Parlamento britânico abre caminho para Brexit

Aprovação definitiva pode ocorrer ao final de janeiro; saída do bloco europeu também pode levar os nacionalistas a buscar independência da Escócia e da Irlanda

Jornal GGN – Após um longo ciclo de negociações entre Londres e Bruxelas, o acordo do Brexit teve sua primeira vitória nesta sexta-feira (20/12), em um sinal de que a aprovação pode finalmente ocorrer em janeiro de 2020.

A nova composição da Câmara dos Comuns, formada após a esmagadora vitória de Boris Johnson, aprovou a primeira etapa do projeto que busca traduzir o Tratado de Retirada da União Europeia (UE) para a legislação britânica por 358 votos a favor, e 234 contra.

O debate sobre o assunto deve ser retomado após o recesso de final de ano, quando o projeto vai passar por comissões que poderão adicionar emendas antes da aprovação definitiva. Contudo, o governo prevê uma adoção definitiva em 09 de janeiro, para que o país saia do bloco comum europeu já em 31 de janeiro de 2020, naquela que será a maior mudança de rumo político do país em mais de 40 anos.

Johnson só deve conversar com o bloco para obter um acordo comercial após a saída do Reino Unido, no fim de janeiro.

Por outro lado, a vitória dos conservadores com o Brexit abre uma brecha para os nacionalistas da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda, o que poderá levar ao rompimento da ligação mantida entre Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

Os nacionalistas escoceses conseguiram 48 das 59 cadeiras na Escócia e, na Irlanda do Norte, aqueles que são favoráveis à união entre as Irlandas ganharam mais espaço do que aqueles que desejam seguir no Reino Unido pela primeira vez desde 1921.

Segundo os oponentes, foi justamente o apelo de Johnson pela execução do Brexit à custa dos interesses da Escócia e da Irlanda do Norte que levou a esse resultado, em um sinal de que a desintegração do Reino Unido pode ocorrer em um futuro próximo.

(com Reuters e O Estado de São Paulo)

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador