Itamaraty diz que medida da ONU pode ajudar em fim de conflito

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) divulgou nota afirmando que o governo brasileiro recebeu com satisfação a notícia de que o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou resolução prevendo a eliminação de todas as armas químicas da Síria. Segundo o Itamaraty, a resolução aprovada na última sexta-feira, o documento endossa o processo de paz conduzido pelos sírios. “Trata-se de momento crucial de unidade do conselho, que pode se transformar no primeiro passo para a resolução definitiva do conflito naquele país”, diz a nota do Itamaraty.

Ainda segundo a nota, o governo também apoiou a conferência de paz que será realizada em novembro e anunciada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com objetivo de promover o fim da guerra civil na Síria e que já perdura por dois anos e meio.  “O Brasil expressa apoio à realização da Conferência de Paz Genebra 2, com a participação e protagonismo de todos os sírios, que conduza à solução do conflito e a imediata normalização da situação na Síria.”, diz a nota.

Bashar Al Assad, presidente sírio, assumiu o compromisso de destruir o arsenal químico no país e não dificultar o processo. A resolução da ONU, no entanto, não prevê intervenção militar automática no caso de descumprimento e foi aprovada por unanimidade pelos cinco membros permanentes e dez temporários do conselho.

O Conselho teve a iniciativa de votar a resolução como resposta à morte de milhares de civis nesse período de guerra civil na Síria e, principalmente, após o ataque com gás sarin no dia 21 de agosto, em Damasco, que levou à morte centenas de pessoas e mostrou ao mundo imagens chocantes. O incidente foi classificado como o pior ataque químico do mundo em mais de duas décadas.

Um dos mediadores do conflito, o ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov, que interviu positivamente para que os Estados Unidos não interviessem militarmente na Síria, declarou que seu país continuará no trabalho para avanço das negociações de paz. Ele disse também que o Conselho de Segurança deve se preparar para adotar sanções caso sejam detectadas violações do compromisso de destruição das armas químicas.

A presidente Dilma Rousseff, em seu discurso na abertura da 68ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, defendeu a negociação e o diálogo como única solução para a crise na Síria. Ela também defendeu uma reforma urgente do Conselho de Segurança, para que tenha mais legitimidade na representação da nova ordem mundial, com a participação maior de países em desenvolvimento.

Eis a nota divulgada pelo Itamaraty

Nota nº 346

Aprovação de Resolução sobre a Síria no Conselho de Segurança das Nações Unidas

O Governo brasileiro recebeu com satisfação a notícia da aprovação, pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, de resolução que determinou a eliminação de todas as armas químicas do território da Síria e endossou processo de paz conduzido pelos sírios. Trata-se de momento crucial de unidade do Conselho, que pode se transformar no primeiro passo para a resolução definitiva do conflito naquele país.

O Brasil expressa seu apoio à realização da Conferência de Paz Genebra II, com a participação e protagonismo de todos os sírios, que conduza à solução do conflito e a imediata normalização da situação na Síria.

 

Com informações da Agência Brasil e Itamaraty

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador