Portugal estima queda de 1,5% no PIB de 2011

De OJE

 

A economia contraiu 1,5% no ano passado, de acordo com a estimativa rápida das contas nacionais, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
 
Esta quebra revela que, mesmo assim, ficou ligeiramente melhor do que as expectativas, e que eram de 1,6% negativos, de acordo com a previsão do Banco de Portugal.
 
O país entrou num milénio difícil e a atual crise arrisca ser a mais difícil deste século, tendo em conta que, se em 2009, o PIB contraiu 2,9%, as previsões do Governo e do BdP antecipam uma quebra do Produto da ordem dos 3% a 3,1%. Este é um valor que só encontra paralelo em 1975, depois da Revolução, com uma contração da economia da ordem dos 4,5%.O país está há quatro trimestres consecutivos com a economia a abrandar. Os dados do INE, citados pela Lusa, mostram uma clara tendência de degradação da economia no final de 2011. Em cadeia, o PIB caiu 1,3% no último trimestre de 2011 e, em termos homólogos, a contração foi de 2,7%. O INE avança que esta situação “traduziu um significativo agravamento do contributo negativo da procura interna, associado particularmente às diminuições mais expressivas do investimento e das despesas de consumo final das famílias”.
 
Por outro lado, a “acentuada diminuição” das importações permitiu um “contributo positivo” do comércio internacional. As exportações continuaram a crescer a bom ritmo no último trimestre de 2011, mas revelaram uma tendência de desaceleração. 
 
Num comentário citado pela Lusa, o economista-chefe do Montepio, Rui Bernardes Serra, afirma que há sinais de que a economia portuguesa “está a responder melhor à crise do que o esperado”, tendo em conta que, no último trimestre do ano, o Governo recorreu a “medidas extraordinárias de consolidação orçamental”, com efeitos recessivos, mas que não se repercutiram na redução do PIB acima do esperado.
 
Semestre recessivo

O primeiro semestre de 2012 deverá manter a tendência dos dois semestres anteriores, com a economia a contrair fortemente. Os analistas estão convencidos de que, pelo menos, atingir-se-ão os seis semestres consecutivos de recessão.

O pior desde os anos 40

Entre 2003 e 2013, Portugal deverá registar quatro anos de recessão, o que constitui o pior desempenho da economia nacional desde, pelo menos, os anos 40. O ano de 1975 foi o pior, com o PIB a cair 4,5%, e em 1993 a contração chegou aos 2%.
Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador