Inflação anual da zona do euro acelera em novembro

Jornal GGN – A inflação da zona do euro acelerou em novembro devido à alta nos preços do setor hoteleiro e de energia elétrica, mostraram dados nesta terça-feira (17), mas o aumento de salários continuou a desacelerar no terceiro trimestre para o ritmo mais lento dos últimos três anos. Os preços ao consumidor nos 17 países que compartilham o euro recuaram 0,1% na base mensal, mas, na comparação anual, a taxa de inflação acelerou para 0,9%, ante 0,7% em outubro
 
A taxa de inflação ficou abaixo de 1% pela primeira vez desde fevereiro de 2010 em outubro, e o movimento de desaceleração dos preços forçou o BCE (Banco Central Europeu) a reduzir a taxa de juros para um novo patamar mínimo recorde em novembro.
 
A queda mensal foi conduzida por recuo de 0,8% nos preços de energia e por queda de 0,1% nos preços de tabaco e serviços. Os preços de alimentos ficaram estáveis em novembro, mostraram dados da agência de estatísticas da União Europeia (UE), Eurostat, nesta terça-feira.
 
Os custos trabalhistas na zona do euro aumentaram em ritmo mais lento em três anos nos três meses até setembro, informou a Eurostat separadamente, em um sinal de que a competitividade de custos dos países da zona do euro está melhorando. A baixa inflação mostra que as famílias não estão gastando e que as empresas não estão investindo, prejudicando o ritmo de uma recuperação que quase estagnou no terceiro trimestre.
 
Com informações da Reuters e BBC
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador