A narração elaborada pela PF para conectar sítio de Atibaia e triplex no Guarujá

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Para dois depoimentos de igual peso no âmbito da Operação Lava Jato – o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o do ex-diretor da OAS Paulo Gordilho – a Polícia Federal além de conceder veracidade apenas ao último, o usou para afirmar que Lula mentiu.
 
A Polícia Federal da força-tarefa de Sérgio Moro não acreditou que Lula desconheça o tal executivo, então diretor de Empreendimento da empreiteira investigada. Durante a condução coercitiva, no dia 4 de março, em que o ex-presidente foi obrigado a prestar depoimento no Aeroporto de Congonhas, os investigadores questionaram:
 
– O senhor conhece o senhor Paulo Gordilho, ex-diretor da OAS Empreendimento?
– Por nome não, mas…
– Não? O Paulo Gordilho, não?
E Lula fez sinal negativo com a cabeça.
 
Esse trecho em que o ex-presidente não afirma que desconhece o investigado, mas que não se lembra “por nome” foi suficiente para os investigadores sustentarem que Lula mentiu, o que seria uma “contradição” e que para a Polícia é “possível notar que havia alguma relação de proximidade entre Paulo Gordilho e o ex-presidente Lula”.
 
O mencionado executivo seria um dos interlocutores da OAS para as reformas no sítio de Atibaia, segundo a tese da Lava Jato. Ele teria se reunido com Lula e dona Marisa, além do próprio ex-presidente da empreiteira, Léo Pinheiro, “para tratarem de assuntos de arquitetura relacionados a casa e na lagoa que está vazando”.
 
As aspas são de mensagens apreendidas pelos investigadores no telefone de Gordilho, com sua filha Isnaia. Nelas, o empresário informava que iria à Atibaia em um churrasco que seria “na fazenda de Lula” e que estariam presentes Léo Pinheiro e o ex-presidente.
 
Também faz referência a um encontro futuro com dona Marisa “para tratarem dos mesmos assuntos”. E foi um suposto desentendimento entre o ex-presidente e a ex-primeira dama que faz a PF chegar a uma conclusão:
 
“Dessa forma, as mensagens demonstram a atuação de Paulo Gordilho, e consequentemente da Construtora OAS, em obras realizadas no sítio em Atibaia/SP, indicando ainda a ciência por parte do ex-presidente Lula acerca do assunto, pois em certo trecho da conversa Paulo Gordilho escreve ‘Ele quer uma coisa e Marisa quer outra e lá vai eu e o Léo dar opinião’, além de citar o encontro entre os mesmos”, disse a PF.
 
Os trechos não comprovam que o ex-presidente seja dono do imóvel em Atibaia, mas as ilações e sustentações são garantidas em todas as 22 páginas da PF em relatório de análise, dentro dos autos que tramitam contra Lula a respeito do sítio e também do apartamento triplex no Guarujá.
 
A narrativa desenhada pelos investigadores nesse documento se justifica porque Paulo Gordilho seria uma das únicas pontes que poderiam conectar as obras realizadas no sítio e o apartamento da OAS no Guarujá com o ex-presidente, na tentativa de criminalizá-lo.
 
Após todo o emaranhado de teses com poucas provas materiais, a PF conclui que as mensagens capturadas apontam “a participação de Paulo Gordilho, Léo Pinheiro – e consequentemente da Construtora OAS – em projetos de cozinha instalados em imóveis localizados nas cidades do Guarujá e de Atibaia, ambos no estado de São Paulo, fazendo referência, possivelmente, ao sítio em Atibaia e ao apartamento 164-A localizado no Condomínio Solaris no Guarujá”.
 
Para a defesa do ex-presidente, a tentativa da Lava Jato de criminalizar Lula se tornou uma “obsessão”.
 
Leia a íntegra da nota enviada pelo advogado Cristiano Zanin Martins: 
 

“O ex-Presidente Lula e seus familiares não são proprietários de qualquer imóvel no Edifício Solaris, no Guarujá, ou em Atibaia. Os imóveis pertencentes a Lula estão devidamente declarados à Receita Federal.

A obsessão da Lava Jato em tentar incriminar o ex-presidente e atacar sua reputação e de seus familiares faz com que os investigadores se valham de procedimentos ocultos e de seguidos vazamentos de questões absolutamente irrelevantes, gastando tempo e recursos públicos do Estado.

No dia 4 de março de 2016 Lula foi conduzido coercitivamente sem ter sido intimado, medida sem previsão na legislação brasileira, para depor no aeroporto de Congonhas. Perguntado sobre o nome de Paulo Gordilho, entre muitos outros nomes, respondeu “por nome, não”. O ex-presidente não é obrigado a recordar o nome de todas as pessoas que já tiraram foto com ele.

Depois de concluir uma investigação pública sobre o Edifício Solaris sem identificar um apartamento pertencente a Lula naquele empreendimento, a Lava Jato se vale de procedimentos ocultos e vazamentos em série para continuar o ataque à reputação do ex-Presidente e seus familiares. Os advogados de Lula aguardam decisão do Supremo Tribunal Federal para combater mais essa arbitrariedade da Operação”.

Leia a íntegra do relatório da PF sobre as mensagens do ex-executivo:
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sinceramente, no dia em que

    Sinceramente, no dia em que resolverem invandir esse nosso pedaço de terra,

     

    em vez de a defenderem, muitos vão ficar de quatro para o invasor, é tanta estupidez, é tanta falta de visão e amor ao país, é tanta gente reacionária e que desdenha do povo que desanima imensamente.

  2. Nós investigamos fatos, não

    Nós investigamos fatos, não pessoas.

    Nós investigamos pessoas, não fatos.

    Nós investigamos pessoas.

    Nós investigamos o Lula.

  3. O francês Álvaro Dias

    Agora há pouco, na sessão do impeachment. o senador Álvaro Dias citou um pensamento do “grande escritor francês An-dré Gidê”. Isso mesmo. Ele quis pronunciar “à francesa”, mas disse André com vogal aberta no “e”, e fechou a segunda sílaba de Gide.
    Ele deve achar que o francês deixa todas as palavras oxítonas. Logo, só pode ser Gi-dê.
    Não sei se os pares notaram alguma falha “catatastrophiquê”.

  4. LULA é grande demais para um paisinho como o Brasil

    A perseguição alucinada a LULA só o engrandecerá perante a história. LULA já está ao nível de um Mandela e até mesmo de Gandhi. É uma grande alma que o Brasil de hoje não merece. Mas que o Brasil do futuro vai reverenciar e usar como referência para dias mais luminosos.

  5. Todo esse ódio da PF surgiu

    Todo esse ódio da PF surgiu das negativas de negociação salarial a partir de 2011. Não foi apenas a PF que se rebelou contra  Dilma e consequentemente o PT e Lula. Eu vi todo este ódio nascer e crescer dentro do funcionalismo público.

    Eu cheguei em Brasilia em 2010 para trabalhar no Ministério do Planejamento depois de ter sido aprovado em concurso público. Eu não participei de greves, pois para mim o salário era justo e conhecido quando me inscrevi no concurso. Mas era  justamente lá no Ministério do Planejamento que aconteciam todas as manifestações de sindicatos, associações e servidores.

    A negociação com SINDSEP se extendeu durante quase o ano inteiro. Era uma tortura para todos servidores ficar ouvindo repetidamente e ininterruptamente a música do tiririca que ficava repetindo sempre o mesmo refrão  “India seus cabelos, india seus cabelos, india seus cabelos, india seus cabelos, india os seus cabelos, os seus cabelos, os seus cabelos….”

    Os servidores do executivo depois de intensa luta e stress, que até levou ao infarto do Secretário de Relações do Trabalho (http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/01/morre-secretario-de-recursos-humanos-do-planejamento.html) ,  conseguiram um reajuste de 19% em quatro parcelas, 2012,2013,2014 e 2015.  Esse reajuste não deixou os servidores satisfeitos, pois não recompunha o poder aquisito corroído pela inflação que já estava elevada naqueles anos anteriores.

    A PF, Receita Federal e outras carreiras de estado não aceitaram o percentual de reajuste oferecido e aceito pela maioria. Esses servidores foram chamados de sangue azul pela Dilma, o que provocou um grande  descontentamento da elite do funcionalismo com a Presidenta. O Judiciário também não aceitou o reajuste oferecido, pois alegavam não ter recebido o reajuste anterior que foi pago ao executivo e,  isso, reivindicaçao reajuste de 56% para recompor o salário.

    A luta destas classes seguiram duante todo primeiro mandato. A PF aceitou o reajuste de 19% somente em 2014, para não ficar sem nada. A foto da Dilma como alvo de tiro durante a campanha presidencial ilustrou bem o clima de ódio que a Dilma conseguiu criar dentro da administração pública.  

    O judiciário e MP nunca aceitaram a oferta do governo que continuava indiferente aos descontentes.

    Não foi à toa que o panelaço aqui em brasília e os protestos conseguiram mobilizar um contingente enorme de servidores insatisfeitos. O panelaço em Aguas Claras , com enorme condominios habitados em sua grande maioria por servidores público, foi o maior do país.

    No segundo mandato os problemas aumentaram pois os reajustes solicitados não poderiam mais ser atendidos com o orçamento prejudicado. No primeiro mandato, havia recurso de sobra para conceder os reajustes salariais, mas não aconteceram

    Dilma criou inimigos dentro de casa, então ficou fácil para os inimigos externos invadirem o castelo entrando pelo portal principal.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  6. fosse sério o país e

    fosse sério o país e estaríamos comentando o retorno das obras de infraestrutura, o sucesso olímpico, o superávite do balanço comercial, a inclusão social e outras benesses. como este país é fruto dos mesmos de sempre, até policial, hoje, se “acha” investido da divina comédia: são beócios de tão indevidos em suas idiotias.

  7. Eles vão morrer com essas

    Eles vão morrer com essas acusações sem pé e sem cabeça de puro ódio. O presidente Lula tem ética e brio. Ele entrou para história por sua grandeza de governar e isso encantou o mundo. Não adianta vocês quererem macular uma grande alma. A verdade sempre vencerá o ódio e as mentiras…

  8. redículous

    Ai neguim se-ques-tra o Lula, levá-lo-iam para Guantánamo (bença temer). Ficou difícil e ai resolveram fazer um interrogatório no puxadinho do aeroporto.

    Pior, só fizeram pergunta irre….difícil.  Poderiam perguntar melhor:

    P.  Aeee Lula, conhece o Obama? R. Acho que é um presidente de um pais do north, andou dizendo por ai que eu era “o cara”.

     

     

     

  9. A narração elaborada pela PF

    Enquanto eles elaboram, enrolam, desenrolam o “disse me disse” segundo a narrativa inicial de definido o culpado há que se achar o crime, não havendo se “elabora”.

    Entretanto do outro lado da rua, seguem delações a mil, agora casualmente sendo abandondas, os tucanos seguem livre, leves e soltos apesar de delações, contas na Suiça, listas, etc.

    Mas são “imparciais”…

    Da um tempo aí, grupo.

    Haja saco !

    1. Mas é o que tenho dito

      É a oficialização pelo processo: a decisão de condenar Lula já foi tomada antes, agora só estão fabricando o motivo. Igual o impeachment, e aí toca o povaréu idiotizado a repetir que “não é golpe pois está na Constituição”…

    1. N s antes cancelar as condec. de José Dirceu e José Genoíno

      Luciano Ayan,

       

      Esse ato do Exército coloca a assinatura das FFAA no golpe de Estado em curso. Estavam quietinhos, acovardados, silentes, coniventes. Mas desde que aquela gravação da conversa entre Romero Jucá e  Ségio machado foi divulgada, a máscara das FFAA caiu. Mesmo antes, quando o general filho,  sobrinho-neto e neto de torturadores, sérgio etchegoyen, foi nomeado para o recriado SNI e como primeir providência sitiou e grampeou o Palácio da Alvorada, onde a presidenta Dilma é mantida refém desde o dia 12 de maio, já era possível perceber a presença dos coturnos como avalistas das quadrilhas oligárquicas que usurparam o Executivo Federal.

    2. N s antes cancelar as condec. de José Dirceu e José Genoíno

      Luciano Ayan,

       

      Esse ato do Exército coloca a assinatura das FFAA no golpe de Estado em curso. Estavam quietinhos, acovardados, silentes, coniventes. Mas desde que aquela gravação da conversa entre Romero Jucá e  Sérgio Machado foi divulgada, a máscara das FFAA caiu. Mesmo antes, quando o general filho,  sobrinho-neto e neto de torturadores, sérgio etchegoyen, foi nomeado para o recriado SNI e como primeira providência sitiou e grampeou o Palácio da Alvorada, onde a presidenta Dilma é mantida refém desde o dia 12 de maio, já era possível perceber a presença dos coturnos como avalistas das quadrilhas oligárquicas que usurparam o Executivo Federal.

  10. Vida de gado, povo marcado, povo feliz

    Estão aproveitando-se do fato de que a grande maioria da população está hipnotizada pelo efeito continuo das bombas semióticas.

    Qualquer versão manchetada na midia passa como a mais ABSOLUTA VERDADE.

    Criou-se uma massa de manobra permanente, mobilizada, fiel e acrítica

  11. Precisamos lembrar que o país

    Precisamos lembrar que o país vive um golpe de estado.Dentro deste contexto,a PF,o judiciários e todos os seus congêneres estão sob suspeição,não nossa,da história.

    Quanto ao presidente Lula podem tentar à vontade manchar sua biografia. Podem até conseguir. Agora,o que não conseguirão jamais é alterar as mudanças realizadas durante o seu governo e o da presidenta Dilma.

    Frutos virão.Essa gente sabe disso e por isso corre que nem louca para tentar amealhar seus últimod momentos no poder.

    Tentaram acabar com o presidente Lula em 1980,quando ele era um “simples” líder metalúrgico. Consegiram,o Lula metalúrgico deixou de existir e tornou-se o presidente Lula,o maior e melhor presidente da história deste país.

  12. O triplex de Guarujá já foi.

    O triplex de Guarujá já foi. Teria que se encontrar mais alguma coisa no laguinho e pedalinhos, afinal não ficam bem na fita autoridades encarregadas de vasculhar a vida de Lula por tantos anos sem encontrarem um nada. É necessário jogar na mídia algo que pareça substancioso, nem que para tanto se façam manobras espútias como a ora produzida. Nada que não possa ser mais tarde questionado.

    Acontece que mais tarde quem estará sentado na cadeira de Dilma, oficialmente, e que anda calado sobre o tema, deve já ter seus planos macabros para determinar, como autoridade máxima, algo mais que hoje desconhecemos, mas que Moro e demais conehcem bem. 

    Ontem os malditos militares da Argentina pegaram penas perpértuas pelas suas atrocidades. Por aqui, infelizmente, eles até já estão representados dentro do governo interino. E é desses generais que, talvez, Lula não consiga se livrar.

  13. Verdade ou não, vai ter condenação

    Pelo que eu tenho observado, ao longo da vida, em casos semelhantes, ou seja, questões políticas, não importa se um processo se baseia numa verdade ou numa mentira, uma vez que ele é instaurado, os suspeitos já estão condenados, porque o que importa não é o processo em si, e muito menos a apuração da verdade, o que importa é o efeito que ele causará aos acusados e o benefício que trará aos acusadores. Nesse caso do  Lula, o objetivo primário é impedir sua candidatura em 2018, e o secundário é encerrar sua carreira política. Independente da existência ou não de provas, e mesmo da robustez das mesmas, caso existissem, ele será indiciado, e, certamente, condenado, porque a literatura permite.

    A verdade não tem nenhuma importância, em se tratando de política. E o que está em curso aqui não é uma investigação policial, nem um processo judicial. É uma disputa política.

    1. Isso aí

      Perfeito.

      História da prisão era só o bode na sala.

      Lula não vai ser preso e, para muitos, será uma sensação de alívio ele ser “apenas” condenado por Moro.

      Confirmada a condenação pela 2ª Instância, Lula será ficha suja. Bye-bye 2018 (se é que vai ter eleição naquele ano…).

      Lá na frente, com o clima mais abrandado, Lula será absolvido pelos tribunais superiores.

      Lula já terá uns 80 anos e já não será mais candidato a nada mesmo.

      E, de minha parte, cada vez mais me orgulho de ter ido contra a corrente e, desde a primeira hora, não ter sido muito entusiasta da lei da ficha limpa, agora na companhia de Gilmar Mendes.

      Ah, mas Gilmar não é boa referência. Bem… Tenho um relógio quebrado em casa. Ele está certo pelo menos duas vezes por dia!

       

    1. Aprenda a escrever, primeiro.

      Segundo a CF Brasileira, TODOS são inocentes até que o acusador, no caso o Estado-acusador prove o contrário. Portanto Lula é inocente, até que se apresentem provas de que ele tenha cometido algum crime. Lembre-se de que indícios NÂO SÃO provas.

      Dito isso, o missivista há de se lembrar que o relatório da PF que havia sido (com S e não C) divulgado não continha qualquer indiciamento ou atribuição de crime a Lula ou à família dele. O relatório vazado (crime continuado cometido pela ORCRIM da Farsa a Jato, que elegeu os veículos do PIG/PPV como escoadouro) ao ‘estadinho’ e divulgado hoje é outro.

       

  14. A ORCRIM só pára se prender ou matar Lula

    Prezados leitores,

    Não é preciso ser formado em Direito para saber que o documento que prova a propriedade de um imóvel é a escritura, devidamente registrada em cartório. Esse documento tem fé pública. Mas os criminosos que compõem a ORCRIM da Farsa a Jato fingem desconhecer a Lei, da qual deveriam, por ofício, ser fiscais e aplicadores.

    Lula é o maior líder popular do Brasil desde 1978. Milhares, talvez milhões, de pessoas já tenham estado próximas a Lula, o tenham cumprimentado, tirado foto com ele. Alguns milhares podem ter tido encontros e conversas com ele, inclusive Paulo Gordilho. Mesmo que Lula tenha falado com Paulo Gordilho, e daí? Qual o crime cometido pelo ex-presidente?

    Como tenho dito diàriamente em meus comentários, não podemos mais ser cerimoniosos com os que compõem a ORCRIM da Farsa a Jato. Ploiciais federais, procuradores e o juiz sérgio moro têm de ser chamados pelo que são: CRIMINOSOS.

    1. Sem cerimônias.

      Nessa sua linha de narrativa, sem cerimônias, Sua Excelência (com cerimõnia) o Ministro Teori Zavascki é cúmplice (sem cerimônia) ou solidário com a CRIMINALIDADE desenfreada (sem cerimônia) da quadrilha de servidores públicos constituída em Curitiba. Então, hoe, além de já abrigar um DELINQUENTE (sem cerimônia) protetor de bandidos condenados, o STF agora é coiteiro de bandidos do próprio judiciário. Fez bem o Joaquim Barbosa em pegar o seu boné e o seu APÊ em MAIAMI e se mandar, incurso apenas nos CRIMES (sem cerimônia) de ocultação de patrimônio, falsidade ideológica, desvio de função e elisão fiscal (tem mais algum?), e proteger-se do envolvimento com aquela suposta Alta Corte totalmente contaminada e conivente com a ilegalidade.Guardiões da Constituição!! Qua! Qua! Não é de admirar que tanta gente rasgue e pise em cima das letras da desmoralizada Carta Magna, com protetores desse jaez!!

  15. a nova pf

    Os puliça do PF devem ter aprendido os métodos investigativos com o beato dallagnol.

    Na republica de Curitiba os fatos são como revelações da bíblia, uma pagina aberta e a citação de qualquer versículo é a verdade que deve ser ligada ao fato em questão.

    Lembro-me de um gaiato a fazer este mesmo procedimento com uma conclusão inusitada, um trecho do livro sagrado mencionava Judas, a sua traição os trinta dinheiros e o suicídio, em outra abertura de pagina as palavras “vá e faça você o mesmo”.

    Alguém duvida das palavras do Livro Sagrado?

  16. Exercício de imaginação

    Do empório – http://oemporiodocesar.blogspot.com.br/2016/08/exercicio-de-imaginacao.html

    O convênio jurídico-midiático-oposicionista aguarda a decisão final sobre o mandato da presidenta Dilma Roussef, e, enquanto isso, segue firme com o grande plano de inviabilizar uma futura candidatura do ex-presidente Lula. E todos os esforços estarão concentrados não apenas para colocar a sua candidatura na condição de inelegibilidade, mas, sobretudo,
    para colocá-lo na prisão, criando o “registro imagético” – como já nos ensinou Guy Debord no atualíssimo livro “Sociedade do Espetáculo” de 1967 -.  As lentes midiáticas já estão prontas à espera da cena. O criminoso já foi identificado. Basta agora encontrar um crime. 
    Seria tudo muito mais simples se fosse o ex-presidente que estivesse envolvido em algumas dessas situações que este empório, num exercício de imaginação, recorda. Exercitemos, assim,  com sinais trocados, a nossa imaginação:

     

    Empresa de concessão pública paga mensalidade de amante de Lula que vive na Europa.Irmã de ex-amante de Lula é funcionária fantasma em gabinete de senador do PT.Camargo Corrêa constrói pista de pouso ao lado de fazenda de Lula em Buritis. Pista só é usada pela família do presidente.Filha de Lula é sócia do homem mais rico do país.Dona de empresa de e-commerce em sociedade com irmã de Daniel Dantas, filha de Lula expôs dados bancários de 60 milhões de brasileiros.Após processo de privatização do setor petroquímico, filho de Lula vira sócio de offshore sediada no Panamá.Lula tem agropecuária em sociedade com seus filhos em Osasco, cidade sem área rural.Filho de Lula, homem da Disney no Brasil, é proprietário de rádio em São Paulo.Primo de Lula controla quem pode entrar no aeroporto próximo a fazenda do ex-presidente.Deputados confirmam terem recebidos quantia para votarem a favor da emenda da reeleição de Lula.

    Alguns links:
    negócios de família
    se fosse filha do Lula
    delação
    fazenda em osasco
    disneylandia
    em são conrado
    outro

  17. O que Moro e esses calhordas e essas calhordas

    da PF, de toda ela sem poupar ninguém, estão fazendo a testar até que ponto a passividade dos brasileiros chega; com até aqui esse povo tem dado mostras de ser completamente bundão e covarde, eles estão avançando e testando o poder que a mídia e a máfia encastelada nos STFs e MPFs e senados da vida lhe deram.

    Um dia, lá nos idos do primeiro mandato de Lula, eu cheguei (ingenuamente, hoje vejo isso) a acredita na Polícia Federal como instituição séria, hoje não mais acredito, pra mim passou a ser uma milícia fascista que só aponta suas garras na direção do PT ou de pessoas ligadas ao partido.

  18. Como Polícia Judiciária da

    Como Polícia Judiciária da União, a Polícia Federal jamais poderia ser instrumentalizada para fins outros senão os estritamente previstos na CF e na legislação ordinária.  Acredito que muito da autossuficiência da mesma, do protagonismo as vezes até pueril,  foi em parte motivado por um contexto de disputas políticas nos quais até crimes, a exemplo da corrupção, passaram a condição de centrais no debate. Claro que até mesmo por inércia essa distorção também traria para o “palco” os órgãos encarregados de combatê-la. Essa é uma das características, dentre outras, que nos fazem ainda provincianos frente ao países mais avançados. 

    Agentes Públicos nunca, jamais, devem ser elevados a condição de heróis ou mesmo só de diferenciados. Isso não implica que AÇÕES HEROICAS individuais ou grupais não possam ser realçadas e enaltecidas desde que realmente singulares, e não o mero cumprimento do dever funcional. Afinal, eles são pagos para isso. Alguns, regiamente, a exemplo do Judiciário que hoje também em função da politicagem tem alguns dos seus membros alçados ao “panteão” não de heróis, mas de “deuses”. Caso desse Juiz Moro que acaba de receber a mais alta comenda do Exército por…….por…..por quê mesmo? Ah, sim, é o “Juiz da Lava a Jato”. 
     

    E haja estômago para suportar tanta breguice. 

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador