Andrea Matarazzo e outros 10 têm sigilo quebrado por investigação de Metrô-SP

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A Justiça Federal decretou quebra de sigilo bancário e fiscal de Andrea Matarazzo, vereador de São Pauo pelo PSDB e mais 10 personagens investigados sobre esquema de pagamentos de propinas a servidores públicos e dirigentes de estatais no governo do Estado de São Paulo. O foco do esquema está baseado nas áreas de transporte e energia, nos anos 1990 e atinge o PSDB.

Foi determinado para o rastreamento de contas e evolução patrimonial o período que vai de 1997 a 2000, e o decreto acontece 8 dias após e está em conformidade com requerimento do Ministério Público Federal, de 19 de agosto.

O procurador da República Rodrigo de Grandis fez seu relatório, com 47 páginas, citando a Polícia Federal e o indiciamento das 11 pessoas, e destaca que, mesmo com o indiciamento, “mostra-se necessário prosseguimento das investigações no âmbito policial”.

No seu parecer, Grandis aponta que o inquérito apura suposta prática dos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva,  operação de câmbio não autorizada para evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Com esses e outros destaques, o procurador pede informações a serem requisitadas na Delegacia da Receita, se os indiciados, e as pessoas jurídicas que representem, lançaram nas declarações deste período contas bancárias no exterior e, caso seja positiva a resposta, todas as contas e instituições financeiras identificadas neste período.

A Justiça deferiu pedido do procurador para que, além da quebra do sigilo bancário e fiscal, que seja oficiado à Embaixada da França no Brasil, para obtenção de informações a respeito da qualificação e do paradeiro de Pierre Chazot e de Philippe Jaffré, citados por Romeu Pinto Junior como supostos mandantes do pagamento de propinas pelo Grupo Alstom e, caso seja confirmado, a notícia do óbito de Philippe.

O investigado, Romeu Pinto Junior, foi procurador da offshore MCA Uruguay Ltd, desde 1993. Pinto declarou ao delegado Milton Fornazari Junior, da Polícia Federal, em abril de 2012, que Jaffré e Chazot eram os verdadeiros donos da MCA e que assinou documentos de abertura de conta da offshore no Bank Audi, em Luxemburgo, e no Union Bancaire Privee, da Suiça. Afirmou ainda que Chazot “lhe ordenava entregar os pacotes com dinheiro em espécie a pessoas que desconhece a identidade”.

No inquérito, o relato do delegado Fornazari destaca que Jaffré era diretor financeiro do Grupo Alstom, na França. O defensor de Andrea Matarazzo, vereador do PSDB, Antonio Claudio Mariz de Oliveira considera a decisão judicial de quebra de sigilo não abrange seu cliente, pois, segundo ele, o ofício requisita informações relativas àqueles que declararam manter contas bancárias no exterior naquele período, ou seja, se os investigados “informaram sobre contas mantidas ou não no exterior”.

Eis os investigados:

Ângelo Andrea Matarazzo

Eduardo José Bernini

Henrique Fingerman

Jean Marie Marcel Jackie Lannelongue

Jean Pierre Charles Antoine Courtardon

Jonio Kahan Foigel

José Geraldo Villas Boas

Romeu Pinto Junior

Sabino Indelicato

Thierry Charles Lopez de Arias

Jorge Fagali Neto

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E alguém acha que vai

    E alguém acha que vai encontrar alguma coisa na conta bancária dele ou na declaração de imposto de renda dele? Trata-se da preparção de uma certidão de honestidade. Melhor procurar nos processos do exterior, onde já constam datas, valores, nomes e até condenações. Tudo escancarado.

  2.   Noooooooossa, olha só os

      Noooooooossa, olha só os nomes dos investigados!! Tudo gente de bem, que absurdo! Assim não pode, não tem ninguém da gafieira, cadê o AA para dizer que isso é vergonhoso, que no tempo da Baronesa de Seilaquem isso jamais aconteceria?

     

      (rsrs, brincadeira, AA)

  3. Só gente fina

    Égua!! Não tem um Raimundo José, Maria Raimunda, Pedro Paulo, João Ninguém?? Só gente fina? Da fina flor paulistana, os puros, e claro, do PSDB!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador