Primeiro-ministro do Japão pede demissão por questões de saúde

A renúncia por questões de saúde foi anunciada hoje, sexta, quatro dias depois de Abe ultrapassar o recorde para a mais longa corrida consecutiva como líder japonês.

The New York Times

Jornal GGN – Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão há quase oito anos consecutivos, pediu demissão do cargo por questões de saúde. Num país onde ocorre alta rotatividade nos cargos de chefia, Abe realizou um feito significativo ao se manter por oito anos.

A renúncia por questões de saúde foi anunciada hoje, sexta, quatro dias depois de Abe ultrapassar o recorde para a mais longa corrida consecutiva como líder japonês.

Aos 65 anos, Abe é primeiro-ministro há quase oito anos. Durante seu mandato ele esteve à frente de uma país devastado por um terremoto, tsunami e desastre nuclear, e conseguiu restaurar a saúde econômica. Como feito extra, Abe conquistou um presidente americano nada previsível, Donald Trump.

Mas alguns de seus objetivos não foram alcançados. O primeiro-ministro não conseguiu revisar a constituição pacifista instalada pelos norte-americanos no pós-guerra.

Abe disse em entrevista que sofreu uma recaída de uma doença intestinal que o levou a renunciar durante sua primeira passagem pelo cargo.

Seu partido governista conservador, o Partido Liberal Democrata, deve nomear um líder interino que ocupará o posto até que o partido possa realizar uma eleição de liderança. O mandato de Abe iria até setembro de 2021.

Os principais candidatos para substituir Abe incluem Taro Aso, o antigo vice-primeiro-ministro e ex-primeiro-ministro; Yoshihide Suga, o secretário-chefe de gabinete de Abe; Shigeru Ishiba, um ex-ministro da Defesa que uma vez concorreu contra Abe para líder do partido; Fumio Kishida, um ex-ministro das Relações Exteriores; e Taro Kono, o atual ministro das Relações Exteriores.

As ações japonesas caíram até 2 por cento na tarde de sexta-feira após o relatório da renúncia planejada de Abe.

A mídia japonesa tem especulado sobre a saúde de Abe há semanas, especialmente depois que ele diminuiu significativamente as aparições públicas quando uma nova onda de infecções por coronavírus estourou em grupos por todo o país. Quando o Sr. Abe visitou um hospital duas vezes no período de uma semana, o boato disparou.

Mais cedo na sexta-feira, Yoshihide Suga, o secretário-chefe do gabinete de Abe, assegurou aos repórteres que Abe pretendia permanecer no cargo. “O próprio primeiro-ministro disse que gostaria de trabalhar duro novamente de agora em diante e estou vendo-o todos os dias”, disse Suga em uma coletiva de imprensa, dizendo que a saúde do primeiro-ministro “permanece inalterada”.

Abe, neto de um primeiro-ministro acusado de crimes de guerra e filho de um ex-ministro das Relações Exteriores, começou sua primeira passagem de um ano como primeiro-ministro em 2006. Ao renunciar em 2007 sob uma nuvem de escândalo, ele citou o fator debilitante dos efeitos da colite ulcerosa, uma doença intestinal.

Em junho, disse ele na sexta-feira, foi informado de que os médicos haviam encontrado sinais de recidiva da doença. Ele disse que nos meses que se seguiram havia perdido muito de suas forças, e agora deve receber tratamento com um novo medicamento.

Com informações do The New York Times.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador