Crimeia declara independência

Sugerido por alfredo machado

Do Público.pt

Crimeia declara independência e Ucrânia começa a juntar tropas
 
JOÃO RUELA RIBEIRO
 
Vai ser formada a Guarda Nacional para suprir as carências do Exército ucraniano. EUA iniciam exercícios militares no mar Negro e na Polónia.
 
O Parlamento regional da Crimeia aprovou nesta terça-feira a independência da península em relação à Ucrânia, uma etapa prevista rumo ao referendo de domingo. As autoridades de Kiev já afirmaram que não vão reconhecer a decisão de um parlamento que consideram ilegal e preparam-se para defender o território.
 
Os deputados reunidos no Parlamento na capital da Crimeia, Simferopol, utilizaram o precedente do Kosovo para defenderem o seu propósito e invocaram a Carta das Nações Unidas, bem como “toda uma série de outros documentos internacionais que estabelecem o direito dos povos à autodeterminação”, segundo o texto aprovado.
 
A declaração de independência da península do mar Negro é um passo prévio para a integração da Crimeia na Federação Russa. A vitória do “sim” no referendo de 16 de Março – o resultado mais esperado – será seguida de um pedido formal “à Federação Russa para [a Crimeia] ser admitida, tendo por base um acordo intergovernamental idóneo, como novo sujeito da federação”, lê-se na declaração, aprovada por 78 dos 81 deputados presentes.

 
Moscovo já mostrou abertura para aceder ao pedido das autoridades da Crimeia. Logo após o anúncio da marcação do referendo, na semana passada, os presidentes das duas câmaras legislativas da Federação Russa garantiram que a Rússia “apoiará a decisão do povo da Crimeia”.
 
EUA em exercícios militares
Bem perto do foco da tensão, os Estados Unidos iniciam esta terça-feira um conjunto de exercícios militares em coordenação com aliados regionais da NATO.
 
Apesar de o Pentágono ter sublinhado que as manobras estavam previstas ainda antes do início da crise na Crimeia, a resposta dos EUA não deixa de ser vista como uma tentativa para acalmar os países da Europa de Leste, intranquilos pela instabilidade na região.
 
O ministro da Defesa polaco, Tomasz Siemoniak, afirmou que estava previsto que os exercícios conjuntos fossem mais reduzidos, mas que a tensão na Ucrânia levou Varsóvia a solicitar aos EUA o envio de caças. Washington acedeu ao pedido e pelo menos 12 caças F-16 deverão chegar à Polónia esta semana, segundo a AFP.
 
Para além dos exercícios com a Polónia, os Estados Unidos vão enviar o navio USS Truxtun, com 300 militares, para patrulhar o mar Negro, onde se vão coordenar com unidades da Marinha búlgara e romena. As manobras vão ter lugar perto da cidade portuária romena de Constanta, a apenas 350 quilómetros de Sebastopol, onde está estacionada a Frota Russa no Mar Negro.
 
“O objectivo do exercício é o de aumentar a compatibilidade operacional dos navios da Marinha dos membros da NATO, melhorar o entendimento mútuo e aumentar o nível de preparação no mar”, segundo o Ministério da Defesa búlgaro.
 
A NATO iniciou, entretanto, um conjunto de voos de reconhecimento sobre a Polónia e a Roménia para monitorizar a situação no território ucraniano. Esta terça-feira, o espaço aéreo da Crimeia foi fechado a todos os voos comerciais, excepto os provenientes ou com direcção a Moscovo, segundo a AFP.
 
Nova força de segurança
As novas autoridades da Ucrânia negam-se a reconhecer legitimidade à consulta popular e não estão dispostas a abrir mão de nenhuma parte do território. O primeiro-ministro interino, Arseni Iatseniuk, disse recentemente que não vai ceder “um centímetro que seja do território ucraniano”.
 
Iatseniuk é recebido na quarta-feira na Casa Branca e na quinta vai discursar ao Conselho de Segurança da ONU sobre a intervenção russa na Crimeia.
 
Numa derradeira tentativa, o Parlamento ucraniano alertou as autoridades da Crimeia que o parlamento regional poderá enfrentar a dissolução caso o referendo vá em frente.
 
No mesmo dia em que a Crimeia declara a independência, o Presidente interino da Ucrânia anunciou a fundação de uma nova força de segurança, com o objectivo de “defender os cidadãos dos criminosos e de agressões internas ou externas”.
 
A Guarda Nacional terá por base as forças existentes do Ministério do Interior e será totalmente composta depois de ser concluída a mobilização de voluntários com experiência militar. Oleksander Turchinov sublinhou a necessidade de reconstruir as Forças Armadas ucranianas, numa altura em que tem subido a tensão com a Rússia, que Kiev acusa de ter invadido a Crimeia.
 
A nova administração ucraniana tem tido mão pesada para conter qualquer ameaça de separatismo. O ex-governador da região de Kharkov (Leste), Mikhail Dobkin, foi detido na segunda-feira e pode ser condenado a uma pena de cinco anos de prisão por “ataques à integridade territorial e à independência da Ucrânia”, segundo um comunicado da Procuradoria, citado pela RIA Novosti.
 
Dobkin, que abandonou o cargo para se candidatar às eleições presidenciais de 25 de Maio, terá defendido a federalização da Ucrânia durante uma mesa redonda em Kharkov, a 12 de Fevereiro, segundo o jornal ucraniano de língua inglesa Kyiv Post.
 
A detenção de Dobkin, que é muito popular junto das populações russófonas do Leste do país, pode fazer aumentar a desconfiança sobre as novas autoridades ucranianas. Rinat Akhmetov, o homem mais rico do país e um dos oligarcas mais influentes na vida política ucraniana, mostrou-se disponível para pagar a fiança de Dobkin. 
 
“Quando as autoridades detêm um dos líderes do Leste da Ucrânia, isso não acalma a situação an região, mas sim inflama. Deve ser um tribunal independente a decidir, depois de uma investigação profunda, se Mikhail Dobkin é culpado ou não”, afirmou Akhmetov, através de um comunicado. Akhmetov é considerado o homem por trás da ascensão de Ianukovich, mas desde a sua fuga do país que tem apoiado os novos governantes.

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os ingredientes para a

    Os ingredientes para a ‘tempestade do século’ estão à mesa. Virá o bom senso dos iluminados trazer a calmaria, ou a ganância desenfreada seguirá sua sanha inexcrupulosa e desumana ?

    1. Não sei se será para tanto.

      A Crimeia tem mais ou menos a área e a população de Sergipe.

      Se ficar nisso, não será tempestade de século, será a legitimição da autodeterminação de Kosovo.

      E a perda do argumento para que Polônia e Ucrânia não abriguem mísseis.

  2. Agora quero ver se os gringos

    Agora quero ver se os gringos tem o saco roxo mesmo…

    Falar grosso com Saddam, Al Asad, Khadafi etc é uma coisa.

    Agora encarar a mãe Rússia, que botou pra correr nada menos do que o Exército de Napoleão e a Wehrmacht, são ooooutros quinhentos……

  3. Apareceu o “oligarca-mór”

     Pela primeira vez, desde que começou o “rolo ucraniano”, aparece em destaque uma das serpentes que na verdade comandam o País, de cara o mais importante – Rinat Akhmetov ( SCM Holdings, DogorBank, Shaktar Donetsk), agora faltam os demais dos “oligarcas do leste ” (Kharkov, Donetsk,Donbass, Dneipropretovsk): Princhuk, Lazarenko, Kolomoisky, Boholiubov, Dubolet – todos “sócios de ocasião”, com os “7 de Kiev”: Zhursky, Mendevechuk,Hubsky, Karpenko, Surkhis ( opa ! só tem 5, é que um foi “morto em circusntancias suspeitas) e o Serghey Tihipko (PrivatBank), joga nas “duas”.

      V. Yurschenko, Y. Timoshenko, Yukonovich, todos estes são corruptos, desviaram dinheiro da Ucrania aos montes, e alguem ainda acredita, que é possivel tal feito sem apoio e sociedade de Bancos e seus oligarcas, até mesmo o atual Primeiro Ministro, um “moleque” para os padrões do Leste Europeu, começou sua vida de economista burocrata, sob as asas de seu mentor: Serghey Tihipko.

       P.S.: Referente as “movimentações militares”, tão caras aos jornalistas e demais fomentadores de conflitos, as “abobrinhas” publicadas, e a repercussão delas pelo nobres comunicadores sociais, são tão comuns e repletas de erros crassos, não sei se intencionalmente ou não, que nem dá para comentar .

  4. ‘Se ficar o urso come, se correr o urso pega’

    Os futuros empréstimos para a Ucrânia pagarão as suas dívidas com a Rússia

    A Ucrânia está desesperada por ajuda financeira após a sua economia sofrer durante meses de protestos e conflitos políticos e o Ocidente está ansioso para atender este anseio. Mas a maior parte do dinheiro pode acabar indo para a principal antagonista da Ucrânia.

    oblozhka333

    “Esse dinheiro poderia muito bem, ser encaminhado, indiretamente, para a Rússia, dada a quantidade de transações econômicas e financeiras entre Kiev e Moscou” disse o analista da Stratfor Eurasia, Eugene Chausovsky.

    A Ucrânia permanece em recessão, desde o meio do ano passado, e a sua economia foi atingida pela deflação. O governo de Kiev informou, no mês passado, que o seu déficit orçamentário aumentou 21,2 por cento em 2013 em relação ao ano anterior.

    Em resposta aos problemas econômicos e a invasão da região da Crimeia, a União Europeia declarou, na quarta-feira, que está pronta para liberar US $ 15 bilhões em empréstimos e subsídios para a Ucrânia. A administração Obama deu garantias de empréstimos de um US $ 1 bilhão e o líder da maioria na Câmara, Eric Cantor, disse o Congresso vai analisar esse pacote em breve.

    “Esse dinheiro poderia, muito bem, indiretamente, ir para a Rússia, dada a quantidade de transações econômicas e financeiras entre Kiev e Moscou.”

    Alexander Gordin, diretor da Broad Street Capital, que teve extensas relações de negócios na Rússia e na Ucrânia, há duas décadas, disse à CNBC que parte do dinheiro, provavelmente, será usado para pagar os empréstimos da Rússia para a Ucrânia e comprar o gás natural russo. A Ucrânia compra de 60 por cento de seu gás natural da Rússia.

    O acesso ao gás natural é uma carta que a Rússia jogou várias vezes contra a Ucrânia e outros países europeus e, além disso, Adrian Karatnycky, do Conselho do Atlântico, disse que Sevastopol, a capital da Criméia, que abriga a base da marinha russa do Mar Negro, é a única razão pela qual a Ucrânia obteve um preço razoável sobre o gás no passado.

    “Se Criméia anexar-se, para sempre, à Rússia, o que é duvidoso, será uma morte lenta para a economia da Ucrânia”, disse Karatnycky.

    Chausovsky, da Stratfor, acredita que, embora a União Europeia tenha afirmado que a ajuda financeira dada a Ucrânia não vai ser usada para pagar o gás natural russo, isso poderá acontecer de qualquer maneira.

    Lilit Gevorgyan, economista sênior da IHS Global Insight, disse que o os planos que se desenvolvidos na Ucrânia, depende muito da manutenção do fornecimento de gás natural este ano e nos anops posteriores.

    “No entanto, espera-se que uma grande parte deste empréstimo irá cobrir o déficit em conta corrente e também financiar o déficit orçamental”, disse Gevorgyan. “O projeto de lei de consumo do gás russo também será um dreno significativo, embora dependa de quanto gás a Ucrânia está planejando importar da Rússia a partir deste ano e nos anos vindouros.” [ Resumo de informações da NBCNews ]

    ***

    Sobre a moeda corrente da Ucrânia

    ucrânia dinheiro 265

    O dinheiro na Ucrânia é chamado hryvna. Há 9 nominais de hryvna ucraniano – as notas de 1, 2, 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500. A moeda de base, chamada kopiyka, é um centésimo de um hryvna e 100 kopiykas é um hryvna. Há 6 nominais de kopiyka – 1, 2, 5, 10, 25 e 50. O kopiyka adicional tem um nominal de 1 hryvna. O tema das notas são os retratos de importantes figuras públicas da Ucrânia desde a Idade Média até o século XIX.

    Fonte: http://www.ukrainetravel.co/currency-in-ukraine

    ***

    Donald Tusk, o primeiro-ministro polonês, advertiu que a dependência da Alemanha das fontes de energia russas, estava impedindo a União Europeia se unir contra a Rússia. 

    “A dependência da Alemanha do gás russo pode efetivamente limitar a soberania europeia. Eu não tenho nenhuma dúvida…”, disse Tusk.

    A Alemanha compra cerca de um terço do seu petróleo e gás da Rússia e os dois países têm uma relação comercial forte.

    Drone ucraniano observa soldados russos em Armyansk na Criméia

    [video:http://youtu.be/eTVfznp9Klw%5D

    As Forças Armadas da Ucrânia Avançam Para a Criméia Ocupada

    [video:http://youtu.be/Ww8_R54RJSs%5D

    ‘O urso pega e come’

    – se a Ucrânia atacar a Criméia antes do referendo, Putin defenderá o massacre de cidadãos da etnia russa.

    – se a Ucrânia atacar a Criméia após o referendo, Putin defenderá um aliado do ataque de forças estrangeiras.

    Simples assim…

    1. Fala truta.
      Não sei quantos
      Fala truta.
      Não sei quantos anos vc tem mas… o fato é que a Rússia é uma das fundadoras da ONU e desde a sua fundação possui uma parada chamada PODER DE VETO. Isso quer dizer que a Rússia pode VETAR o que quiser na ONU desde uma resolução do Conselho de Segurança até o uniforme da pessoa que limpa a privada do banheiro.

      E tem mais coisas sobre o mundo que vc não considerou em seu complexo comentário como por exemplo como a Europa não vai congelar com um suposto embargo a Rússia.

      É no is truta.

      1. Há ressalvas

        Teu comentário é bom, mas cabem ressalvas. A ONU é um nada no tabuleiro onde Rússia e EUA estão prestes a entrar pesado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador