Advogado de doleiro que vazava informações operava para PSDB, diz Janot

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Procurador-Geral da República alertou que vazamento seletivo do teor dos depoimentos à Polícia Federal poderia comprometer a homologação da delação premiada

Jornal GGN – A Folha de S. Paulo manchetou na capa da edição desta segunda-feira (17) a seguinte notícia: “Executivos presos tentarão delação premiada, prevê procurador”. A entrevista com Rodrigo Janot, procurador-geral da República, possui outras informações contundentes, mas que não foram frisadas pelo jornal da família Frias. A começar pelo alerta que Janot deu à defesa de Alberto Youssef, quando, em meio ao segundo turno da eleição presidencial, um suposto depoimento do doleiro foi divulgado pela revista Veja, apontando que a presidente Dilma Rousseff e seu antecessor no Planalto, Lula, “sabiam de tudo” no caso Petrobras.

“Estava visível que queriam interferir no processo eleitoral”, disse Janot. “O advogado do Alberto Youssef operava para o PSDB do Paraná, foi indicado pelo [governador tucano] Beto Richa para a coisa de saneamento [Conselho de administração da Sanepar], tinha vinculação com partido.”

Leia mais: A razão do mal estar de Youssef

A dois dias da eleição, a Veja antecipou uma edição bombástica. Era para ser a bala de prata contra a reeleição de Dilma, a reportagem que afirmava, sem provas, apenas com base em um suposto depoimento de Youssef à Polícia Federal, que a presidente e Lula tinham ciência dos esquemas de corrupção na Petrobras – alvos de investigação na Operação Lava Jato.

“O advogado começou a vazar coisa seletivamente. Eu alertei que isso deveria parar, porque a cláusula contratual diz que nem o Youssef nem o advogado podem falar. Se isso seguisse, eu não teria compromisso de homologar a delação”, acrescentou Janot.

O PT, naquela mesma semana, apresentou uma petição ao Supremo Tribunal Federal, solicitando a instauração de um inquérito para investigar o vazamento seletivo de informações à grande mídia. A legenda também pediu acesso ao depoimento de Youssef, na tentativa de elaborar uma defesa pública. O ministro Teori Zavascki remeteu o pedido, em 28 de outubro, para o Ministério Público, para avaliação de Janot. Contatados pela reportagem do GGN, a Procuradoria e o PT ainda não informaram em que pé está esse pedido.

Segundo Janot, “são muitos fatos e muitas pessoas” envolvidos na Operação Lava Jato. Há uma gama inteira de políticos com mandatos que serão investigados pelo Supremo, mas “Há também muita gente que não tem foro, mas tem relação com o fato.” Ele citou os corruptores das empreiteiras, e adiantou que uma parte deles já está de olho na delação premiada com vistas à redução da pena.

Legado da Lava Jato

Na visão do procurador-geral, o legado da Operação Lava Jato vai ser justamente uma discussão inadiável sobre o financiamento das campanhas. Para as autoridades, o esquema de fundos privados para a corrida eleitoral também pode ser uma forma de lavagem de dinheiro. Além disso, Janot destacou que a Operação está mudando os paradigmas do “sistema republicano e da Justiça”, no sentido de que, agora, há um esforço maior para punir os crimes de “colarinho branco”.

“A Justiça de três, quatro anos para cá, não é mais uma justiça dos três Ps, de puta, de preto, de pobre. Ela está indo em cima de agente político e de corruptor. Acho que [essas novas operações e prisões] serão o grande propulsor da reforma política. E esse sistema é corruptor mesmo, se continuar esse sistema não vai mudar nada, pois vamos derrubar essas pessoas e outros virão ocupar esses espaços. O efeito que estou apostando é a reforma política.”

A entrevista completa pode ser lida aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o procurador sabia de tudo…………

    E o procurador sabia de tudo…………e não fez nada, não tomou nenhuma provodência? 

    Deveria ter afastado todos os delegados e mandado prender o advogado tucanodemo.

    Essa e a piada chamada “justiça” no Brasil.

    E ainda querem ser levados à sério!

    Zé Simão é que está certo!

    PIADA PRONTA.

     

    1. “E o procurador sabia de

      “E o procurador sabia de tudo…………e não fez nada, não tomou nenhuma provodência?”:

      Ta com uma cara tremenda de desvio de atencao dos delegados de merda pra outra pessoa.  A Conceicao ja matou a charada no viomundo.

      O fato eh que a psicologia forensica NAO permite qualquer outra conclusao exceto que delegados de merda fizeram uma armacao eleitoral e foram pre-celebrar no Facebook, contando que o golpe ia dar certo.  Porque outra razao um grupo de delegados e promotores (de merda) faria uma coisa tao ilegal e tao burra???

      Nao faz sentido nenhum.  E minha psicologia forensica nao falha muito frequentemente nao.

      Lembrem se tambem DO AVISO DE EDUARDO GUIMARAES poucos dias antes.

      1. STAAAANNNLEYYYYY!  Precisamos

        STAAAANNNLEYYYYY!  Precisamos de voce!

        1–Quais foram as datas da atividade do “grupo” dos delegados de merda no facebook?!?!

        2–Essa atividade foi posterior ao aviso do Eduardo Guimaraes?!?!

  2. Efeitos da lei Anticorrupção

    Nassif,

    A Lei 12.846 Anticorrupção é o instrumento a ser utilizado na Operação Lava Jato.

    Pela primeiríssima vez a sociedade brasileira assistirá grandes empreiteiras e diretores de grandes empresas pagando o preço pelo fato de ter se utilizado das práticas de corrupção conhecidas por muitos desde sempre. As impressionantes dezenas de parlamentares também devem ganhar cartão vermelho.

    Imaginando e torcendo para que tal aconteça, razão terá DRousseff, ao dizer no final de semana p.p. que as consequências desta Operação deveriam passar o patropi a limpo. Será possível acreditar que o exemplo de cima possa vir a ter efeito nos andares de baixo, isto é, nas esferas de Poder estadual e municipal, nas quais já foram vistas na TV as mais variadas cenas de corrupção, mas sempre com o foco exclusivo no agente passivo, o corrompido.   

    O fato é que a oposição estava toda animada e sorridente até sábado, com FHC a dizer que ” DR se sente ilegítima”, ” Era o que eu sempre quis, tirar a Petrobras das mãos destes diretores ” ( falou isto de modo sério e ainda foi aplaudido), ANFerreira sorridente na passeata pelo impedimento de DR ( o que seria um indivíduo como este no Palácio Jaburu?), o mineirim mais poodle de FHC do que nunca, e no domingo, nada e hoje menos ainda.   

    Agora, depois dos primeiros sinais positivos, só resta à sociedade aguardar.

  3. Nassif,

    Que demora para elevar essas informações bombásticas de Janot.

    Pela manha já tinha disponibilizado esse assunto no “clipping do dia”. Levantei essa bola em mais dois post do dia de hoje. Parece que o blog não está mais dando atenção às sugestões dos leitores.

  4. Órgãos e justiça politizados

    É no mínimo de se estranhar os rumos dessa “investigação”. Tanto Paulo Costa quanto Youssef  são crias tucanas. Os dois estão rodeados de tucanos (inclusive os advogados), operavam para tucanos e continuam a serviço de tucanos.  Youssef é amigo íntimo de Álvaro(esqueci que tinha 6milhões) Dias. Já Paulo Costa era funcionário de carreira da Petrobras e foi colocado em cargos de direção por FHC. Foi nessa mesma época, quando o valor de mercado da empresa era espantosamente  7 vezes menor, que tentaram privatizá-la . Além disso, plataformas superfaturadas afundaram, a estatal foi continuamente saqueada e vários casos de corrupção ocultados, como o escândalo encoberto da REPSOL.  Ao instalar a CPI da Petrobras, tucanos tremeram e alegaram que ela serviria de palanque.  O que intriga é o porquê, mais uma vez, não se chega nessa turma. São imputáveis? Soma-se a isso o fato de o processo estar sendo conduzido pela PF do Paraná e de um dos diretores desse órgão ser filiado ao PSDB desde 2001. Percebe-se claramente que o assunto, inclusive com vazamentos seletivos, está sendo direcionado e aproveitado para o propósito político. Vale também lembrar do caso surreal do helicóptero pego com 450 quilos de cocaína onde nada foi investigado e que desapareceu como num passe de mágica. 

  5. Interessante

    Interessante!! O Procurador Geral da república SABE nome, sobrenome e até o número do registro na OAB de quem vazou as informações de forma criminosa. E aí? Vai ficar por isso mesmo? A PGR não irá propor alguma punição? A OAB irá se ‘solidarizar’ a este psudo-advogado? O Ministro da Justiça, baseado nestas informações, vai ficar na janela curtindo a brisa ou vai montar uma estratégia para esvaziar estas delações que pra mim estão sendo utilizadas para a montagem de um golpe?

    1. Braga

      Lembre que o vazamento que Janot se refere foi o que terminou chegando à capa da Veja nas vésperas das eleições.

      Janot, como PGR também é o PGE (Procurador Geral Eleitoral) e como tal tem munus, responsabilidade pela fiscalização das eleições gerais para garantir um processo eleitoral transparente.

      Sobre a capa da Veja houve reclamação formal da coligação Com a Força do Povo

      Dessa forma, Janot praticamente confima que a Veja cometeu crime

      1. Boa Assis, meu bom bahiano!!

        Boa Assis, meu bom bahiano!! Mas continua a pergunta: E daÍ? O PGR ou PGE vai fazer alguma coisa? Vai montar um Processo contra a Veja e contra quem colocou estes vazamentos nas mãos dela? O Governo, através de seu Ministro da Justiça, não irá se manifestar? Estamos cansados de bois de presépio que só banam a cabeça. A militancia que se engajou e sofreu tanto nesta ultima campanha merece mais do que estas carinhas de insatisfação!

        1. Braga, os principais agentes

          Braga, os principais agentes políticos do PT, isto é: bigodinho e o Zé, ambos trabalham para mídia. É inaceitável para um partido que se posiciona como de esquerda.

          Toda essa corrupção que deve vir á tona é causada pelo o PSDB, o partido  busca o golpe paraguaio, isto é: são os caras que estão revelando, e não o PT.

          Esta estória de que é o PT que está ajudando isso a vir á tona é inverossímil, pois o PT não queria mexer nesse vespeiro, o PT não queria CPI!

          Se não tivesse eleição, não saberíamos de forma oficial todo esse esquema.

          A estratégia da oposição é jogar merda no ventilador, isto é, mostrar a realidade mas se blindando com ajuda do Establishment Brazil, isto é:  mídia, congresso, parte do Judiciário e PF.

           A argamassa de tudo isso é maçonaria, não tenham dúvida disso.

          Acredito que o PT tem condições de refletir e se desinfetar, isto é: tem que tirar todos o tucanos que estão no partido.

          É preciso acreditar nos homens de boa vontade deste país.

  6. Ah, eh?  Foi o

    Ah, eh?  Foi o advogado?

    Entao porque eh que os delegados estavam tao satisfeitos no facebook mesmo?  E porque apagaram a “pagina” logo depois que quebraram a cara com o resultado das eleicoes?

     

     

    Chegamos ao ponto critico pra mim:  eu ja nao acredito em mais nada que Janot fala.

  7. Por sinal, a tal ameaca

    Por sinal, a tal ameaca contra o advogado foi teatral, mas nao funcionou, foi DEPOIS dela que Veja saiu com sua capa.

    E agora ele esta falando nisso porque?  Vai adiantar?  Alguem tem alguma duvida que Youseff chutaria a barraca no PSDB se fosse condenado a prisao por varios anos fosse a delacao premiada suspensa ou nao homologada?

    1. To falando que esse

      To falando que esse Procurador é nosso companheiro.

      Se fosse antes o Dirceuzão tinha continuado curtindo a vida adoidado, andando de jatinho da OAS, indo passear em Cuba com jato da Andrade Gutierrez.

       

      1. Um homem dirigindo seu carro,

        Um homem dirigindo seu carro, entra na contra mão de uma estrada movimentadíssima.  Os carros desviam do louco e por pouco não batem…. de repente o motorista do veículo na contra mão escuta no rádio do seu carro que um louco guiava pela contra mão da rodovia e que era preciso tomar cuidado pois ele continuava seguindo….  O motorista imediatamente grita, dentro do seu carro, ao ouvir o repórter no rádio: 

        – um  louco não, vários!!

         E assim é você.  Continue dirigindo seu carro na contra-mão.  Não acorde para o mundo…provavelmente todos estamos errados e você seja o único certo.  Para pessoas assim como você, cuja viseira está tremendamente grudada  na face…. tirá-la significaria um sofrimento atroz….e sendo tanto sofrimento,  não compensa!!  

        Mas bem no fundo você é um afortunado….dentro da sua ignorância, você apenas enxerga essa dicotomia cansativa.

  8. A armação continua

    Só agora ele revelou isso, quase 1 mes depois das eleições, certamente para livrar a cara dos policiais aecistas. Se Não houvesse a denuncia da partidarização da PF, nada seria dito, e ficaria e feito pelo não feito. É armação atras de armação …

  9. Algumas observações:“A

    Algumas observações:

    “A Justiça de três, quatro anos para cá, não é mais uma justiça dos três Ps, de puta, de preto, de pobre…””

    Realmente: hoje ela é dos 4 Ps: de puta, de preto, de pobre e de PT.

    Ela está indo em cima de agente político e de corruptor.

    Realmente: agente político Petista e corruptor de Petista. Estão aí Demóstenes, Mensaleiros Tucanos, Robson Marinho e demais  Trensaleiros, etc, para não me deixar mentir. A lista é imensa.

    . Acho que [essas novas operações e prisões] serão o grande propulsor da reforma política. E esse sistema é corruptor mesmo, se continuar esse sistema não vai mudar nada, pois vamos derrubar essas pessoas e outros virão ocupar esses espaços. O efeito que estou apostando é a reforma política.”

    Podia começar pedido para Gilmar Mendes desengavetar o pedido de vistas das doações privadas de campanha.

  10. ARMAÇÃO DEU ERRADO

    Com tudo armado envolvendo advogado, delegados da polícia federal, procurador, mídias, não foi à toa a perplexidade dos tucanos quando ainda assim perderam para a Dilma. Só esqueceram de combinar com os eleitores dos estados nordestinos, Rio e Minas Gerais. São Paulo ainda vai se contorcer, já que foram os mais afetados pelas mídias em geral, mas estaremos todos atentos. Espero que a Dilma também, especialmente com sua polícia federal tucana sempre pronta a detonar o PT.

  11. parece que tomaram tenência de algo muito importante…

    da necessidade que já se fazia urgentíssima, a de recolocar os trâmites legais nos eixos,

    para que ambas as partes se pronunciem antes de serem processadas da forma que fizeram por merecer

     

    acredito que falta de novidades vem daí

  12. E a eleição?

    Sinceramete não entendi. Quando diz que ele “alertou” que o advogado estava vazando do que era sigiloso e que isso poderia comprometer sua “aceitação da delação premiada” ele não esqueceu algo muito mais sério? O advogado estava mudando os rumos de uma eleição para presidente, ele e a revistinha do esgoto estavam mudando fraudulentamente milhões de votos dos paulistas, e burlando um eleição. E quanto a isto… nada, nenhuma atirtude?. Porque  o advogado (e cumplices) não recebeu voz de prisão quando se descobriu isso?

    Acho que não entendi. Devo ter perdido algo da hstória. Esquisito.

  13. Eu to achando o Seguinte,a

    Eu to achando o Seguinte,a casa caiu geral, já está bem claro a armação da veja com a banda tucana da PF e advogado. E a outra Ponta o desespero final de “matarem”Youssef internação de ultima hora!

    Concerteza a Dilma tem um ZAP!,pois tentaram até o limite da INRRESPONSABILIDE para impedir sua reeleição.

    Por que ?Ela não vai deixar pedra sobre pedra!.provalvelmente Aecio sendo eleito seria aquele show só para varrer o PT,foi amante de petista,pelada da capa da playboy de 89 era petista o PT,PT….

    Mas não iam chegar ao coração Todos os partidos são finaciados ,pelas mesmas empreiteiras,da lava jato e essas mesmas empreiteiras estão presente em todas as obras do País a Décadas….e a Decadas alimentando sistema de corrupção partidaria do Pais e Midia via propagandas.

    Alguém acha que a falta da proposta de financiamento publico para campanhas,no programa do Aecio para reforma politica é só questão ideologica?

    E quem vai construir aqueles aeroportozinhos mil e uma utilidades?

  14. E daí?

    Operava. E daí? Na qualidade de PGR, o Sr. Janot alertou o advogado de que sua atitude poderia prejudicar a delação premiada do doleiro. Alertou? Era aliado? Na qualidade de PGE (Procurador Geral Eleitoral) não fez absolutamente nada. Por que? Para não prejudicar o partido de que o advogado era aliado e de cuja campanha estava participando com vazamentos? Essa atitude do PGE foi correta? Os crimes eleitorais cometidos não serão punidos? E a imprescindível isenção, onde ficou? E tudo vai ficar como se nada tenha acontecido?

  15. Fases 1 e 2 do golpe

    A confirmação por Janot – mais do que uma informação – de que o advogado do doleiro bandido confesso vazou notícias seletivamente para beneficiar os tucanos deveria ser objeto de um outro processo. Nesta outra ação, os envolvidos seriam:

    a) a Globo, Veja e afins, que produziram e colocaram no ar, em plena eleição, uma nova novela antipetista, com o título: “O escândalo na Petrobras – eles sabiam”, com capítulos sensacionalistas, alimentando diariamente – e impunemente: onde estava o TSE? – a campanha contra Dilma, Lula e o PT;

    b) os delegados da PF, que deixaram digitais com firma reconhecida em cartório virtual, atestando sua ligação com os tucanos, como apoiadores de Aécio “esse é o cara”, e contra o PT – “Fora PT”, Dilma e Lula, o “anta”. Certamente eles contribuíram para o vazamento seletivo e impuseram um ritmo de investigação sincronizado com a campanha eleitoral, até o dia da capa-panfleto da Veja, dois dias antes da eleição;

    c) o juiz Moro, com a pretensão de alçar voo ao STF, certamente contando com a amizade do senador Alvaro Dias e apostando na vitória de Aécio “esse é o cara”; além do advogado tucano do doleiro, claro.

    d) o esquema de pesquisas preparadas por encomenda na Istoé Sensus e Veritá, claramente forjadas para induzir o eleitorado a uma análise equivocada da realiade eleitoral.

    Nessa outra ação que o MPF não teve coragem ainda de abrir, fica evidente a tentativa de golpe envolvendo a deleção premiada de dois bandidos confessos, e um núcleo paranaense de delegados da PF, juiz e procuradores, além da mídia golpista. Não é pouca coisa, e colocou em risco a democracia brasileira e a vontade majoritária da população.

    Para mim, isso é muito mais importante do que os bilhões de reais desviados da Petrobras – ainda que seja importante também não deixar pedra sobre pedra, investigar e punir a todos os envolvidos, desde o governo Sarney até os dias atuais – já que em relação à anistia aos militares ninguém, ou quase ninguém, quer mexer.

    A escandalização espetaculosa midiática do escândalo da Petrobras – que nada mais é do que a prática corriqueira, ainda que em maior proporção, do que acontece em todo o Brasil, nas três esferas de poder, com todos os partidos – na minha opinião tem também o sentido de desviar a atenção em relação ao golpe que tentaram dar durante o processo eleitoral. Ou quem sabe até passar para a fase 2 deste mesmo golpe, pós eleitoral, caso o da fase 1, que levaria à vitória do tucano, falhasse. Falhou. Estamos na fase 2 do golpe.

  16. VIOMUNDO

    Delegados deixaram digitais: achavam que o golpe ia dar certo

    publicado em 14 de novembro de 2014 às 21:02

    por Conceição Lemes

    Ontem, quinta-feira 13, a reportagem de Júlia Duailibi, publicada em O Estado de S. Paulo revelou: no período eleitoral, delegados da Polícia Federal (PF) usaram as redes sociais para elogiar Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência, e para atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff, que disputava a reeleição, bem como a replicar conteúdos críticos aos petistas.

    Esses policiais, que mostraram ser anti-petistas militantes e radicais, são simplesmente os responsáveis pela Operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobras, empreiteiras, doleiros, partidos políticos, funcionários e ex-funcionários da estatal.

    Pela primeira vez os rostos desses delegados estão sendo mostrados. Para isso, contamos com a preciosíssima colaboração do NaMariaNews, que também nos ajudou na busca dos vídeos, das imagens e dos links que aparecem nos PS do Viomundo, ao final da matéria. Como os delegados mudam de nome dependendo da situação, a pesquisa foi bastante difícil.

    São eles:

    Igor Romário de Paula, da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado

    2 - 1- Igor Romario de Paula

    As investigações da Lava Jato estão sendo conduzidas por delegados vinculados a Igor Romário de Paula, que responde diretamente a Rosalvo Ferreira Franco, superintendente da PF do Paraná.

    Igor Romário de Paula, que atuou na prisão do doleiro Alberto Youssef, participa de um grupo do Facebook chamado Organização de Combate à Corrupção (OCC), cujo “símbolo” é uma imagem da Dilma, com dois grandes dentes incisivos para fora da boca e coberta por uma faixa vermelha na qual está escrito “Fora, PT!”

    Márcio Adriano Anselmo, coordenador da Operação Lava Jato

    10 - 9- Marcio Anselmo 2

    Márcio Adriano Anselmo foi quem, no Facebook, afirmou: “Alguém segura essa anta, por favor”, em uma notícia cujo título era: “Lula compara o PT a Jesus Cristo”

    Na reta final do 2º turno, fez comentários em outra notícia, na qual Lula dizia que Aécio não era “homem sério e de respeito”.

    Escreveu: “O que é ser homem sério e de respeito? Depende da concepção de cada um. Para Lula realmente Aécio não deve ser”.

    O delegado apagou há poucos dias o seu perfil no Facebook.

    Maurício Moscardi Grillo, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários

    15 - 12-Mauricio Moscardi Grillo em VIDEO 1-003

    Maurício Moscardi Grillo é o responsável por apurar a denúncia de grampos na cela de Youssef.

    Segundo a reportagem de Júlia Duailibi, ele aproveita a mensagem de Márcio Anselmo, para se manifestar sobre Lula: “O que é respeito para este cara?”

    Grillo também compartilhou uma propaganda eleitoral do PSDB, como a que dizia que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção na Petrobrás.

    “Acorda!”, escreveu ele ao comentar a reportagem da Veja, que foi às bancas na quinta-feira anterior ao segundo turno: “Lula e Dilma sabiam de tudo”.

    Erika Mialik Marena, da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvios de Recursos Públicos do Paraná

    Erica

    Na delegacia de Erika Mialik Marena, estão os principais inquéritos da operação Lava Jato.

    Em uma notícia sobre o depoimento de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobrás à Justiça Federal, ela comenta: “Dispara venda de fraldas em Brasília”.

    No Facebook, usava o codinome “Herycka Herycka”. Após a reportagem de Júlia Duailibi,  seu perfil foi retirado dessa rede social.

    A denúncia envolvendo esses quatro delegados da PF é gravíssima.

    Estranhamente, a mídia deu pouca repercussão a ela.

    Estranhamente também, até a hora do almoço da quinta-feira, 13 de novembro, a Polícia Federal, o Ministério da Justiça, a Procuradoria-Geral da República e o Supremo Tribunal Federal (STF) não haviam se manifestado sobre a denúncia do Estadão.

    O Viomundo contatou então as quatro instituições, via suas respectivas assessorias de imprensa. Primeiro, por telefone. Depois, por e-mail, fazendo vários questionamentos.

    Uma pergunta comum a todos:

    –  Que providências pretende tomar em relação ao caso?

    Ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, perguntamos também:

    – A partidarização explícita dos delegados da PF envolvidos na Lava Jato não contamina o resultado da investigação, já que eles demonstraram evidentes objetivos políticos?

    – A partir de agora a Lava Jato não fica sob suspeição?

    Ao ministro Teori Zavascki , do STF, indagamos:

    –  O comportamento dos delegados da PF não contamina a investigação, comprometendo o inquérito?

    – A partir de agora a Lava Jato não fica sob suspeição, inclusive as delações premiadas?

    À Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde fica a sua sede, perguntamos:

    – O que a PF tem a dizer sobre os evidentes objetivos políticos desses delegados?

    Na parte 1 da entrevista abaixo, o delegado Maurício Moscardi Grillo  fala aos 2,06 minutos sobre a PF e como deve deve agir em casos policiais. Imperdível.

    Ele diz que a Polícia Federal é republicana. Exatamente o oposto do que fizeram os quatro delegados da PF durante as eleições de 2014.

    [video:http://youtu.be/U3RuFzYgmPc width:480 height:360]

    Por isso, perguntamos também à Polícia Federal, via sua assessoria de imprensa:

    –  Como a sociedade vai confiar numa Polícia Federal que não agiu de forma republicana nessas eleições, mas politicamente em favor do então candidato do PSDB, Aécio Neves, e contra a candidata do PT, Dilma Rousseff, e o ex-presidente Lula?

    Do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, quisemos saber, entre outras coisas:

    – Quais seriam as medidas punitivas aos envolvidos no caso?

    – Como a sociedade vai confiar numa Polícia Federal que não age republicanamente, mas sistemática e politicamente em favor do PSDB e contra o PT?

    Nenhum respondeu. Insistimos por telefone.

    Questionada de novo, a Polícia Federal disse que não se manifestaria sobre o caso.

    O procurador-geral Rodrigo Janot também não respondeu. A assessoria de imprensa da PGR, em Brasília, alegou que ele estava em São Paulo e não tinha sido possível contatá-lo. Desculpa, no mínimo, estranha, já que existe celular hoje em dia e de de vários modelos. Não seria mais digno dizer que não iria se manifestar e pronto?

    Como o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não respondeu às nossas quatro perguntas, acrescentamos agora uma nova:

    – O senhor concorda com a nota dos procuradores do Ministério Público Federal, seção Paraná, em apoio aos delegados da PF?

    A íntegra da nota:

    Operação Lava Jato: Membros da força-tarefa do Ministério Público Federal manifestam apoio a delegados, agentes e peritos da PF

    Os Procuradores da República membros da Força-Tarefa do Ministério Público Federal, diante do teor da reportagem “Delegados da Lava Jato exaltam Aécio e atacam PT na rede”, publicada pelo jornal “O Estado de São Paulo” nesta data, vem reiterar a confiança e o apoio aos delegados, agentes e peritos da Polícia Federal que trabalham nessa operação.

    Em nosso país, expressar opinião privada, mesmo que em forma de gracejos, sobre assuntos políticos é constitucionalmente permitida, em nada afetando o conteúdo e a lisura dos procedimentos processuais em andamento.

    A exploração pública desses comentários carece de qualquer sentido, pois o objetivo de todos os envolvidos nessa operação é apenas o interesse público da persecução penal e o interesse em ver reparado o dano causado ao patrimônio nacional, independentemente de qualquer coloração político-partidária.

    O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também nada respondeu.

    No início da noite, a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça nos prometeu enviar o áudio da coletiva de Cardozo, dada um pouco antes em Brasília. Ficou na promessa. Mais uma vez o vazio.

    Como bem observou Fernando Brito, do Tijolaço, no post  Cardoso, o Lento, pede sindicância sobre “delegados do Aécio”, o ministro da Justiça “resolveu agir 12 horas depois que o país tomou conhecimento de que os delegados federais da Operação Lava-Jato participavam, no Facebook, de animadas e desbocadas tertúlias sobre a investigação que conduzem”.

    Cardozo determinou à Corregedoria da Polícia Federal que abra investigação sobre o caso.

    Na coletiva de imprensa, ele disse:

    Lava Jato - Cardoso 2

    Cardozo mostrou mais uma vez que é inepto e incompetente, para o dizer o mínimo.

    Em artigo publicado nesta sexta-feira 14, no GGN,  Luis Nassif acrescenta:

    O Ministro chega às 11 no trabalho, sai às 12p0 para almoçar, volta às 16 e vai embora por volta das 18h. A não ser que se considere como trabalho conversas amistosas com jornalistas em restaurantes da moda de Brasília.

    Será que é por isso que esta repórter não recebeu as respostas de Cardozo até agora?

    As manifestações dos quatro delegados da PF são cristalinas.  Ou será preciso desenhar para Cardozo?

    Nassif diz mais:

    É  blefe a atitude do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, de pedir uma investigação para a Polícia Federal sobre o ativismo político dos delegados da Operação Lava Jato. O problema da Lava Jato não é o ativismo de delegados no Facebook, mas a suspeita de armação com a revistaVeja na véspera da eleição. Se Cardozo estivesse falando sério, estaria cobrando a conclusão das investigações sobre o vazamento.

    Os quatro delegados têm o direito de ter as suas preferências políticas. A questão é que o comportamento desrespeitoso está longe de ser um caso menor. “É um ato político”, avalia Paulo Moreira Leite, em seu blog.

    Na condição de ministro da Justiça, Cardozo, como bem observou Paulo Moreira Leite, deveria saber que o aspecto do caso está resolvido no artigo 364 no regimento disciplinar da Polícia Federal, que define transgressões disciplinares da seguinte maneira:

    I – referir-se de modo depreciativo às autoridades e atos da Administração pública, qualquer que seja o meio empregado para êsse fim.

    II – divulgar, através da imprensa escrita, falada ou televisionada, fatos ocorridos na repartição, propiciar-lhe a divulgação, bem como referir-se desrespeitosa e depreciativamente às autoridades e atos da Administração;

    III – promover manifestação contra atos da Administração ou movimentos de apreço ou desapreço a quaisquer autoridades;

    A questão, portanto, é política. E  parece que Cardozo não quer se dar conta da gravidade do que aconteceu debaixo do seu nariz.

    Nos últimos 12 anos, tivemos vários momentos em que a Polícia Federal agiu em benefício dos tucanos e contra os petistas. E sempre ficou por isso mesmo.

    Em 2006, tivemos o caso do delegado Bruno, eleitor assumido do PSDB,  que vazou para a mídia fotos do dinheiro apreendido no caso dos “aloprados” do PT. A cena foi ao ar na quinta-feira anterior ao primeiro turno da eleição presidencial e ajudou a levá-la para o segundo turno. O delegado Bruno não foi punido por vazar fotos do dinheiro; pegou 9 dias de suspensão por mentir aos superiores.

    Na campanha eleitoral de 2014, tivemos o caso de Mário Welber, assessor do deputado estadual  Bruno Covas, do PSDB paulista. Ele foi detido pela PF em Congonhas com R$ 102 mil em dinheiro vivo e 16 cheques em branco assinados por Bruno Covas. A Polícia Federal ocultou o quanto pode o caso e continua a fazê-lo.

    Em compensação, em 7 de outubro de 2014, a PF de Brasília vazou imediatamente para O Globo a apreensão de avião que transportava dinheiro suspeito. Em seguida, que o detido no jatinho era da campanha do PT em Minas Gerais. São, como sempre, os dois pesos e duas medidas da mídia e da Polícia Federal.

    Eis que na eleição presidencial de 2014, setores da PF aparecem, de novo, atuando em favor dos tucanos e contra os petistas. O vazamento seletivo da Operação Lava Jato já sinalizava o objetivo político e a Polícia Federal do Paraná como uma das possíveis fontes.

    Agora, as manifestações no Facebook dos delegados PF em postos-chave na Lava Jato escancararam as suspeitas. Eles agiram de forma organizada para interferir no resultado das eleições presidenciais de 2014. Deixaram a PF nua.

    O nome disso é golpe.

    Aparentemente, tudo foi bem armado com setores da mídia, sobretudo, neste caso, com a revista Veja.

    Ela antecipou para quinta-feira, 23 de outubro, a ida para as bancas na semana do segundo turno, para que a matéria sobre corrupção na Petrobras e a Operação Lava Jato tivesse mais tempo de  repercussão na televisão, principalmente no Jornal Nacional,   e, assim, influenciasse o resultado da disputa presidencial.

    Veja trazia na capa as fotos de Lula e Dilma, com o título: “Lula e Dilma sabiam de tudo”.

    Em 25 de outubro, véspera do segundo turno, o doleiro Alberto Youssef  foi hospitalizado. Surgiram então boatos de que ele havia morrido envenenado.

    A PF sabia que o suposto envenenamento e óbito não eram verdadeiros. Porém, deixou que isso fosse disseminado durante horas nas redes sociais e nos programas televisivos de domingo sobre as eleições, especialmente os da Globo. Só foi desmentir no começo daquela tarde. Tal ação fazia parte do golpe em andamento, que acabou não dando certo.

    “Os delegados, flagrados no Facebook,  tinham tanta certeza de que o golpe teria êxito que deixaram digitais e provas pelo caminho. Só isso explica o que disseram”, observa um experiente analista da política brasileira.

    Talvez também porque nesses 12 anos do governos petistas outros delegados da PF ficaram impunes.

    Paulo Moreira Leite alerta:

    A campanha anti-PT dos delegados da Polícia Federal lembra os desvios do Inquérito Policial-Militar (IPM)  da Aeronáutica que emparedou Getúlio Vargas em 1954.

    Em 1954, quando o major Rubem Vaz, da Aeronáutica, foi morto num atentado contra Carlos Lacerda, um grupo de militares da Aeronáutica abriu um IPM à margem das normas e regras do Direito, sem respeito pela própria disciplina e hierarquia.

    O saldo foi uma apuração cheia de falhas técnicas e dúvidas, como recorda Lira Neto no volume 3 da biografia de Getúlio, mas que possuía um objetivo político declarado — obter a renúncia de Vargas. Menos de 20 dias depois, o presidente da República, fundador da Petrobras, dava o tiro no peito.

    Mas atualmente é inconcebível, além de inconstitucional, que isso venha a acontecer novamente. Em hipótese alguma, pode-se encarar com naturalidade o anti-petismo militante e radical dos delegados denunciados.

    Para o bem da democracia, é preciso investigar a fundo a tentativa de golpe do qual esses quatro delegados fizeram parte, assim como é preciso combater seriamente a corrupção.

    Do contrário, a democracia corre o risco de ser golpeada de forma mortal mais uma vez.

    PS 1 do Viomundo: Na coletiva de imprensa, o ministro José Eduardo Cardozo disse que a Corregedoria da PF deve apurar primeiramente se as manifestações dos quatro delegados são verdadeiras.

    Mas como isso vai ser apurado se o site OCC foi quase que totalmente esterilizado após a publicação da denúncia do Estadão? As provas só podem estar com Júlia Duailibi. Será que a jornalista fez os print-screens das páginas? Ou será que ela só teve acesso às fotos daquelas páginas do Facebook?

    PS 2 do Viomundo: É importante que os leitores saibam que os delegados usam seus nomes cada hora de jeito: ou completos, ou em partes. Isso dá uma grande diferença nas buscas.

    PS 3 do Viomundo: Maurício Moscardi Grillo foi nomeado para o cargo em 25/08/2014 – Seção 2, página 54, de acordo com o Diário Oficial da União. Portanto, depois que as investigações da Lava Jato já estavam em andamento.

    14 - 11- Mauricio Moscardi Grillo-DOU

    Quem quiser ver a segunda parte do vídeo do delegado, ela está abaixo.

    [video:http://youtu.be/LNuepkAFyas width:480 height:360]

    PS 4 do Viomundo:  O delegado Grillo também atuou na investigação do mensalão, em 2009. Veja aqui,aqui e aqui.

    PS 5 do Viomundo: A delegada Erika Marena trabalhou com o delegado da PF Carlos Alberto Dias Torres como responsáveis pelo inquérito que investigava Naji Nahas, o ex-prefeito paulistano Celso Pitta e outras 27 pessoas. Tudo derivado da Operação Satiagraha,que envolvia dois outros inquéritos, tendo como alvo o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.

    Pode-se vê-la falando sobre a Lava Jato neste vídeo e neste outro.

    PS 6 do Viomundo: Já que a Superintendência da PF em Brasília se recusou a responder nossas perguntas, o Viomundo gostaria de recorrer, em última instância, à boa vontade do superintendente da PF do Paraná, Rosalvo Ferreira Franco:

    7- Rosalvo Ferreira Franco 1

    – Doutor, o senhor sabia que os seus quatro subordinados estavam atuando politicamente no Facebook, jogando no lixo o caráter republicano da PF como um todo?– Que medidas o senhor, como chefe geral, irá tomar?

    [ A produção de conteúdo exclusivo só é possível graças à generosa colaboração de nossos leitores-assinantes. Torne-se um deles! ]

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/os-delegados-da-pf-tinham-tanta-certeza-de-que-o-golpe-daria-certo-que-deixaram-digitais.html

  17. Caro Nassif e demais
    Como que

    Caro Nassif e demais

    Como que é: “Eu alertei que isso deveria parar” e como não parou, qual foi a atitude de Janot?!Nenhuma, nenhuminha, nada de nadica.

    Não é complicado, é a casa grande socorrendo a casa grande.

    Saudações

     

     

     

  18. Janot, escrevam, no final,

    Janot, escrevam, no final, fará o jogo daqueles que manipularam, manipulam e manipularam ainda por muito tempo nesse país.

    Quem viver, verá!

  19. Prá bom entendedor…

    Primeiro ponto: ele diz que o advogado vazou conteúdo da delação. Sem dizer nada diretamente, Janot já confirma que o que a Veja escreveu está realmente no conteúdo da delação. Assim não fosse, deveria ter dito que o advogado “inventou” conteúdos que não estão na delação. 

    Segundo ponto : “Há políticos com mandato que serão investigados, mas blá-blá-blá” . Fechou com o primeiro ponto.

    Pode preparar a defesa para o processo de impeachment.

     

  20. A ideia do PSDB/DEM?GLOBO e

    A ideia do PSDB/DEM?GLOBO e afins nunca foi combater a corrupção, foi o contrário.

    Se eles combatem o PT que dá a Policia Federal condições para investigar e coloca em risco toda a arquitetura da corrupção, instalada em décadas e séculos no Brasil, é porque são a favor da corrupção. Caso o PT quisesse ser complacente com a corrupção, bastava cortar recusros da Polcia Federal desde 2005, quando estourou o caso do “Mentirão”, sem verbas, a Policia Federal usaria buzão para ir em diligências, ou ficava no meio do caminho, como fez o FHC, ou como faz o governo de Sâo Paulo com a Policia Civil do estado.

    Aqui em Paulínia SP, o fórum e a delegacia  só funcionam com pelo menos 50% de funcionários, emprestados da prefeitura, caso contrário, estaria até sem veículo, a PM aqui é coadjuvante da Guarda Municipal (GM), é a última a chegar em qualquer atendimento a população, a inaninção mataria o leão no berço.

    Caberia ainda ao PT usar a direção da PF para trasferir delegados e policiais que estivessem incomodando no caso e selecionar quem poderia ou não participar das Operações, os contrários mandaria para o alto do Xingu, apoiar a Funai, ou caçar madereiro ilegal na Amazônia. Só idiota não percebe a quem interessa o decrécimo da DIlma e do Lula, não é atoa que são vistos pelo mundo como grandes chefes de Estado, senod brasilieros, isso é coisa “nunca dantes”.

  21. Política

    Na verdade, o Janot está enganado:  a justiça dos três pês apenas virou quatro pês: preto, pobre, puta e PT. Lamentável!

    Em termos de justiça, nada há de novo neste país. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador