Eduardo Cunha denuncia intenções de Moro e Lava Jato com transferência de presídio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) denunciou ao Supremo Tribunal Federal as intenções da Lava Jato com a transferência de presídio autorizada por Sergio Moro. Cunha saiu da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, nesta segunda (19), rumo ao Complexo Médico Penal. Moro deu a ordem na última semana, atendendo a pedido da PF, que alegou que a carceragem está superlotada.

Na visão da defesa de Cunha, a transferência é, na verdade, uma maneira de pressionar o deputado cassado a fechar um acordo de delação premiada. A estratégia já teria sido tentada com Léo Pinheiro, da OAS. Mas naquele caso, Moro não aceitou o pedido para transferir o empresário, alegando que não seria seguro e que ele estaria, sim, interessado em colaborar com a Lava Jato.

“Ao que parece obtempera-se, a transferência do ora requerente é justificada tão somente pela ânsia e pela busca de que este, conforme maciçamente divulgado pela mídia, celebre acordo de colaboração premiada, o que a defesa, além de não aceitar, não compreende: não há como legitimar um ‘modus operandi’ de persecução penal que, às claras, objetiva submeter um sujeito de direitos fundamentais —neles incluídos a dignidade da pessoa humana, evidentemente—, mediante pressão, pela via do encarceramento e, consequentemente, da estigmatização e da desumana violência psíquica, ao furor negociador de uma acusação pública”, escreveram os advogados de Cunha.

Cunha está preso na PF desde 19 de outubro sob suspeita de recebimento de propina relativa a negócios na Petrobras. Os advogados criticaram o fato de Pinheiro, entre outros detentos, estarem há mais tempo presos na carceragem de Curitiba, além de terem sido condenados em algumas ações. Enquanto isso, Cunha chegou recentemente e ainda está na condição de réu.

“Percebe-se, de fato e sem nenhuma dificuldade, que ao ora requerente é dispensado tratamento mais gravoso do que àqueles que já sofreram processo de imputação de responsabilidade, o que, na mesma medida que evidencia desproporcionalidade, ressalta a ilegalidade.”

Com informações da Folha.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O MP e judiciario seriam

    O MP e judiciario seriam muitissimo incompetentes de aceitar uma delacao premiada de Cunha!  E muito menos agora!  Incompetencia a nivel mundial, recorde!

    Por outro lado, estamos falando de Moro…  e judiciario brasileiro…

  2. Tem mais:

    “Ao que parece obtempera-se, a transferência do ora requerente é justificada tão somente pela ânsia e pela busca de que este, conforme maciçamente divulgado pela mídia, celebre acordo de colaboração premiada, o que a defesa, além de não aceitar, não compreende: não há como legitimar um ‘modus operandi’ de persecução penal que, às claras, objetiva submeter um sujeito de direitos fundamentais —neles incluídos a dignidade da pessoa humana, evidentemente—, mediante pressão, pela via do encarceramento e, consequentemente, da estigmatização e da desumana violência psíquica, ao furor negociador de uma acusação pública”, escreveram os advogados”:

    So podia ser conversa de advogado mesmo, ate no excesso de virgulas e escrita afetadamente rococoh!  Com fartas provas documentais contra Cunha, esposa, e filha, os “obtemperados” vao obtemperar eh o Cunha?

    Que eles sao estupidos e incompetentes ja nao resta duvida, mas mesmo assim…  nao da pra acreditar ainda.

  3. Cunha que se lasque!

    Pra não dizer que se f*da!

    Ele foi um dos principais artífices do golpe que derrubou o estado de direito no Brasil e permitiu essa loucura desenfreada que aí está. E ao contrário de alguns idiotas que não sabiam o que estavam promovendo, ele era o mais informado, o que melhor sabia o que estava fazendo e no que isso iria dar.

    Cunha derrubou Dilma pra salvar seu próprio rabo, achando que seu PMDB o seguraria, que a cabeça de Dilma entregue pararia a sangria – como verbalizou seu comparsa Romero Jucá. Deu com os burros n’água. Então quero mais é que ele se lasque. Todo castigo é pouco pra esse criminoso golpista!

  4. Um cabo-de-guerra em andamento?

    Observem uma coisa: Cunha se recusou a fazer uma delação premiada, e Moro mandou Cunha para uma prisão “comum” depois que vazaram as perguntas de Cunha a Temer vetadas por Moro.

    1. Não foi vazamento.  A defesa

      Não foi vazamento.  A defesa de Cunha protocolou um documento no sistema eletrônico da Justiça Federal do Paraná, com as 31 oerguntas que desejava que fossem respondidas por Temer.  
       

      1. Por isso mesmo, o
        Por isso mesmo, o tucanorrupto Moro foi desmascarado com a divulgação das perguntas que foram censuradas e nao gostou. Todos puderam ver que o juiz mafioso estava protegendo o comparsa de crimes MT o Temer.
        Mandou Cunha para o presídio.

      2. Pois é, errei, não foi

        Pois é, errei, não foi vazamento. O que torna tudo ainda mais calculado. Cunha largou a bomba pra explodir na cara do Temer, ou obrigaria Moro a defender Temer e ser atropelado pela delação da Odebrecht. É um jogo que a única maneira do Moro vencer era não jogar – e ele, pavão como ele só, jogou e perdeu.

  5. O circo continua o mesmo.

    E não mudam nem os palhaços a nos pautar a vida com essa farsa que se torna a cada dia a tragêdia que nos espreita. Mas, pelo menos, dessa vez, o Moro se deparou com um BANDIDO mais graduado, respeitado e poderoso do que ele, reles serviçal  dos seus patrões em troca de xepa, proteção e abrigo.

  6. Quem delata ou vai delatar

    Quem delata ou vai delatar fica na PF, quem se recusa vai para a penitenciária de castigo. Quem está na penitenciária? Quem não delatou, José Dirceu, Vaccari. Essa conversa que a PF está sem vagas é conversa mole mesmo.

  7. Cunha é loucão e pode fazer um contrato de deleção com 1 Capanga

    Cunha é um criminoso perigoso. O Sérgio Moro tá mexendo com merda. O Cunha pode pedir ao Gilmar Mendes que lhe forneça um dos seus Capangas e celebrar com este um contrato de deleção premiada. E o Moro pode ser deletado da Vaza Jato.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador