Na Rússia, tribunal liberta ativista brasileira do Greenpeace

Sugerido por Cláudio José

DO Terra

Tribunal russo liberta ativista brasileira do Greenpeace sob fiança
 
A justiça russa concedeu liberdade mediante pagamento de fiança nesta terça-feira à ativista brasileira do Greenpeace Ana Paula Maciel, presa em São Petersburgo com 30 companheiros por ter realizado um protesto no Ártico.
 
O tribunal de São Petersburgo que cuida do caso do “Arctic Sunrise”, o navio com o qual o Greenpeace organizou o protesto, impôs à jovem brasileira uma fiança de 2 milhões de rublos (46 mil euros).
 
Ana Paula é a primeira ativista estrangeira dos 30 detidos na Rússia que obtém a liberdade mediante pagamento de fiança depois de mais de um mês e meio presos.
 
Ontem, o mesmo tribunal aceitou libertar mediante a mesma quantia os russos Denís Siniakov, fotógrafo, Ekaterina Zaspa, a médica da embarcação, e Andrei Allajvérdov, porta-voz de imprensa do Greenpeace Rússia.

 
Antes, o Tribunal prolongou até fevereiro a custódia do australiano Colin Russell.
 
Ana Paula é a primeira estrangeira dos 30 detidos na Rússia que obtém a liberdade mediante fiançaFoto:  Efe
 
O tribunal continuará estudando os casos do resto dos ativistas, e tem até 24 de novembro para prolongar a custódia dos detidos, que é quando expira a detenção preventiva ordenada em setembro pelo tribunal do porto de Murmansk.
 
Nessa cidade ártica os ecologistas estiveram presos até 12 de novembro, quando foram transferidos a São Petersburgo.
 
Na sexta-feira, o Comitê de Instrução (CI) da Rússia antecipou sua intenção de prolongar a medida cautelar contra os tripulantes da embarcação, que são acusados de vandalismo por tentar invadir uma plataforma flutuante do consórcio russo Gazprom.
 
Os tripulantes do “Arctic Sunrise” procedem da Rússia, EUA, Argentina, Reino Unido, Canadá, Itália, Ucrânia, Nova Zelândia, Holanda, Dinamarca, Austrália, Brasil, República Tcheca, Polônia, Turquia, Finlândia, Suécia e França.
Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o nosso amigo, o ministro

    E o nosso amigo, o ministro canastrão da justiça? Este é outro exemplo cabal da inutilidade desse atual ministério. Não serve para nada! A não ser para aparecer com a cara de galã, a lá Tarcísio Meira, na TV Globo.

  2. Não há o que contestar:

    Não há o que contestar: vitória da diplomacia brasileira, prova de que as boas relações entre Brasil e Rússia estão em alta.

    1. calma amigo sem

      calma amigo sem ufanismo…

      ate pq a justiça da Russia ( como seu governo ) esta se lixando para o que o Brasil pense disso.

      fora que foi estipulada fiança, ou seja não paga nada feito…rs

    2. Não vejo razão para jubilo,

      Não vejo razão para jubilo, Válber. Ao contrário, a aliança entre Brasil e Rússia é um motivo de vergonha, isso sim. Aliar-se a um país autoritário, ferrenhamente anti direitos humanos. Nauseante! 

      1. Robson, como disse o colega

        Robson, como disse o colega acima, e o limbo jurídico chamado Guantânamo? Típico de um país que respeita profundamente os direitos humanos?

  3. Coincidência ou não…

    Luiz Alberto Figueiredo: minha primeira visita é a Moscou

    Luiz Alberto Figueiredo, ministro das relações exteriores, brasil

    Foto: AFP

     

    O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, está de partida para Moscou. O chefe do serviço diplomático do Brasil falou das “excelentes relações de parceria” antes de embarcar para a Rússia em visita oficial.

    “O Brasil tem excelentes relações de parceria estratégica com a Rússia e isso é confirmado pelo fato de que faço a minha primeira visita, na qualidade de chefe do Ministério das Relações Exteriores, além dos limites da região sul-americana, precisamente a Moscou”, ressaltou o ministro. A visita de Luiz Alberto Figueiredo à Rússia será realizada sob o signo dos 185 anos de estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países – que se comemoram neste ano.

    De acordo com a declaração de um representante do Itamaraty, durante as conversações com o ministro das Relações Exteriores da Rússia Serguei Lavrov serão abordados problemas relacionados com o desenvolvimento do comércio bilateral, a cooperação nas esferas de ciência e de tecnologia, a matriz energética, cultura e esporte. Ao formular a agenda das futuras conversações, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil deu a entender que todas elas estão relacionadas com as tarefas prioritárias que o ministro colocou ao assumir o cargo de chefe desta entidade:

    “Precisamos continuar a aprofundar o trabalho que já vem sendo realizado no sentido de abrir novas oportunidades de um país como o nosso, que dispõe como poucos de uma base industrial e agrícola altamente diversificada. Será fundamental trabalhar para aproveitar ao máximo o potencial de projeção internacional que se abre para nós com os grandes eventos ainda por realizar, em particular, a Copa do Mundo, no ano que vem, e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Ao mesmo tempo, a diplomacia cultural também tem que ser parte integrante da nossa presença, como reflexo maior da alma do povo brasileiro. No plano multilateral, o rumo está definido e é necessário seguir adiante com coragem e determinação, com o estilo construtivo que nos é próprio, na busca de soluções que correspondam aos nossos interesses e aos interesses de todos. Neste, assim como em todos os outros casos, estaremos atentos para a contribuição que o Brasil pode e deve dar, especialmente no contexto de uma já inadiável transformação da governança internacional, que inclui a reforma do Conselho de Segurança.”

    Nas conversações em Moscou uma atenção especial será dedicada às questões relacionadas com a concretização das decisões e dos acordos aprovados no decurso das visitas da presidente do Brasil Dilma Rousseff a Moscou, em dezembro do ano passado, e do premiê russo Dmitri Medvedev ao Brasil, em fevereiro do ano em curso. Estes acordos preveem, em primeiro lugar, o aumento do comércio entre os dois países para dez bilhões de dólares. A julgar pelos dados fornecidos por peritos, semelhantes opções por enquanto não foram encontradas. A Rússia e o Brasil esperam que a criação do banco de desenvolvimento no quadro dos países que integram o grupo BRICS contribua também para o crescimento das trocas comerciais.

    A parte brasileira pretende discutir em Moscou questões de preparação da cúpula de BRICS, a realizar no Brasil no primeiro semestre do próximo ano. Luiz Alberto Figueiredo apontou que as nossas relações no formato de BRICS enriquecem os vínculos russo-brasileiros e estas duas agendas estão em constante interação. O ministro brasileiro informou que pretende discutir em Moscou algumas questões problemáticas da situação internacional, destacando à parte o problema do conflito sírio. O ministro ressaltou na ocasião “o papel determinante da Rússia” na elaboração das decisões que permitam evitar a internacionalização do conflito.

    A julgar pelas informações das agências noticiosas, a visita do ministro das Relações Exteriores do Brasil à Rússia vai exercer influência positiva sobre o destino da bióloga brasileira Ana Maciel, que foi detida juntamente com outros militantes do Greenpeace em setembro, durante a tentativa de tomar de assalto uma plataforma de petróleo. Os advogados informam que a brasileira pode ser posta em liberdade já quarta-feira mediante o pagamento de uma multa de 140 mil reais.

    Viacheslav Osipov http://portuguese.ruvr.ru/2013_11_19/Russia-Brasil-relacoes-magnificas-de-parceria-estrategica-5845/

  4. “numa terra livre para

    “numa terra livre para protestar como os EUA”.

    antes que vc pergunte ao snowden, a bradley manning e ao Occupy, deixa-me rir. Vou rir ate o natal.

    Como tem espirito de bwana-bwana aqui no nosso pais. 

    A descolonizaçao mental é urgente.

  5. Grennpeace que pague,

    É só o começo do calvario fora da cadeia, haja dinheiro para viver em S.Petersburgo até que a justiça russa (mais lenta que a nossa) resolva julgar o caso – O Greenpeace pode preparar a carteira, o judiciario russo “adora” esfolar estrangeiros, para vcs. terem uma idéia, as seguradoras de viagens internacionais, raramente aceitam seguro de garantia juridica caso o turista vá para a Russia, somente no corporativo, com uma garantia “cruzada” de uma empresa russa.

    Já soltaram, sobre fiança, mais uns 5 ou 6, vão soltar todos, na base de 50.000 Euros/por cabeça, toda semana até o julgamento, estas pessoas vão ter que se apresentar, manterem-se em endereço fisico pré-comunicado (claro que por serem estrangeiros, seus passaportes estão retidos), não se envolverem em “NADA”, até mesmo comunicações em redes sociais são perigosas, com os advogados russos tambem.

    A Embaixada e o governo brasileiro já fizeram muito, aliás alem do que é previsto nas convenções internacionais, futuramente vão “apresentar a conta” (reciprocidade).

    P.S.: Espero que a familia da guapa guria, já tenha sido instruida a se expor o minimo possivel, o judiciario/governo russo, detesta publicidade negativa, ou possivelmente irei visita-la na próxima feira IMDS de S.Peter/, em 2015 – na cadeia.

  6. Greenpeace

    Na verdade 7 deles foram libertados. Além da Brasileira, um Italiano, dois argentinos, um Neozelandes, um polones, e um Canadense. Cada um pagou 2 milhões de rublos.

  7. Propuseram-se ser buchinha de

    Propuseram-se ser buchinha de canhão dos interesses dos ricos, que agora entendam como funciona. Só quero saber quem vai pagar: fiança, estadia, advogados, alimentação. Será que será mesmo a empresa multinacional-ong Greenpeace?

    E por favor, quem tem contato com essa abobada, que diz ser brasileira, peça para ela parar de provocar a justiça russa com cartazes, além de insistir no erro, está em inglês. Se pelo menos quer fazer papel de palhaça, que faça em russo, é mais simpático.

  8. *Ativista do Green Peace*
    luiz nakayama disse:

    Ainda ,acreditam em Heróis, que país é este???? 28 ativistas presos, multas de R$140.000,00 (cento e quarenta mil reais) X 28 = R$3.920.000,00 (quase quatro milhoes de reais) Quantas vidas poderiam ser salvas, da fome, da sede, na saude, nos estudos, em lar…, um bando de bagunceiros torrando dinheiro, TENHA CONCIENCIA VAMOS SALVAR VIDAS, vamos dar oportunidade a quem merece…. Aqui no BRASIL quantos bóia fria (trabalhadores rurais) nascem e morrem durante toda a vida e nem o buraco pra ser enterrado consegue com suor e lagrimas??!!! Me desminta ou tire a minha RAZÂO dessa indignação!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador