Até fim do ano, Dirceu, Delúbio e João Paulo podem pedir extinção da pena

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Condenados a dois anos por crimes no processo que ficou conhecido como mensalão, eles evitam que problemas possam interferir no indulto
 
 
Jornal GGN – O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP) e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares trabalham para conseguir a extinção da pena, imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na Ação Penal 470, processo do mensalão. Depois de dois anos cumprindo a condenação, os advogados tentarão até o final do ano o indulto natalino, a exemplo do que ocorreu com o ex-presidente do PT, José Genoino.
 
O indulto natalino é analisado pelo Plenário do STF e assinado pelo presidente da República. Só pode ser concedido o perdão da pena para presos que estão em regime aberto, prisão domiciliar ou já cumpriram um quarto da pena. 
 
Dirceu foi condenado a sete anos e 11 meses, por crime de corrupção ativa. Ele terá cumprido um quarto da pena em novembro deste ano. Já João Paulo e Delúblio, ambos com seis anos de condenação, chegarão a um quarto no próximo mês, em julho. 
 
Ao requerer o benefício, os condenados devem se enquadrar em alguns critérios: não podem ter cometido crimes reincidentes, nem ter problemas de comportamento durante o tempo em que ficaram presos. 
 
Atualmente, os três cumprem prisão domiciliar e trabalham durante o dia. Segundo as regras determinadas pela Vara de Execuções Penais (VEP), eles têm que estar em casa das 22h às 5h, são proibidos de ter contato com outros condenados, de portar armas, ingerir bebidas alcoólicas e frequentar locais de prostituição. Também precisam se apresentar a cada dois meses à VEP de Brasília, para apresentar um relatório do cumprimento da pena.
 
De acordo com o portal de notícias Congresso em Foco, os três condenados cumprem as normas à risca, segundo pessoas próximas, e fazem planos para depois do indulto, como viagens com familiares. Ainda segundo o site, Dirceu teria receio de perder o benefício da extinção da sua pena por conta do reflexo da Operação Lava Jato em sua imagem. 
 
O seu nome foi levantado na investigação pela equipe da força-tarefa da Lava Jato. A Polícia Federal apura extratos bancários que mostraram que sua empresa, a JD Consultoria, faturou R$ 29,2 milhões com a prestação de serviços, em países como Cuba e Peru, onde o governo mantém negócios. O inquérito que aponta seu nome deve ser concluído e o ex-ministro da Casa Civil teme que um indiciamento possa interferir na decisão do indulto.
 
Com informações do Congresso em Foco.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Nassif e demais colegas,

    Caro Nassif e demais colegas, denúncia gravíssima.

    A comunidade abaixo pede a morte do ex-presidente Lula e conta com mais de 1500 membros. Denunciei ao Facebook por ameaça de violência real, mas acho que seria o caso de a Polícia Federal fazer a investigação.

    https://www.facebook.com/groups/1415427332099564

    O administrador da página responde pelo nome de Marcio Luiz Curci Nardy. Segundo informações do próprio Facebook, é residente do Texas, Estados Unidos.

    https://www.facebook.com/marcioluiz.curcinardy

    Por favor, ajudem a denunciar às autoridades competentes.

    Grato.

  2. Para que repercutir esta

    Para que repercutir esta matéria no blog? Só vai ser servir para ataques dos coxinhas a três homens públicos injustamente condenados por Joachim Hitler Barbosohf. Espero apenas que a presidenta Dilma cumpra o seu papel e permita a Jose Dirceu, Deluio Soares e João Paulo Cunha retornarem à cena política já em 2016. O Brsil precisa de pessoas como eles!

  3. Para que repercutir esta

    Para que repercutir esta matéria no blog? Só vai ser servir para ataques dos coxinhas a três homens públicos injustamente condenados por Joachim Hitler Barbosohf. Espero apenas que a presidenta Dilma cumpra o seu papel e permita a Jose Dirceu, Deluio Soares e João Paulo Cunha retornarem à cena política já em 2016. O Brsil precisa de pessoas como eles!

  4. pizzolato ao ler esta notícia

    pizzolato ao ler esta notícia ficou possesso morrendo de raiva dele mesmo…

    armou uma patuscada à italiana – um imbróglio federal! – para nada… quando poderia estar neste time de honoráveis beneficiados para sair livre da condenação do mensalão e assistir livre leve e solto a nova rodada de condenações do petrolão… a saga petista no poder continua…

  5. Se esse absurdo se confirmar

    Se esse absurdo se confirmar é mais um crivo do caixão do PT. Mais um motivo para a população aumentar a rejeição, que já anda na estratosfera, pelo partido.

    O povo está cançado de impunidade, principalmente de políticos corruptos.

      1. Contribuição para Dirceu
        Se de fato já existe uma campanha para angariar fundos para candidatura de Dirceu eu faço questão de contribuir.

    1. Me mostre as provas contra

      Me mostre as provas contra Dirceu.

      Publique-as aqui.

      Repetir a mídia feito papagaio é fácil.

      Nem Ives Gandra Martins encontrou tais provas (e olha que eu acho que o saber jurídico dele é maior que o seu…)

  6. E ……………..

    Têm mais que serem soltos mesmos, pois este julgamento não passou de uma farsa juridica !!!

    Foi sem duvidas nenhuma lum julgamento politico, nada mais !!!

    “Teoria do Domínio do Fato””” Ark !!!!!!!!!!!!!!!!! Manchou nossa República e os fundamentos jurídicos desta Nação !!!!!

    A história fará a devida justiça aos membros deste STF, que participaram desta vergonha juridica  !!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador