Países não alinhados apoiam reconhecimento do Estado palestino!

Criança palestina com bandeira de seu país!

Países não alinhados apoiam reconhecimento do Estado palestino

DA FRANCE PRESSE

O movimento dos países não alinhados reiterou em uma reunião em Belgrado, na Sérvia, seu apoio ao reconhecimento internacional da Palestina e sua adesão total à ONU, anunciou nesta terça-feira o chefe da diplomacia egípcia, Mohammed Kamel Amr.

“Seguiremos durante a 66ª sessão da Assembleia Geral apoiando as tentativas palestinas para o reconhecimento do Estado palestino com base nas fronteiras de 4 de junho de 1967” antes da Guerra dos Seis Dias, “e pedindo sua adesão total à ONU”, declarou Kamel Amr no último dia da reunião.

Kamel Amr informou que a maioria dos países membros do movimento já tinha reconhecido o Estado palestino.

Ele não informou, no entanto, se todos os países-membros votarão pela resolução palestina na ONU.

Diante do bloqueio do processo de paz, a Autoridade Palestina lançou uma iniciativa para tentar fazer a Assembleia Geral da ONU reconhecer, no mês de setembro em Nova York, um Estado da Palestina com as fronteiras que existiam antes da Guerra dos Seis Dias de 1967.

O presidente da Autoridade Palestina apresentará em 20 de setembro um pedido de adesão total às Nações Unidas, apesar da hostilidade de Israel e dos Estados Unidos.

O movimento dos não alinhados está reunido desde segunda-feira em Belgrado para celebrar o 50º aniversário de sua primeira cúpula, realizada nesta mesma cidade em 1961.

O movimento foi criado nos anos 1950, em plena Guerra Fria, pelo então presidente iugoslavo Josip Broz Tito, pelo primeiro-ministro indiano Jawaharlal Nehru, pelo presidente egípcio Gamal Abdel Nasser pelo indonésio Sukarno e pelo presidente de Gana, Kwame Nkrumah.

O grupo reúne 118 Estados que não se consideram alinhados a nenhuma potência mundial, e entre eles estão Índia, Paquistão, Argélia, Egito, Indonésia, África do Sul e Irã.

Link:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/971395-paises-nao-alinhados-apoiam-reconhecimento-do-estado-palestino.shtml

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador