Clima econômico na América Latina mantém tendência de queda

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – Levantamento elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta piora no clima econômico da América Latina entre outubro de 2014 e janeiro deste ano, devido tanto às avaliações em relação ao estado atual dos negócios quanto das expectativas em relação aos meses seguintes, o que indica que o momento “ainda é de cautela”.

Elaborada em parceria com o Instituto Alemão Ifo e com dados da Ifo World Economic Survey (WES), a pesquisa mostra que o clima econômico na região caiu 6,3%, ao passar de 80 pontos, em outubro de 2014, para 75 pontos, em janeiro de 2015. O Indicador da Situação Atual (ISA) caiu 9,4%, e o Indicador de Expectativas (IE) recuou 4,2%. “Todos os indicadores se encontram na zona desfavorável do ciclo e a piora generalizada sinaliza avanço na deterioração do clima econômico”, avalia a FGV.

No grupo de países latinos pesquisados pela Sondagem da América Latina, o clima econômico apresentou melhora na Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. No entanto, apenas Paraguai e Peru registraram indicadores na zona favorável. A melhora do ICE no Peru em 13% indica que a queda nos preços dos metais, associado à menor demanda da China, ainda não é vista como um fator que possa levar o país a uma situação recessiva.

No Paraguai e no Uruguai, a melhora apurada pelo indicador reflete o apoio às políticas adotadas pelos atuais governos. Na Argentina, apesar da melhora, o país continua na zona desfavorável e motivo para a melhora não é muito claro, podendo estar relacionado à diminuição da tensão com os fundos abutres ou ao empréstimo concedido pela China para a construção de projetos de infraestrutura no país.  No Chile não houve mudança econômica relevante, mas foi afastado o temor que o atual governo implementasse grandes mudanças no sistema educacional e em outras áreas da política social, dada as restrições orçamentárias.

Bolívia, Colômbia, Equador e México registraram queda no ICE. Nos três primeiros casos, a piora deve estar associada principalmente à queda nos preços do petróleo. No México, após a eleição do Presidente Peña Nieto, o clima econômico manteve-se, de forma geral, favorável durante 2013 e parte de 2014. A promessa de reformas para modernizar a economia, entre elas na empresa estatal petrolífera, foi bem recebida pelos especialistas consultados pela sondagem, mas o caso do desaparecimento dos estudantes na cidade de Iguala e a demora de reação do governo federal têm sido interpretadas como um dos fatores que minaram, em parte, a confiança no atual Presidente.

No Brasil, o ICE continua no patamar desfavorável, já que tanto o ISA e o IE mantiveram-se iguais em relação a outubro de 2014 – 30 e 84 pontos, respectivamente. Pela Sondagem Econômica da América Latina Ifo/FGV, os especialistas parecem estar esperando que as medidas prometidas de ajuste macroeconômico entrem em operação. Além disso, perspectivas de alta de inflação, baixo crescimento e problemas no abastecimento de água e energia não ajudam na melhora das expectativas.

O Brasil ficou em 10º lugar no ranking do ICE médio dos últimos quatro trimestres, liderado pelo Peru. Chama atenção a queda da Colômbia que esteve na primeira posição desde julho de 2014. A queda no preço do petróleo contribui para o aumento do déficit fiscal e da conta corrente do balanço de pagamentos.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador