Nicarágua e Venezuela concedem asilo político a Snowden

Jornal GGN – O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e o da Nicarágua, Daniel Ortega, anunciaram que concederão “asilo humanitário” a Edward Snowden, ex-técnico da NSA. A decisão desafia o governo dos EUA que pediu a prisão do ex-técnico por divulgar dados secretos do programa de espionagem americano.

Em declaração, o presidente disse que optou pela decisão em nome da dignidade da América. “Eu decidi oferecer asilo humanitário para Edward Snowden”, disse.

Maduro acrescentou que Snowden é “um jovem que tem dito a verdade “Decidi oferecer asilo humanitário ao jovem americano Edward Snowden para que na pátria de (Simón) Bolívar e de (Hugo) Chávez possa vir a viver”, disse Maduro em discurso no dia em que é lembrado o 202º aniversário da independência da Venezuela.

Sobre o paradeiro de Snowden, acredita-se que ele esteja no Aeroporto Moscow Sheremetyevo internacional, o maior da Rússia.

Não há voos comerciais diretos entre Moscou e Caracas, portanto, Snowden teria que fazer uma escala em Havana, porém ainda não se sabe se haveria ou não permissão das autoridades cubanas. Ainda não está claro, entretanto, se Snowden aceitou a oferta do país.

A Rússia tem mostrado sinais de impaciência sobre a permanência de Snowden, em Moscou. O seu vice-chanceler disse na quinta-feira (4) que Snowden não tinha pedido asilo no país e precisava escolher um lugar para ir.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador