Com novo vazamento, Lava Jato inventa uma forma de acusar Lula, diz Instituto

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A operação Lava Jato vazou para o jornal O Globo documentos apreendidos no sítio utilizado pela família de Lula em Atibaía (SP), e em sua residência em São Bernardo do Campo, que agora são usados para acusar o petista de se beneficiar da compra de um prédio de três andares pela Odebrecht. No imóvel na Vila Clementino, adquirido por mais de R$ 6 milhões, seria instalada uma nova sede para o Instituto Lula, segundo a força-tarefa.

Leia mais: Lava Jato vaza delação que inocenta Lula

Em nota à imprensa, o Instituto aponta que mais uma vez a Lava Jato se associa à imprensa, com vazamentos seletivos, para tentar atingir a imagem do ex-presidente com denúncias que não se sustentam.

Pelas informações do jornal, em junho de 2010, a Odebrecht adquiriu o prédio, na Zona Sul de São Paulo, e havia a pretensão de reformar o espaço para abrigar a sede do “futuro Instituto Lula”. “A compra foi feita em nome da DAG Construtora, de Salvador, que pertence a Demerval Gusmão, amigo e parceiro de negócios de Marcelo Odebrecht, dono da empreiteira.”

A Polícia Federal acredita, a partir de outros dados coletados durante a apuração, que o imóvel foi comprado por quase metade de seu valor real.

Além disso, uma “pasta rosa” com o nome da esposa de Lula, dona Marisa, apreendida em Atibaia, contém um projeto de reforma de um espaço que serviria ao novo instituto. Esse projeto foi imediatamente foi associado pela Lava Jato ao prédio adquirido pela Odebrecht, mas a edição de O Globo não traz provas de que se trata do mesmo espaço, nem dá transparência à totalidade do conteúdo da pasta rosa.

No apartamento de Lula, em SBC, a operação apreendeu e-mails que denotam a participação do advogado e amigo de Lula, Ricardo Teixeira, na transação comercial. Também está em posse da Lava Jato outros documentos que mostram que o prédio iria ser adquirido com ajuda do pecuarista José Carlos Bumlai, que informou à força-tarefa ter desistido da compra. Por isso, diz o relatório, a DAG entrou na negociação. A DAG vendeu o imóvel para a Odebrecht em 2012, e a empresa registrou a propriedade em 2014.

Em nota ao O Globo, Teixeira afirmou ter apenas assessorado “um cliente, que não é o Instituto Lula, na aquisição de um imóvel na Vila Clementino” e, depois, na revenda para a DAG. Segundo ele, o prédio chegou a ser oferecido ao Instituto Cidadania, mas “não houve interesse” na compra. “Nada como juntar partes de episódios reais com invencionices para tentar criar relações inexistentes”, criticou Teixeira.

Abaixo, a nota completa do Instituto Lula:

Desde que foi criado, em 2011, o Instituto Lula funciona em um sobrado adquirido em 1991 pelo antigo Instituto de Pesquisas do Trabalhador. No mesmo endereço funcionou, por mais de 15 anos, o Instituto Cidadania. Originalmente, era uma imóvel residencial, semelhante a tantos outros no bairro Ipiranga, zona sul de São Paulo.

O texto de O Globo a partir de vazamentos ilegais de agentes do estado repete uma ilação que já foi desmentida em outras ocasiões. Mais uma vez, querem impingir ao ex-presidente Lula uma acusação sem materialidade, um suposto favorecimento que nunca existiu, inventando uma sede que o Instituto Lula nunca teve, com o claro objetivo de difamar sua imagem.

Ao longo desses 20 anos, o endereço e o compromisso do Instituto Lula com a democracia e a inclusão social permanecem os mesmos.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estão tentando criar mais uma bomba semiótica capaz de mobilizar

    Estão tentando criar mais uma bomba semiótica capaz de mobilizar a classe média alienada para as manifestações golpistas do dia 31/7 e concretizar o golpe em definitivo. Ou seja, até a votação final do golpe vão surgir muitas coisas escabrosas, portanto é melhor o Lula e a Dilma ficarem muito atentos.

    1. Precisamos nós criar uma

      Precisamos nós criar uma semiótica para os dias que antecedem a votação. Dilma deveria fazer um grande pronunciamento chamando o povo para a rua e explicando para o trabalhador o golpe, sua natureza e o que estão tramando para ele. Eu garanto que existe neste momento uma grande força mobilizada só esperando a ocasião certa para tomar as ruas, desde que um fato como esse seja gerado e lhe seja o estopim. O que há a perder a essa altura? Precisamos de ousadia, mais do que nunca.

    1. Escola Superior de Agricultura de Piracicaba, São Paulo

      Belíssimo prédio construido no municipio de Piracicaba, SP, que foi doado ao governo de São Paulo em 1898 por um Lulinha – perdão, Luís Vicente de Souza Queirós, com a condição de que lá fosse instalada uma escola superior de agricultura, o que aconteceu em 1901. 

      www.fmrp.usp.br/rfa/Html/USP.htm

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Vicente_de_Sousa_Queir%C3%B3s

      O e-farsas  diz que esta escola é a primeira das 7 maravilhas de Piracicaba:

      http://www.e-farsas.com/filho-de-lula-compra-fazenda-avaliada-em-47-milhoes-de-reais.html

      1. Fez sucesso!

        Exatamente!

        Essa foto circulou as redes sociais por mais de ano. Os tolos e imbecis quase chegavam ao orgasmos quando mostravam a foto.

        E junto ainda diziam que a Friboi e a Oi também pertenciam a familia Lula.

        1. E por acaso a Friboi e a Oi

          E por acaso a Friboi e a Oi desmentiran que o esse lulinha era dono?… se não desmentiram e não saiu no jornal nacional e na GloboNews, é claro que é verdade…. e a foto? …  o amigo viu que até as árvores são diferentes?… sei disso porque tenho um amigo que é vizinho de um ex-aluno do curso de botânica de uma faculdade superior que não lembro o nome agora… depois, para confirmar essas verdades basta entrar na internet que o amigo vai ver sim que é verdade verdadeira.

  2. Sai Triplex do Guarujá e Entra Instituto Lula da Vila Clementino

    Dias atrás GGN repercutiu, salvo engano, coluna de Monica Bérgamo com o avante première desse novo vazatóide, insinuando “podres” no Instituto Lula, ou seja, o refogado de sempre a ser reportado mais à frente, no caso, hoje no O Globo, bem mais que apenas refogado, pois o vazatóide já foi matéria esgotada pelo Valor Econômico, em sua edição de 06/05/16: “Odebrecht Pagaria Sede do Instituto Lula, Aponta Laudo” (por ANDRÉ GUILHERME VIEIRA).

    Bem, quanto ao conteúdo serve apenas para escancarar o quanto pensam ser idiota o brasileiro alvo de suas desinformações, que não param de serem produzidas para manterem adestrados à quente os tais trouxinhas que repercutem sandices como essa. Uma breve análise de fatos e datas, dão a dimensão tamanha em que esses mergulharam no meio irracional, meio porralouquice, com pitadas de anacrônico ralado.  

    Será que ouviram falar em cidadania, democracia e história, reparadoras? 

    Alguém sabe dizer ao menos o nome do juiz que condenou Nelson Mandela?    

  3. Local onde será instalada uma vara penal contra corrupção

    Ponho este título mentiroso, acima, como sugestão aos meritíssimos deste Brasil varonil:  transformar esta mansão de veraneio numa filial do STF (pelo menos, é claro!) para que os dignos senhores juízes possam sossegadamente julgar os milhares de processos em que senhores da Casa Grande são acusados de corrupção. 

    Piscina invadiu praia

    Esta foto está em

    http://www.cnmcut.org.br/conteudo/ministerio-publico-investiga-triplex-de-donos-da-rede-globo

     

    1. Caça Fantasmas

      Foram atrás do triplex do Lula e acharam essa coisa aí. 

      Mas o Azenha foi atrás e achou isso:

      Caça Fantasmas chega a acionistas de afiliada da Globo, mas por enquanto poupa herdeira dos Marinho; punição de barões da mídia na Lava Jato é duvidosa

       http://www.viomundo.com.br/galeria-dos-hipocritas/caca-fantasmas-chega-a-dois-acionistas-de-tv-afiliada-da-globo-no-ceara-mas-punicao-de-baroes-da-midia-na-lava-jato-e-duvidosa.html

  4. Esquenta

    Parece ser o famoso “Esquenta”, ou levantada de bola,  para alguma atividade policial posterior capaz de gerar um efeito midiático significativo.

    Pode ser o “convite” à alguma personalidade (do PT é claro) que ainda não tenha sido contemplada com a hospitalidade da carceiragem da PF em Curitiba.

    Vamos aguardar o que vem por aí.

  5. A condenação do Lula está no

    A condenação do Lula está no forno da lava jato. Os “rapazes de curitiba” (apud ministro Barroso) seguem firmes na rotina de factóides.

    A associação da irmã do aécio neves levou dinheiro de empreiteras? A sra. Cunha já foi intimada?

    Não vem ao caso.

     

     

  6. A Globo

    ou o Globo, não se cansa jamais ! Porém estamos cansados de ver (e até a mídia estrangeira), tudo o que fazem p/ provarem que o Lula roubou.

    Enquanto isto, nem mencionam que o tesoureiro do PSDB foi solto em alguns dias. Um tal de Adis alguma coisa.

  7. Caiam na real…

    …a esquerda é uma bosta na utilização da internet. Não existe canal de esquerda no Youtube com uma dezena de milhar de inscritos. Existem esquerdistas com grandes canais, mas todos eles privilegiam o entretenimento, cagam-se de medo de um movimento coxinha que incentivem o dislike and unsubscribe. Não existem perfis no Facebook que transformam em memes as suas postagens. Poucas contas no Twitter com grande números de seguidores para disseminarem os textos. Nas outras redes sociais então nem se fala. O esquerdista vê os sites e blogs como mimeógrafos que dispensaram o estêncial e o álcool. As vezes imagino que no monitor de alguns é possível ver borrões de corretivo.

    Disse isto por que ao ler a materia da famiglia Marinho fica clara a não notícia, mas quem vai rebater… não será a turma que acredita que a internet é apenas mais uma mídia, mera união da impressa com a tv.

      1. Neste caso a esquerda está levando porrada… faz tempo.

        A esquerda na internet consegue aparecer um pouco nas áreas de comentários dos sites. Nas redes sociais é uma nulidade absoluta. Você pega uma aberração como a Joice Hasselmann, aquela que apresentava uns vídeos numa coisa decadente chamada de TV Veja ou TVeja, algo assim. Além é claro de plagiar colegas. Após levar um pé na bunda da família Civita abriu um canal no Youtube. Em seis meses já tem quase 300.000 inscritos e mais de 30.000.000 de visualizações. O Conversa Afiada, em seis anos, acumulou 40.000 inscritos e 30% das visualizações da fulana. O PHA é apresentador da segunda maior rede de televisão do Brasil… Lá existem dezenas de canais de direita, com pequeno ou médio número de inscritos, mas que num ano somam muito mais visualizações que toda a população do país. O Nando Mouro, uma espécie de Olavete bolsominion, consegue 300.000 views num vídeo.

        Aqui mesmo no Nassif, ou no Brasil 247, leio artigos da Helena Chagas. No Youtube o canal Os Divergentes tem 133 inscritos, pouco mais de uma centena. Quantos vídeos apelativos, no bom sentido, você vê que seja de esquerda… daqueles que podem ser capazes de prender a atenção de alguém habituado ao digital… eu nunca vi. Ícones, por assim dizer, do esquerdismo câmera na mão inexistem, não só no Youtube, como também no Snapchat ou no Instagram. Por onde anda o Fora do Eixo ou Mídia Ninja…

        A esquerda brasileira não sabe utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo digital. Não sabe e está levando muita porrada por causa disto. Apenas constatei!

  8. Desculpem a ignorância em

    Desculpem a ignorância em direito, só umas perguntinhas:  como essa tal de força tarefa se preocupa tanto em “combater” a corrupção(só do pt, é claro), caixinha sobre propina, aquela cobrada nos acertos com o machado , por exemplo,não seria propina também? Se ao passar a ser dinheiro legal após os acordos, o mp estaria de certa forma fazendo lavagem? ou ao passar pelo mp esse dinheiro se tornaria  aquele tal dinheiro de “sacristia” se tornando, então dinheiro do “bem”?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador