Israel é irredutível aos apelos palestinos

Jornal GGN – No final de setembro a União Europeia apresentou um plano para acalmar os ânimos de palestinos e israelenses, sugerido que o estado de Israel conceda 40 mil metros quadrados para a população palestina. Em resposta à proposta, o primeiro ministro judeu, Benjamin Netanyahu, declarou durante uma reunião de seu partido deste domingo (29) que não irá transferir “nem um metro quadrado”.

O conflito entre os dois lados tem se agravado desde outubro, contabilizando hoje mais de cem mortes de palestinos de 19 mortes de judeus, um eriteu e um norte-americano. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, também trabalha para evitar um aumento da escalada dos ataques mutuos, sugerindo um conjunto de medidas, dentre elas que Israel devolva áreas da Cisjordânia para a Palestina.

Netanyahu diz que não vai transferir “nem um metro quadrado” para palestinos

Da Agência Lusa

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, assegurou hoje (29) que não vai transferir “nem um metro quadrado” de território para os palestinianos, respondendo às medidas apresentadas pela União Europeia para acalmar as tensões na região.

“Não haverá transferência de territórios para os palestinianos, nem 40 mil metros quadrados, nem 10 mil, nem um metro quadrado”, disse Netanyahu em uma reunião do partido, segundo noticiou a agência espanhola EFE.

O dirigente israelense comentou a proposta, em debate nas últimas semanas, para melhorar as condições de vida dos palestinos e acalmar as tensões que aumentaram desde o final de setembro.

Agravada em outubro, a nova onda de violência já provocou mais de cem mortes do lado dos palestinianos, além de 19 israelenses, um eritreu e um norte-americano.

A propagação da violência despertou o receio de uma terceira Intifada (rebelião popular palestina contra forças de ocupação de Israel), levando a diplomacia dos Estados Unidos a se envolver em uma solução diplomática para o conflito que se arrasta há décadas.

Na terça-feira (24), o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, abordou o assunto com Netanyahu e também com o presidente palestiniano, Mahmud Abbas, em reuniões em Jerusalém e Ramalá, avançando com um conjunto de medidas para acalmar os ânimos, entre as quais uma petição para que Israel passe algumas áreas da Cisjordânia (a Zona C, segundo a tipificação dos Acordos de Oslo) para a jurisdição palestiniana (Zonas A e B).

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas o mundo é constituido de

    Mas o mundo é constituido de covardes e bocós que deveriam ter vergonha de propor tais tolices ao Estado de Israel, incluindo ai o patético Sr.Kerry. Israle dá risada desses apelos, só entenderá a linguagem do confronto real, como rompimento de relações diplomaticas de todos os paises que tiverem real desejo de ajudar os palestinos, corte de verbas dos EUA a Israel, confisco de bens e fechamento de lobbies judaicos, sem essas mensagens não darão um copo dágua a palestino algum.

     

    1. Os palestinos possuem bancos,

      Os palestinos possuem bancos, oligopólios midiáticos, lobistas, e um poderosíssimo serviço secreto? Não? Então quaisquer dessas possíveis sanções que você citou seriam tidas como “anti-semitas”. 

      É muito mais cômodo para os estadunidenses e os seus lacaios europeus ficarem apenas na retórica, com floreios e eufemismos diplomáticos do tipo “as ações de Israel são contraproducentes”; “não contribuem para a paz”; “são disapontantes”; e etc.

      Não se pode esperar absolutamente nada da tal “comunidade internacional” (América do Norte e Europa), muito menos do Conselho de Segurança da ONU. Paradoxalmente a liberdade dos palestinos virá da própria política intransigente e racista de apartheid, discriminação e limpeza étnica que o regime sionista insiste em seguir, sem ver que, quando um ser fica acuado, nada mais restará a ele se não resistir com todas as forças que lhe restam.

    2. Incrédulo

      André, a cada dia que passa mais me convenço que as sanções por você protagonizadas jamais ocorrerão, simplesmente porque as pessoas que realmente mandam no mundo, são as mesmas que mandam nos EUA, Israel e Comunidade Européia. Não há interesse, nem conveniência, em ajudar gente como os palestinos.

      Gente como Kerry só serve para dar ares de “preocupação civilizatória” na consciência da classe média americana, sempre tão preocupada em servir com “honra” em campos de batalha. Enfim, um embuste (inclusive auto embuste) que os impérios recorrem desde o tempo dos faraós…

      Provavelmente os palestinos seguirão contando só com eles mesmos, ou seja, prosseguirão na luta desigual, morrendo como moscas…

      Um abraço.

      1. Nem os arabes

            Os palestinos, após a “Nakba” de 1948, sempre foram “usados” pelos governos arabes, não importando se seculares baathistas, como Nasser, Sadat, Assdad-Pai até mesmo Hussein, como pelas monarquias absolutas da Peninsula Arabica, como o foram anteriormente a Israel, pelos sultões otomanos, que consideravam o povo palestino, próximo aos gregos, e portanto não tinham direito a “terra”, tanto que as sociedades colonizadoras judaicas ( seculo XIX e inicio do século XX ), adquiriam terras dos vizires otomanos, com os trabalhadores que nelas existiam, a séculos – em sua maioria palestinos – e os expulsavam, para colocar seus colonos, que vinham principalmente da Europa Central e Império Russo.

            

        1. Bom

          Caro Junior50, seu texto acrescenta, complementa e acaba por corroborar meu sentimento… Desde sempre os palestinos são chutados e só contam com eles mesmos… 

          Um abraço.

    3. Tolice mesmo

         Israel, com qualquer 1o ministro, jamais irá negociar territórios na Zona ” C ” , pode vir Kerry, Obama, Hillary ., Ashton, Hollande, Putin.

  2. Dia 25 de dezembro muitos vão

    Dia 25 de dezembro muitos vão comemorar o natal e ao mesmo tempo estão lutando contra a palavra de Deus como em Atos 5:39.

    Atos 5:39 Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.

    Como ?

    Gênesis 12:3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

    Cristão nunca vai lutar contra Israel !

    E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
    Gênesis 12:3E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
    Gênesis 12:3

     

     

  3. Apartheid

    O apartheid sul africano era mais ou menos assim….. E depois não querem ser comparados com aquele monstruoso movimento que tomou conta da Alemanha na década de 1930….

  4. Mapa e acordos de Oslo / Taba

        Portuguesada da Lusa, faltou o mapa, que é mais explicativo sobre o que Israel, após Oslo/Taba, fez nesta Zona ” C “, a mais fertil e com acesso a agua e fronteiras na Cisjordania. ( notar as “barreiras” construidas ).

        http://www.plataforme-palestine.org/Les-differents-zones-dans-les,3533

         Os dirigentes palestinos, de 1993 e 1995, ao aceitarem estas divisões pactuadas da Cisjordania, com suas respectivas draconianas exigencias israelenses, as quais não permitem um território continuo ( Zona ” A ” é cercada sem acessos fronteiriços, ou a fontes regulares de agua , a Zona ” B ” é ” israelense ” na realidade ), não assinaram um “Acordo”, eles capitularam, se renderam, certo esta o Hamas, que jamais aceitou estes acordos, tanto que “mal e porcamente” – na medida de suas possibilidades, poucas, logrou formar um  ” Estado”, no unico território continuo, “cedido por Oslo/Taba” **, aos palestinos ( Gaza ).

          Obama, e seus “office boys ” ( Kerry e Biden ) + office -girl ( Hillary )*, como os seus ” pets ” da UE, somados aos inuteis da ONU, podem até “propor” a Israel, que ela faça a “benemerencia” de ceder alguns territórios da Zona “C”, se quiser, pois os Acordos de Oslo/Taba, permitem a Israel recusar – e pior – diplomaticamente é uma atitude de governo, bastante razoavel, baseada em um Acordo, que supera resoluções da ONU, claro que se estas ocorrerem e os Estados Unidos não vetarem no CS, afinal resoluções da Assembléia Geral, não são mandatórias, a não ser que aceitas por todos os membros do CS.

           * Hillary : como qualquer “democrata”, ainda mais eleita por Nova York, depende dos votos e financiamento de instituições judaicas, ou não se elege nem a sindica de condominio.

           ** “territórios cedidos” :  Israel “cedeu” dois territórios em negociações para uma suposta paz , o Sinai para o Egito, e Gaza para a ANP – hj. na mão do Hamas – , pois como dizem em Israel, estas regiões não fazem parte de “Eretz Israel” ( conceito biblico, muito atuante na politica israelense a partir dos anos ’90 ), alem é claro, que do Sinai não dá para “tirar nada”, e no acordo feito com os egipcios ( Sadat ), a Peninsula do Sinai, tornou-se uma DMZ ( Região desmilitarizada ), um “tampão” entre Egito e Israel.

            P.S.: O Golan / Mt. Hermon : É parte do “Eretz Israel” – o Estado que controla as ” Colinas de Golan “, MANDA no regime das aguas da região, tanto do Rio Jordão e afluentes, como no Mar da Galiléia, e agua naquele conflituoso pedaço do mundo, desde os hititas, é mais importante que petroleo.

  5. Insustentável

    A cada dia fica mais insustentável a manutenção do Estado de Israel. É incrível com um povo estudioso não consiga encontrar uma forma diplomática para manter seu Estado, assim, dadas as circunstâncias atuais, o fim desse Estado é uma das condições necessárias para se ter paz na região.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador