A Copa de Joaquim Barbosa

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Joaquim Barbosa pediu para ocupar por mais um mês a cadeira do presidente da Suprema Corte. Coincidência seria a decisão tão relevante ter sido tomada um dia antes da semifinal da Copa do Mundo, entre Brasil e Alemanha.

Mas a política pão e circo não foi isolada: Barbosa também tomou outra iniciativa de alta relevância, na véspera do último jogo da seleção, quando isentou José Roberto de Arruda, denunciado no “mensalão do DEM”, de ser julgado pelo STF para o caso ser remetido à primeira instância.

Naquela sexta, as manchetes estampavam a ansiedade da partida. Em menor espaço, a notícia de Arruda, sem pretender concorrer com a manchete principal. Ficou meio escondida, ainda que invertendo a intenção de Barbosa: não era o presidente do STF livrando Arruda do julgamento na mais alta corte, mas o “heroi”, agilizando o início do julgamento.

Voltemos ao início da Copa.

O show de abertura estava marcado para o dia 12 de junho. O advogado de José Genoino, Luiz Fernando Pacheco, utilizara todos os meios possíveis para que o pedido de prisão domiciliar de seu cliente fosse analisado. Pressionava desde maio. Não suportou a procrastinação, e “rogou à Vossa Excelência” no Plenário do Supremo. Joaquim Barbosa não pensou duas vezes, e agiu com truculência. “Sorte” que este show ocorria no dia 11, um dia antes da abertura do Mundial.

Ainda assim, a atitude tomou proporções não esperadas por Barbosa. No mesmo dia, a OAB emitiu nota de repúdio, afirmando que “o presidente não é intocável” e que “sequer a ditadura chegou tão longe no exercício da advocacia”.

A saída foi tentar reverter os papeis de vítima-réu. Ainda no dia 11, favorecido por ser o dia que não teria espetáculo maior que a Copa do Mundo, armou a acusação improvável de que o advogado estaria embriagado – informação transmitida por um dos seguranças.

Sustentando a condição de vítima, ameaçado por forças ocultas e pelo poderoso advogado, Joaquim Barbosa abandonou a relatoria da Ação Penal 470, o “mensalão”. A grande mídia tratou como um gesto de protesto heroico. Mas o motivo é que, para entrar com uma ação contra o advogado, seria necessário afastar-se do caso. 

A abertura da ação penal e a saída de Barbosa ocorreram um dia antes do segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo, contra a Croácia.

Mas a batalha não era só de Genoino. Era também de Dirceu, Delúbio e dos demais condenados a regime semiaberto que estavam cumprindo o fechado, pelo protelamento por Joaquim Barbosa.

Nesse período, contrariou jurisprudência de 15 anos, em que o Judiciário resolve pelo humanitário, de considerar o emprego uma forma de reinserção social do preso. 

Foram três pareceres da Procuradoria Geral da República em favor do trabalho de Dirceu: uma, contrariando a investigação sobre o suposto uso de celular, que estaria impedindo o emprego; outra, pelo acolhimento do parecer da Seção Psicossocial de que Dirceu poderia trabalhar; e mais uma, considerando incondizente a necessidade de se cumprir 1/6 da pena, antes de ter o direito ao semi-aberto.

Não havia mais saída para que Barbosa sustentasse sua intransigência.

Em muito ultrapassado o calendário para se decidir sobre o assunto, teve que dar o braço a torcer. No dia 23 de junho, fez o agendamento, para a quarta-feira seguinte. Mas oportunamente no dia do terceiro jogo do Brasil, contra Camarões, já em situação decisiva. A nossa seleção precisava vencer a partida para continuar no Mundial.

E na quarta-feira, dia 25, retomou a pose. Sequer compareceu ao Plenário da Suprema Corte.

O próximo jogo, na fase mata-mata, contra o Chile, era um sábado (28).

As últimas duas recentes partidas já foram mencionadas. Dessa vez, o jogo mais difícil do Brasil suprirá a vergonha de ter mobilizado todo o país para a sua saída imediata, que era final de junho, e desfazer o artifício.

Vencendo ou não, a Copa do Mundo brasileira termina em cinco dias.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

59 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nesses dias eu escrevi num

    Nesses dias eu escrevi num post que expressões populares como carne de pescoço, carniça e emplastro caberiam bem em Joaquim Barbosa. Alguém aí consegue fazer este infeliz sumir da nossa vista?

    A que interesses este juiz de péssimo comportamento atende? O que está por trás de suas ações?

     

     

    1. Esperança

      Vera,

      Uma certeza você pode ter, uma hora ele e a máfia que o sustentam caem do cavalo.

      Nessa luta de forças politicas do bem e do mal, tem gente só esperando ele pisar no pauzinho. A arapuca já foi montada….

      Remember Demóstenes….

  2. Minha hipótese sobre o porquê

    Minha hipótese sobre o porquê do adiamento da saída dele, que publiquei ontem no post a respeito, estava certa…

  3. Joaquim Barbosa não consegue

    Joaquim Barbosa não consegue ficar fora do noticiário, mas também acho que ele quer melar alguma coisa, antes de Ricardo Lewandowski assuimir a presidência do STF.

  4. Muito estranho o adiamento da aposentadoria

    Diz que vai se aposentar e fica adiando? Parece que mudou de ideia.

    Se bem que achei o texto confuso ao vincular o comportamento de Barbosa à Copa do Mundo do Brasil. Não entendi muito bem o que a autora do post quis dizer em relação a isso.

    Qual o sentido? Barbosa quis se aproveitar da Copa para tomar as decisões que tomou, é isso? Não entendi. Por que ele faria isso? Qual o sentido? O post não explica isso direito.

    1. Alessandre,

      Fui o primeiro a aventar essa hipótese, ontem, no post a respeito, e a reproduzo aqui: “Perder os holofotes para a ótima Copa do Mundo no Brasil,  indo embora justo agora??? Melhor ir depois, mais para perto das eleições…”

      1. Faz sentido

        O problema do post é que não esclareceu como deveria essa visão. Nem sei se o post quis dizer isso mesmo. Ficou parecendo que tinha relações com as decisões tomadas.

    2. Com a COPA a aposentadoria de

      Com a COPA a aposentadoria de Barbosa passou em branco…

      Não teve o impacto que ele queria, que ele esperava!

      Não houve manifestações pedindo o VOLTA BARBOSA!

      Acho que ele queria isso!

      Barbosa é midiático…

      Ele agora volta…(pausa para rir!) para a saída triunfal!

      1. Pode ser

        O problema é que o post não fala nada sobre isso. Fica viculando o adiamento às decisões mais do que à Copa do Mundo, como se ele quisesse ficar para decidir ainda questões importantes. Nem de longe ficou claro que era porque a saída dele teria ficado obliterada pela Copa do Mundo.

  5. Eis aí o Presidente da Confraria dos Hipócritas do Brasil

    Os Brasilienses e os Mineiros foram sacaneados pois, o mensalão do DEM e do PSDB teveinterferência pró impunidade e pró prescrição.

    Ele e o Arnaldo Jabour são também membros da Confraria dos Indignados Seletivos.

    “Aos inimigos os rigores da lei ou Tribunal de excessão.”

    “Aos amigos os favores da lei.”

  6. Postei em vários blogues que

    Postei em vários blogues que só acreditaria na saída de jb quando fosse publicado no diário oficial. Sua não saída pode ter diversas explicações, para mim: quis ser um jânio quadros que desse certo – voltaria aclamado; considera que ainda não terminou sua “obra” de desmoralizar completamente o judiciário brasileiro, principalmente o stf; está de “reserva técnica” para dar prosseguimento à entrega do serviço que lhe foi encomendado; quer mais holofotes e microfones e ser mencionado nas redes, blogues, jornais e tvc – quem sabe está disputando o número de menções com a Dilma; nunca teve intenção de sair – era só busca de holofotes, etc.. etc..e parece que está conseguindo; é doido de pedra mesmo e aí fica difícil prever qual será sua próxima encenação. Peço aos advogados aqui do blog que esclarçam um ponto: o “adiamento” da aposentadoria reconduz jb à presidência do stf?  Obrigada 

  7. Muito estranho …

    Muito estranho. Ai tem coisa … Não é a Copa do Mundo. Nada a ver… Estão armando alguma. Golpe? Não sei. Esse homem é personificação do mal. Vaidoso, cinico e manipulador, deve estar preparando alguma patifaria e conta com o apoio da midia … 

  8.   Ele achou que sairia do STF

      Ele achou que sairia do STF carregado pela população – digo, torcida, igual em final de filme na Sessão da Tarde. Como não deve ter sido acompanhado nem por 3 gatos pingados, ficou magoadinho e viu a besteira que fez, maltratando tanto seu obeso e sempre desnutrido ego.

  9. Mais uma ação do Sr. Joaquim

    Mais uma ação do Sr. Joaquim Barbosa que desmoraliza o judiciário e o STF…

    JB brincando de se aposentar…

  10. Imaginou uma saída trunfal,

    Imaginou uma saída trunfal, nos braços do povo.

    Entretanto, apenas álguns repórteres e alguns coxinhas o saudaram.

    Foi mais um lance mal executado, como aquele xeque mal planejado que, ao invés de te beneficiar, te faz perder uma torre ou a dama.

  11. A jogada do Barbosa

    Fez o drible da vaca (para não pagar mico) no assunto da votação em relação ao trabalho externo de prisioneiros em regime semi-aberto, e agora corre a pegar a bola novamente.

     

  12. Lula empossou o Ministro

    Lula empossou o Ministro Joaquim Barbosa. Dilma, ao não publicar a tempo o Decreto de aposentadoria, que tramita pelo Ministério da Justiça, de José Eduardo Cardoso, de certa maneira deu nova posse ao Ministro Joaquim Barbosa. Parabéns, Presidenta Dilma! Parabéns novamente, José Eduardo Cardoso.

    1. http://www.migalhas.com.br/Qu

      http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI201812,91041-Joaquim+Barbosa+oficializa+saida+do+STF

      o Ministro OFICIALIZOU a saida até o fim do semestre, quer dizer até 30 de junho de 2014.  Declarou isso perante seus colegas de Corte portanto tornou essa data OFICIAL, não pode mudar a seu bel prazer.

      No serviço publico há um protocolo de saida, pedir para sair e depois pedir para ficar mudando a publicação no Diario Oficial é completamente fora da regra e da tradição do serviço publico brasileiro, o ficante VAI ATRAPALHAR a transição

      porque quebra a agrenda já programada e cria conflito de autoridade dentro do orgão, quem deve decidir sobre a conveniencia do serviço é o SUCESSOR e não o sucedido. O STF deveria ser firme e declarar a sucessão IMEDIATA,

      não tem logica o que sai do cargo comandar a publicação de sua saida no Diario Oficial, ao comunicar oficialmente sua saida ele já perdeu a autoridade do comando. É como se Janio quisesse ainda mandar no Governo depois de assinar a renuncia. A comunicação perante o pleno de sua saida até 30 de junho CRIA uma situação legal, não depende de publicação no Diario Oficial, que é meramente um registro de aum ato já praticado.

      Quando um empregado é demitido ou pede demissão de uma empresa, ele se desliga e depois vai ao sindicato homoçogar a saida, mas ele não permanece na empresa ATÉ A HOMOLOGAÇÃO, ele se desliga de imediato quando declarada a demissão porque essa declaração já produz efeitos legais, fixando o termo da saida.

      As atitudes do Ministro cessante criam um situação confusa na Corte, qual o interesse publico nessa situação?

  13. Para quem não entendeu eu

    Para quem não entendeu eu explico: por conta da Copa do Mundo, a saída de Joaquim Barbosa do STF não teve a visibilidade que ele esperava, não repercutiu como um fato político, não… nada… Foi lançado à insignificância e à mediocridade que lhe aguardam longe dos holofotes. Foi, mais ou menos, um redivivo da renúncia de Jango. Agora, ele pediu mais um mês, porque ao final deste “um mês” a copa terá terminado e ele tem a esperança de sair triunfante do STF, sob gritos estéricos de fanáticos que o idolatram Brasil a dentro de “Volta, Batman! Volta para nos salvar do governo corrupto petralha que devasta o país”. Então, restituído em seus plenos poderes de Batman do STF, ele declara o apoio que, enrustidamente,  oferece ao Aécio Neves e decide a campanha presidencial, devolvendo para os senhores da Casa Grande o poder. Na sequência, sairá triunfante pelo mundo, será homenageado pelas socialites e intelectuais dos Jardins por ter livrado o Brasil da corrupção e devolvido o poder aos “homens bons”, homenageado pelos meios de comunicação imperiais, em todas as praças públicas serão feitos shows em sua homenagem e, finalmente, seu nome ficará para sempre na história do Brasil como O Libertador. Então, o STF instituirá Joaquim Barbosa como o nosso “Rei Sol”, e estabelecerá o dia 22 de abril, mais uma data simbólica que tanto agrada aos instintos do nosso Libertador, como “O dia da Libertação”, a Igreja Católica, na mesma data, criará o dia de “São Barbosa”, feriado nacional, para que não mais esqueçamos de quem foi este grande homem. Só falta combinar com os russos, e com o povo brasileiro que vive nas trincheiras da vida. 

  14. o narbosa já fez tantas

    o narbosa já fez tantas besteirtas e aberrações contra a razoabilidadeb histórica da justiça que qualquer  posição que tomar de agora em diante só confirmnará o que sempre foi – o rei da maldade. o homem mau que impregnou o stf nos últimos anos….

  15. GGN Reveja esta

    GGN Reveja esta informação: 

    quando isentou José Roberto de Arruda, denunciado no “mensalão do DEM”, de ser julgado pelo STF para o caso ser remetido à primeira instância.

    A pedido do MPF ! verificar a decisão atacada no STJ MC 22 833 !

    _____

     

    Notícias STFImprimir

    Sexta-feira, 04 de julho de 2014

    STF suspende decisão que impedia TJDFT de julgar apelação de Arruda

     

    Decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, assinada nesta quinta-feira (3), suspendeu decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que impedia julgamento de recurso de apelação interposto por José Roberto Arruda no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), contra condenação em ação de improbidade administrativa.

    A determinação foi dada na Suspensão de Liminar (SL) 796, ajuizada no Supremo pelo Ministério Público Federal.(grifo meu)

    O MPF pediu a suspensão da decisão do STJ que paralisava o processo na instância anterior, até o julgamento de recurso especial que discute a suspeição do juiz de direito da 2ª Vara de Fazenda Pública do DF para atuar em processo contra Arruda.

    De acordo com o pedido, o Ministério Público entende que o candidato (PR-DF) ao governo do DF “não está buscando a revisão de uma decisão desfavorável contra si; pretende, apenas, paralisar o processo para que este não atrapalhe sua pauta política”. E justifica o pedido de Suspensão de Liminar apontando a existência de risco à ordem social e institucional, ao se impedir a análise de apelação por parte do TJDFT.

    Ao analisar o pedido apresentado ao STF, o ministro Joaquim Barbosa afirmou que a matéria em discussão “tem fortes notas constitucionais, dado que se discute a violação dos princípios do juiz natural e do devido processo legal na fixação da competência jurisdicional para conhecer de cautelas excepcionais”. Disse, ainda, que a decisão do STJ, questionada pelo MPF, “contraria a expectativa legítima das partes e da população ao desfecho em tempo oportuno da lide, independentemente do resultado”.

    Para o ministro, a paralisação do processo no TJDFT é medida desproporcional. “Na ponderação entre o dever de fornecer a prestação jurisdicional de modo eficaz e em tempo adequado, e a expectativa do exercício de faculdades políticas do indivíduo, deve-se chegar a um resultado que não impeça a marcha processual rumo à prestação jurisdicional”.

    Assim, o ministro suspendeu decisão do STJ “para permitir que o TJDFT examine o recurso de apelação interposto”.

     

  16. Herói com pés de barro

    Derrotado, Barbosa queria a saida triunfal  do STF com pompas do PIG A #CopaDasCopas ofuscou! Adiou seu pedido para uma nova tentativa após Copa!

    Esse cara não tem códigos…

  17. Com todo respeito ao

    Com todo respeito ao Barbosão.

    Mas ele está precisando levar uma zuningada para deixar de ser chato.

    De preferência nas partes baixas, eh,eh,eh

    Que cara mala !

  18. A explicação não convence.

    A explicação não convence. Para facilitar a transição? O maior interessado na transição é o sucessor, não o sucedido.

    O sucessor na cadeira de Ministro AINDA não foi nomeado, portanto não há sucessão no Gabinete de Ministro do Supremo, os milhares de processos acumulados lá continuarão até chegar o novo indicado.

    A sucessão na Presidencia, que é outro gabinete, não depende de transição, basta um ir embora e outro assumir, a pergunta é:  Ministro Lewandowski PEDIU para Barbosa adiar a saida? Se não pediu, a explicação perde todo sentido.

     

    1. “Ministro Lewandowski PEDIU

      “Ministro Lewandowski PEDIU para Barbosa adiar a saida? Se não pediu, a explicação perde todo sentido”:

      NAO.  Lew NAO pediu isso de Barbosa.  Ele saberia do fundo do coracao que o que se seguiria seria trairagem da parte de Barbosa.

      Barbosa tinha um pouco mais em mente:  ele estava pra ser exposto -mais uma vez- aas proprias chicanas judiciais dentro do STF.  O GGN publicou mais de um item a respeito disso, e a respeito das taticas de Barbosa, alias hoje mesmo vimos outro a respeito de Barbosa e a copa.

      Unica explicacao ate agora:  Barbosa le o Nassif.  Que publicou um item a respeito do caos que Barbosa deixou em sua “aposentadoria que nao foi”.  Nao existe chance de qualquer juiz nao-insano manter funcionarios que foram de Barbosa, por exemplo, e todos eles sabem que estao na porta da rua.  So que…  que isso involve milhares de processos do juiz supremo mais vagaroso do mundo.

      Ele ta tentando o obvio.  Salvar a propria reputacao dentro do judiciario, mesmo que ele intencionalmente -e com todo prazer, poderia se adicionar- atrapalhe seu Inimigo Eterno Para Toda A Vida, Lewandowski.

  19. Acho que JB se arrependeu da

    Acho que JB se arrependeu da aposentadoria. Talvez tenha dado uma de Jânio Quadros, esperando que o povo exigisse sua permanência no STF. Isso, sim, teria sido a sua consagração.

    Mas o esperado não ocorreu, com Jânio e JB.

    Mas Jânio não podia voltar, mesmo que quisesse. Já Barbosa pode pedir que seu pedido de aposentadoria seja suspenso até a assinatura e publicação do ato no DOU.

    Daqui até agosto, quem sabe, aconteça o que ele espera. Sem Copa para “atrapalhar”, talvez ele repense sua decisão e consiga apoio popular para permanecer no posto. Mas isso só poderia ocorrer com auxílio da mídia e, a esta altura dos acontecimento, não se pode ter certeza de que a mídia continua a apoiá-lo. 

    Joaquim Barbosa, como se sabe, não é de dar ponto sem nó.

  20. A movimentação midiática do

    A movimentação midiática do JB – inclusive criando conta no Twitter – parece indicar que a mosca azul da política o picou definitivamente; e, imagino, ele pode estar sonhando em tornar-se candidato à presidente da República.

  21. Vamos pedir uma lavagem nas escadarias de entrada do Supremo!

    O que mais gostei foi JB usar a desculpa da “transição” para facilitar a vida do novo presidente para dizer que fica. Genteeeeeeee, alguém ja viu o Joaquim Supremo fazer algo para facilitar qualquer coisa aos seus colegs e demais pessoas ? Pode até ser que enquanto pessoa seja um doce de jilo, mas como ministro do STF, sempre foi uma casca dura. 

    E Cristiana, e não é o que o JB virou telettubie ? Deu tchau no fim da tarde e voltou no dia seguinte para azucrinar Lewandowski e nos assustar. Esta parecendo o fantasma da opera, planando sobre o STF.

     

  22. As forças ocultas atacam novamente

    O Carcereiro da Papuda não conseguiu seu objetivo ao dizer que se aposentaria. Talvez as forças ocultas, as mesmas que atingiram em cheio o Jânio Quadros, tenha chacoalhado com força o cabecinha fraca do Carcereiro da Papuda. Agora ele vai se achar João Figueiredo e dizer que as bostas do seu cavalo Incitatus vale muito mais que os mensaleiros. Só falta o cabecinha fraca do Carcereiro da Papuda dizer que o seu Incitatus será nomeado por ele, Carcereiro da Papuda, como novo ministro do STF!

  23. JB continua seguindo o

    JB continua seguindo o cronograma midiático; foi, portanto, orientado a permanecer mais um tempo. O togado-bomba parece estar interessado em alguma coisa no CNJ , é só esperarmos mais um pouco que logo saberemos do que se trata.

    De qq forma, ainda não sabemos se foi o Ministro Lewandowski que solicitou a ” colaboração” de JB; eu acho isso impossível mas sei lá…  JB não sabe lidar com a normalidade; espera que suas ações tenham consequências pirotecnicas e qdo isso não acontece ele inverte tudo, de novo, até conseguir um espetáculo mesmo que seja bisonho.

  24. Barbosa foi a pior coisa que

    Barbosa foi a pior coisa que a justiça brasileira já teve nos últimos tempos, é vergonhoso o seu comportamento, o ministro feriu de morte o STF…. O Brasil não merecia alguém com a vaidade pessoal a frente da corte suprema do país. É por isso que o Senado há de mudar a nossa Justica especialmente o STF.

  25. O barbosão É O ÚNICO NO

    O barbosão É O ÚNICO NO SUPREMO QUE PODE DAR UMA CANETADA PARA PREJUDICAR A DILMA NESTAS ELEIÇÕES!

    Com tantos arapongas nacionais e internaCIAonais dando sopa por ai, armar uma é MOLE com o apoio da mídia!

    Dilma, essa oposição quando não deu no voto eles tentam o TAPETÃO e o obama deve querer ver uma mudança na américa latina PRO interesses dos EUA!

    De Honduras, ao Paraguai, agora atacam economicamente a Argentina e no Brasil estamos chegando às eleições!

     

  26. Ele so estava blefando e

    Ele so estava blefando e rindo da cara de todos. Como uma observdora amadora de psicopatas,  tive essa certeza todo tempo. JB eh o resultado da grande b…. que eh nosso Judiciario, ele na Presidencia eh a cereja no bolo desse poder podre.

    Agora, o Brasil esta como a Globo e Veja sonharam, com um enorme sentimento de derrota, a selecao perdeu  7 a 1.

    Um cancer insidioso estah na cabeca de um corpo em um momento de fragilidade. Deus nos acuda!

  27. Joaquim Barbosa não vai sair,

    Joaquim Barbosa não vai sair, pelo menos, até o fim do mandato de presidente do STF. A direita não vai abrir mão de um cargo importante como esse, ainda mais em ano eleitoral.

  28. A hipotese Janio Quadros do

    A hipotese Janio Quadros do STF faz sentido. Ele esperava que sua aposentadoria provocasse uma grande comoção nacional e pensou que seria trazido de volta “nos braços do povo”. Como nada aconteceu, mudou de ideia e voltou assim mesmo.Ainda acho que a Copa não foi o motivo do retorno. O Brasil inteiro sabia que ele sairia  muito antes da Copa começar. E nada aconteceu. Será que ele estava apostando na sandice do “Não vai ter Copa”? Então é mais doido do que eu pensava … 

  29. Quando há mais desatenção é

    Quando há mais desatenção é momento: Dos caçadores, dos predadores e dos criadores de MARACUTÁIAS, o CASO DOS ALOPRADOS dá ideía daquilo que podem fazer e tornar Dilma INELEGÍVEL…

     

  30. JB sai, volta e não sai mais

    As atitudes desse sujeito confirmam minha perplexidade em tê-lo como presidene da Suprema Corte Constitucional do meu País. Ele envergonha o passado da tradição de glória dos operadores do direito brasileiro. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador