Cientistas australianos monitoram tubarões e avisam surfistas pelo Twitter

Jornal GGN – Cientistas australianos implantaram transmissores em mais de 320 tubarões que rondam o mar da costa oeste do país, informa o site da rede britânica de notícias Sky News. Essa tecnologia permite que os animais tenham sua presença rastreada, para garantir a segurança de surfistas e frequentadores das praias locais.

A região é o lugar que concentra o maior número de mortes em decorrência do ataque de tubarões. Ainda de acordo com a reportagem, seis pessoas morreram nessas circunstâncias apenas nos últimos dois anos – a vítima mais recente faleceu no mês passado.

O sistema funciona da seguinte forma: sempre que um dos tubarões monitorados se aproxima da costa, um alerta é automaticamente emitido para um computador, que se encarrega de gerar um tuíte, divulgado pelos salva-vidas da região ocidental do país, o SLSWA (Surf Life Saving Western Australia), donos de uma conta própria no microblog. Lançando mão do aparato tecnológico, as autoridades australianas agora esperam aumentar a segurança no local.

Mas a medida vem recebendo críticas dos ambientalistas locais. Para eles, o sistema de rastreamento vai beneficiar os caçadores de tubarões, que conseguirão identificar a presença dos animais com facilidade. No entanto, o chefe de governo da Austrália Ocidental, Colin Barnett, defendeu o uso do sistema de rastreamento, durante conversa com a imprensa. “A segurança da vida humana e dos frequentadores da praia que usam o nosso ambiente marinho deve vir em primeiro lugar.”

Com informações da Sky News

 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador