A prisão dos empreiteiros e o pacto que emperra o país, por Ricardo Melo

Da Folha

Escuridão no fim do túnel
 
Ricardo Melo
 
Prisões de empreiteiros expõem as feridas do sistema que mantém o Brasil no atraso
 
Agora ficou mais interessante. As prisões dos presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez conferem uma melhor dimensão do apodrecimento do “pacto” que há séculos emperra o crescimento do Brasil.
 
Registre-se, a propósito, que a operação seguiu o roteiro agente 86 tão a gosto do juiz Sérgio Moro. Na exposição de motivos para encarcerar os milionários, pode-se ler frases como “não é possível afirmar, nem afastar” a possibilidade de que terceiros podem ter pago algo “que se constitui em pagamento de propinas”. Alega, ainda, por antecipação, a possibilidade de delitos numa licitação que nem sequer aconteceu!

A mesma peça (no sentido amplo) faz referência a um email supostamente enviado ao presidente da Odebrecht. Não há notícia da resposta; em Londrina isso não faz diferença. Imagine a situação: um sujeito entra numa lan house, monta um perfil num portal qualquer e passa a disparar mensagens. Por exemplo: “Caro Sérgio, tudo acertado. Os pés de alface combinados serão entregues em breve. São tenros e verdes do jeito que você queria. Sempre na caixa, como encomendado. Não se preocupe que a plantação é grande. Lembranças ao Beto pelo bom trabalho.”
 
O email acima é fictício. Até por isso inexiste reply do destinatário. Mas vaza propositalmente. Um investigador astuto da turma de intocáveis poderia dizer: Bingo! Sérgio é o juiz Moro, alfaces são dólares, o pagamento é em cash e há muito mais em estoque. Beto, claro, é aquele famoso doleiro premiado. Caso resolvido. Só falta mandar prender alguém.
 
Isso quer dizer que o pessoal do cimento é inocente? Jamais. Mostra apenas que a Justiça pode ser manipulada ao sabor do momento, como arma política em vez de instrumento de apuração da verdade.
 
Mais importante. As sucessivas acusações de envolvimento da plutocracia com o Estado expõem uma relação secular; variam os protagonistas. Marcelo Odebrecht, por exemplo, cerca de um mês antes de ser preso, era festejado em convescotes com Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff.
 
Vamos além: com o escândalo da Fifa, barões da mídia sobem ao palco de suspeitos de roubalheira generalizada e fingem que não têm nada a ver com isso. Quer mais? Grandes bancos, dia sim, outro também, aparecem na berlinda de malfeitos. Às vezes como escoadouros de sonegação internacional, outras como pagadores de propina a agentes da Receita para burlar o pagamento de impostos. Belos exemplos da nossa prezada elite.
 
A lista, na verdade, é interminável. A cada enxadada, uma minhoca. Erra, no entanto, quem pensa ser suficiente um Torquemada tabajara para debelar o assalto ao erário. Em questão está o sistema que propicia a proliferação da rapinagem. Má notícia: no fim deste túnel por enquanto surge apenas o breu, a escuridão.
 
PEGO NA MENTIRA
 
“O governo federal usa recursos da Caixa Econômica Federal para o pagamento de benefícios sociais desde o governo Fernando Henrique (1995-2002), mas foi no governo Dilma Rousseff que a prática aumentou de maneira mais acentuada”. (texto de manchete da Folha, 26/04/2015).
 
Com base na série histórica, o Tribunal de Contas da União decidiu iniciar um movimento de pressão sobre o Planalto. Deduz-se que o problema não são as chamadas pedaladas fiscais, mas seu uso “mais acentuado”. Ou então quem ocupa o cargo quando o expediente é utilizado.
Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Alega, ainda, por

    “Alega, ainda, por antecipação, a possibilidade de delitos numa licitação que nem sequer aconteceu!”

    Já pensou a utilização desta ideia que mais parece coisa do filme Minority Report no futebol? “Edmundo foi suspenso antecepidamente do clássico contra o Corinthians porque vai arrumar confusão.” “Chulapa está suspenso até o fim do ano para não brigar com os zagueiros.” E por aí vai. Seria cômico, se não fosse trágico para o país.

  2. já imagnaram se o Sanctis, na

    já imagnaram se o Sanctis, na época da Satiagraha, tivesse a mesma liberdade e o mesmo trabalmento da imprense que hoje o Moro tem? O problema/solução é que uma hora a maré vai virar para cima desse juiz. todo mundo sabe que banqueiros e empreteiros financiam os dois lados da moeda para não serem pertubados pelo poder público. O Sanctis tentou com um banqueiro e todos sabem o resultado. Juiz promovido e policial demitido. Moro agora enfrenta as empreiteras. Vamos ver no que vai dá! Afinal de contas, todo mundo tem seus pecados e fraquezas

  3. Agora o país será outro

    Agora há divisão entre o poder econômico, parte dele irá enfrentar os meios de comunicação.

    Se o PT for esperto, fará uma frente contra o PSDB e essa mídia.

  4. Nessa história, que já virou palhaçada faz tempo,

    eu não sei quem tem menos senso do ridículo, se é o Moro se achando o grande justiceiro nacional, se é a mídia histérica que tem transformado esse maluco, que usa até sombra como prova de propina, em herói nacional, ou se é o governo que continua, através de seu ministro inútil da justiça, dizendo que apoia essa operação de destruição do país.

  5. O pig atrás de tudo

    E o pig, com a colaboração desprezível do psdb do aécio e do fhc, prende ridiculariza e humilha os maiores empresários do país. Com a comemoração, o aplauso e o incentivo dos mervais do globo et caterva.

    Agora vem a notícia que pediram aos eua para investigarem a empresa brasileira, logo a grande concorrente das americanas nas américas. Acabou. Estamos todos perdidos, graças ao pig e ao psdb.

    Tudo com inicio no “não preciso de provas para condenar o …”. O pig conseguiu o que queria. O pig está feliz.

     

  6. Mais um imbecil defendendo a bandidagem

    Se os emails em questão foram conseguidos na sede da Odebrecht, nos computadores dos investigadoss, em 10/112014, quando foram feitas buscas com mandato judicial na empresa, conforme está na decisão do juiz Moro, como poderiam ter sido enviados de uma lan house ???

    Aliás, todo email é rastreável, desde o ponto de partida até a entrega. Se o imbecil aí for numa lan house e fazer a merda que está sugerindo que seja feita, é bem capaz de ser pego. Idiota.

    Mas para a defesa da bandidagem vale tudo.

        1. Nem entende nem explica, mas comenta com grande flatulência!

          Vê-se claramente que V.Sa está pré ocupado com a chapinha de cerveja que voa nas profundezas marinhas da quadra de golfe, infectada com perdigotos de refrigeradores engarrafados em pérolas de antenas enterradas nas ditaduras democráticas.

          E chega de explicações!

    1. Cruzada

      Qual o motivo de tanto maniqueísmo?

      Por que razão todo questionamento aos métodos de investigação do juiz Moro é logo identificado como uma defesa de corruptos?Até os acordos de leniência,uma tentativa de preservar os empregos gerados pelas empresas invetigadas,são execrados.

      Pensei que Moro liderava uma investigação e não uma cruzada do bem contra o mal.

  7. Como nos faz falta hoje um

    Como nos faz falta hoje um Nelson Rodrigues! Só uma cronista do cotidiano com a sua genialidade  saberia apreender e interpretar o que ocorre hoje nesse Brasil varonil. 

    Mais do que nunca teria “insumo” para a sua inesgotável verve de frasista de efeito nesses tempos absolutamente insanos por qual passamos, a exemplo de um obscuro Juiz de Direito de primeira entrância, claramente imbuído do espírito de justiceiro para, quem sabe, galgar voos inimagináveis, na seara da política, simplesmente bagunçar toda o sistema econômico do país? Desmontar a golpes policialescos-intimidatórios uma mega estrutura empresarial respeitada no mundo inteiro? 

    Para que melhor adequação da famosa expressão “complexo de vira-lata” se não essa pretensa iniciativa do Ministério Público Federal de PEDIR aos Estados Unidos para que investiguem as operações da Odebrecht lá no quintal deles? Alguém imaginaria que ocorresse o contrário, Tio Sam requerer ao Brasil investigação sobre alguma multinacional sua, máxime se esta for de excelência e com expertise inigualável?

    Nelson Rodrigues era de direita, sim. Alguns o tachavam até de reacionário. Mas tenho absoluta certeza que se vivo fosse jamais compactuaria com essa escalada de imbecilidades, tolices, arbitrariedades, vedetismos,oportunismos e indiferenças quanto aos interesses nacionais.

     

    1. Não concordo com sua lembrança
      O Brasil e nenhum país do mundo precisa de Nelson Rodrigues.

      O que ele fez não tem qualquer relação com imprensa.

      Muito legal e divertido mas inútil.
      Precisamos é de verdades e Nelson nunca foi muito bom nestas coisas.
      Nelson era bom para darmos risadas e olhe lá. Precisamos de um pouco mais de seriedade.

      E quem quiser se divertir, que vá ao teatro!

      1. Tomei como uma tirada de

        Tomei como uma tirada de humor, esse teu comentário, Athos. Porque se for sério é sinal que não sabes patavina acerca de Nelson Rodrigues. 

    2. Isso não é simples viralatice

      Isso não é simples viralatice e carrega no bojo de maldades alguns outros propósitos:

      – Destruir a reputação internacional da Odebrecht, sobretudo alijando-a do mercado dos EUA. O que estes agradecem sobremaneira.

      – Reforçar o apoio (que naturalmente já está vindo lá do norte) contra eventuais pressões insurportáveis internas. Talvez nem os Marinho segurem esta peteca…

      – Tentar paralisar todo o trabalho da Odebrecht na área de defesa. Não é só como alguns pensam, a construção do submarino nuclear. Este é um desejo secreto do governo norte-americano. Afinal de contas, para Forças Armadas que devem ter apenas (na visão PSDB/EUA) função de combate às drogas (enxugando o gelo que eles criam a cada instante) pra que um submarino nuclear? Bastam barcos de patrulha…

      – Quem sabe envolver o Governo Brasileiro em alguma encrenca em Haia?

      Que ninguém se engane: tudo isto está acontecendo por conta da adesão do Brasil aos BRICS. Política esta que foi uma defesa à espoliação imperial e não um ataque gratuito à hegemonia do império. O uso das insatisfações da classe média foi apenas o bombeamento de uma ressonância para se produzir o efeito desejado.

    3. Tem alguém que faz mais falta, JB

      O nome do cara é Brizola.

      Se ele ainda estivesse aqui pode ter certeza que esse espetáculo deprimente não teria chegado onde chegou.  Que falta faz ao Brasil, em especial nesse momento, um político de coragem e um verdadeiro nacionalista. Atualmente só temos bundões!

  8. Por quê os empresários das

    Por quê os empresários das empreiteiras são algemados e o Daniel Dantas não podia, conforme reclamação do Gilmar Mendes????

     

  9. Peço ao Nassif,

    Peço ao Nassif, esclarecimento para o seguinte fato.

    Quando um juiz decide erradamente, e com imenso prejuízo ao suposto réu, como pode o réu ser ressarcido pela União, Estado ou Município???

    O cargo de Juiz e de provimento com base em concurso, mas quando age fora da lei, quem pode demití-lo???

    Como o Juiz incompetente pode ressarcir a União, Estado ou Município???

    Na empresa privada a rua é o caminho; aos juízes, continuamos pagando proventos absurdos????

  10. E ……………..

    E o pior é que toda a engrenagem juridica do País está abobalhada !!!

    Reaja seus fedelhos, contra esta republica do Parana facista !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Sem apadrinhamentos ou coberturas, mas apenas buscando a verdade factual, esta farsa juridica que ora impera no Paraná, não iria prosperar se realmente fossem buscado os méritos do judiciário, não esta farsa juridica !!!!!

    O pais está se arrastando nesta podridão juridica e imagino o que não devem estar comentando no exterior sobre o que está acontecendo !!!

    Nós e o Brasil, merecemos melhor sorte !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

    SOS homens sérios e nacionalistas. Se ainda houverem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. E o Boechat, queridinho de

    E o Boechat, queridinho de muitos, hoje falou e repetiu diversas vezes que o Lula tem que se explicar, porque uma coisa é fazer o que vários ex-presidentes do mundo fazem, oferecer serviços das empresas para outros países, política externa, outra coisa seria fazer manobras internas com empreiteiras, com sinais “inequívocos” de corrupção.

    Este é o Boechat, esta é a Band.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador