Preso oficial suspeito do desaparecimento de 12 meninas

Enviado por antonio francisco

Do G1

Oficial da Marinha Mercante suspeito de sumir com crianças é preso no Rio
 
Fernando Marinho de Melo, de 57 anos, se entregou nesta segunda.  Ele teria sumido com pelo menos 12 meninas para fins sexuais.
 

A Polícia Civil apresentou nesta terça-feira (14) um homem condenado pelo sequestro de uma menina de 12 anos, que aconteceu em 2008. Até hoje, Larissa Santos não foi encontrada. O réu também é investigado em outros 17 casos sobre desaparecimento de menores. Sete deles viraram inquéritos.

O oficial de máquinas da Marinha Mercante Fernando Marinho de Melo, de 57 anos, estava sendo procurado pela polícia desde de dezembro. Ele foi condenado pelo sequestro ocorrido em janeiro de 2008.

Segundo testemunhas, Fernando entrou na casa de Larissa, que estava sozinha com um primo, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Ele disse que levaria uma televisão para o conserto e pediu que a menina o acompanhasse. Até hoje ela não foi encontrada.

Fernando nega as acusações. “Eu nunca vi. Nunca vi essa garota”, disse na delegacia.

O relator do processo contra ele, desembargador Paulo Rangel, criticou a decisão do juiz Guilherme Schilling, que havia convertido a pena do réu a prestação de serviços à comunidade, em junho de 2012. O desembargador criticou também as investigações.

A polícia afirmou que é sempre mais difícil investigar casos que envolvem menores. “Não é assim. Investigações de desaparecimentos são demoradas, notadamente desaparecimento de crianças”, rebateu o delegada Elen Souto.

Foragido há um mês
O suspeito estava foragido desde dezembro de 2013, quando foi expedido seu mandado de prisão, cumprido pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítimas (Dcav) nesta terça. Várias vezes, agentes fizeram buscas na residência de Fernando, no Jardim América, e na casa de parentes.

“A gente está há pelo menos 20 dias atrás dele, fomos em vários endereços, até na casa do filho dele. No fim da tarde de ontem [13] ele se entregou na 39ª DP porque estava cansado de fugir de lugar para o outro”, explicou o titular da Dcav, delegado Marcello Braga Maia.

Segundo o delegado, o suspeito tem critérios de beleza, idade e condições sociais para escolha das vítimas. Ainda de acordo com o delegado Marcello Maia, Fernando costumava traçar, inclusive, a rotina escolar e doméstica das meninas para saber quando a família não está por perto.

Confronto genético
De acordo com a Polícia Civil, entre 2002 e 2009, 17 menores com perfis semelhantes ao de Larissa desapareceram no Rio de Janeiro. O inquérito de oito destes desaparecimentos, incluindo o de Larissa, têm Fernando como principal suspeito. “A linha de investigação caminha no sentido de que ele embarcou com essas crianças”, disse a delegada da seção de Descoberta de Paradeiros da Divisão de Homicídios, Elen Souto.

Souto adiantou que está fazendo um levantamento de todos os desaparecimentos em situações parecidas ao de Larissa e, paralelamente, levantando as ossadas não identificadas e que têm características semelhantes às dos desaparecidos. “O objetivo é convocar as famílias dos desaparecidos para fazer o confronto genético para esclarecer se foram mortas”, explicou.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Monstro.
    Essas meninas devem

    Monstro.

    Essas meninas devem ter sido vendidas para traficantes de pessoas; devem ter sido estupradas e sofrido toda sorte de brutalidade; ao final, devem ter sido mortas e jogadas em alguma vala clandestina.

    Se fôssemos um país sério, esse monstro seria executado, ou no mínimo passaria o resto da vida na cadeia.

    Mas nossa constituição “cidadã” prega que todos tem direito a uma segunda, terceira, quarta, quinta chance…

    Só não tem tanta chance o cidadão que é vítima desses bandidos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador