiores mundo, é um mistério a ser explicado.

    O preocupante está na frase “os verdadeiros direitos humanos”. Haveria por acaso falsos direitos humanos? Será mesmo que este desgovernante está preocupado com os Direitos Humanos, sem adjetivação? Sua trajetória e declarações públicas como parlamentar demonstram claramente que não.

  6. Fazer o quê?

    Todos no Brasil sabemos, os bolsomínions e ele próprio inclusive, que quanto mais ele falasse para uma platéia mais intelectualizada, mais óbvias ficariam suas sérias limitações cognitivas. E pior seria quando ele desdizesse tudo logo na sequencia e com a cara de tacho deslavada de sempre. Ou seja, não bastava ser uma besta quadrada, tinha que ser uma “biruta louca”!!  Ainda não entendi porque ele não participou de Davos pelo Twiter ou mandando Whatss, que é a única coisa que ele sabe fazer… É um misto do peso da vergonha, somado ao peso da estupidez, da baixaria, da lambança já anunciada com o patrimônio público. É um governo que nos deixa saturados como tivesse fazendo lambança há 30 anos.

  7. Essa Oposição É Um Saco…

    Nassif: isto é perseguição ao daBala. Se fala, dizem que fala. Se não fala, dizem que não fala. Queriam o quê? Que ele levasse a esposa, para discursar em Libras?

    Ademais, prá que gastar palavras se daBalinha táva no corredor acertando os negócios, com detalhes!

  8. República dos Asininos

    Perdi minhas ilusões de que essa coisa pequena, pelo menos, acabasse com a globo. Qual o quê?

    Os canalhas platinados devem estar se dobrando de rir da patética imagem do coitado almoçando de bandeijão, da leitura tatibitati, da voz sem personalidade, da aparência e modos jecas que nenhuma vestimenta consegue disfarçar. 

    As últimas centelhas de bondade inocente que restaram nesse ex-cristão chegam a sentir pena de tamanho pobre coitado sendo exposto ao ridículo mundial. Mesmo sabendo do mal que ele já causou e ainda vai causar. Mesmo sabendo que, depois desse desastre internacional, esse espantalho será logo defenestrado do poder que nunca teve e nem nunca terá. 

    Será um alívio para todos, principalmente para essa triste figura. 

     

  9. To começando a ter dó desse

    To começando a ter dó desse cara…aff!! No rachão da várzea, eu como muito perna de pau, sempre ouvia aquela máxima  assim: ” pede pra cagar e vai embora”!

  10. Fazer papel de otário é com o nosso presidente Bolsobobo. O imbecil não sabe falar direito, tem dificuldade de soletrar determinadas palavras e é um burro, não entende nada sobre política interna e externa. Ele se informa apenas pelo astrólogo geriátrico e senil da extrema direita, nunca leu livros de historiadores sérios e possui uma visão limitado sobre o conflito de Israel e Islã. Era preferível que o Mourão assumisse de uma vez, se é pra termos no poder um governo autoritário, que seja ao menos com alguém menos burro e incompetente. Já passamos vergonha demais, e isso em apenas um mês. Imaginem o que nos aguarda depois que o Bozo receber alta do hospital.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador