Doleiros acusados de lavar dinheiro de Cabral no Uruguai são extraditados

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Ex-governador Sérgio Cabral em depoimento – Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – Alvos da Operação Calicute, os doleiros Vinícius Claret e Cláudio Fernando Barbosa, ligados ao ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), foram extraditados do Uruguai para o Brasil. Eles foram presos no dia 3 de março no país vizinho, acusados de operacionalizar de lá os repasses a Cabral.
 
Da ABr
 
 

Os empresários Vinicius Vieira Barreto Claret e Cláudio Fernando Barbosa chegaram hoje (28) ao Brasil, após serem extraditados do Uruguai. Eles foram levados para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro. 

Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, a dupla chegou à unidade prisional fluminense nesta tarde. Claret e Barbosa foram apontados pelo Ministério Público Federal como doleiros do esquema de corrupção e lavagem de dinheiro montado pelo ex-governador Sérgio Cabral, que está preso no Rio de Janeiro.

Os dois foram presos no país vizinho em 3 de março deste ano, em ação com participação de autoridades uruguaias e da Polícia Federal.

Os mandados de prisão foram assinados pelo juiz Marcelo Bretas, da 7º Vara Federal Criminal, no âmbito da Operação Calicute, resultado da força tarefa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. 

As revelações contra eles foram feitas pelos irmãos Renato e Marcelo Chebar, que fizeram acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal e contaram detalhes do esquema.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coisas domésticas
     

    Antigamente os brasileiros iam casar lá no Uruguai.

    Agora, resolveram montar lavanderias.

    Não pode dar certo.

    Dinheiro e roupa suja, melhor lavar  em casa.

  2. doleiros….

    Cabralzinho. Filho de Cabralzão. Sérgio Cabral, o paí, um tal perseguido do regime Militar. Que recebu uma grana alta de indenização e aposentadoria compensatória por supostas perseguições. Regime que dizia, ser antidemocrático, corrupto, que não representava o povo, entreguista, lacaio de interesses estrangeiros…Nada como um dia após o outro. A Verdade Vos Libertará. Elite que não se enxerga Elite. Esquerda que não é Esquerda. Enxurradas de mamatas e mordomias pagas com Dinheiro Público. Segundo Empreiteira, em delação, ainda tinha a pensãozinha do ‘papai” de 100 mil reais mensais. E uma Nação Tupiniquim inteira, iludida, entrou por 40 anos nesta Estória da Carochinha !! Ali Babá e os 40 Verões. Ladrões eram milhares. Mas tudo AntiCapitalista. E ainda dizem não entender o Brasil/2017?!! Surreal !! P.S. Mesmo sendo revelados e comprovados a ligação da Familia mafiosa, Barats, ratos e outros vermes, dona do monopólio dos ônibus no RJ, cujas tarifas são infladas em 80% do seu valor para repasses ao Judiciário, Legislativo e Executivo, aumentando a tragédia da miséria carioca, aumentada por falta de salários e desemprego histórico, todas as Empresas de ônibus destes criminosos continuam dominando o serviço público. Tarifas continuam criminosamente custando mais de 4 reias, quando deveriam custar menos de 1 real. No RJ igualmente por todo o país. Contratos,  Licenças e Concorrências fraudulentas e viciadas, continuam funcionando como se nada tivesse acontecido. Gilmar Mendes dá entrevista direto de Lisboa em Portugal, onde estão de férias, quase toda Elite Tupiniuim. E praticamente toda Brasilia. Outros lugares para encontrá-los são LA, Miami ou NY/USA ou Paris. O Brasil é de muito fácil explicação. Só para lembrar, as tarifas de ônibus já baixaram em mais de 80%? Por que não?   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador