Empresários das maiores construtoras do Peru são presos por reflexo da Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

O ex-presidente Alejandro Toledo. Foto: AFP
 
 
Jornal GGN – Cinco empresários das maiores construtoras do Peru foram alvo de uma operação desdobramento da Lava Jato, por associação com a Odebrecht em obras de mobilidade. Segundo o El País, quatro deles foram presos preventivamente e um, que está internado para tratamento de câncer, recebeu ordem de prisão domiciliar.
 
Está entre os detidos o empresário Graña Miró Quesada, que durante anos comandou o grupo Graña y Montero, a maior construtora do Peru, diz o El País. Ele também é dono de 11% das ações do Grupo El Comércio, que detém o jornal El Comércio. No Peru, a ordem de prisão preventiva tem validade por 18 meses.
 
Segundo a reportagem veiculada nesta terça (5), o promotor do caso, Hamilton Costa, apareceu na imprensa cobrando que o Judiciário dê tratamento igual aos poderosos empresários e aos cidadãos comuns e, 16 horas depois, o juiz Richard Concepcíon Carhuancho proferiu o despacho com as medidas cautelares.
 
Segundo a denúncia, as empreiteiras peruanas, juntamente com a Odebrecht, supostamente pagaram 15 milhões de dólares (49 milhões de reais) em propinas ao ex-presidente Alejandro Toledo, pela concessão de dois trechos da rodovia Interoceânica Sul, que une a costa do Peru com o oeste do Brasil. Toledo também foi preso a pedido de Castro, em fevereiro.
 
“Além de Graña, foram detidos Fernando Camet, presidente da JJ Camet; José Castillo Dibós, diretor-geral da ICCGSA, e Hernando Graña Acuña, outro membro do conselho de administração da Graña y Montero”, diz o El País.
 
Leia mais.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vão acabar com a Engenharia do Peru

    As Construtoras dos EUA agradecem ao Judiciário da América Latina, que estão lhes abrindo esse espaço vital.

    América Latrina, quintal dos EUA.

    Mas talvez o Judiciário do Peru não punam as empresas, mas apenas os empresários. Se for assim, não promoverão o desemprego, como fez o Judiciário do Brasil.

  2. O Brasil, que chegou a

    O Brasil, que chegou a dominar a construção de obras de infra estrutura na America Latina, a Odebrecht está no Peru desde a decada de 80, foi hoje EXPULSO completamente desse grande mercado. As construtoras brasileiras tinha obras por todo o continente, da Argentina à Republica Dominicana, a cruzada moralista brasileira provocou cataclimas politicos em todos os paises clientes do Brasil, lá não se pode mais pronunciar o nome BRASIL, estamos COMPLETAMENTE FORA desses mercados, assim como da Africa. As construtoras chinesas, indonesias, malaias, tailandesas, trucas agradecem.

  3. A VOLTA DO PÊDULO, ESTÁ PONDO

    A VOLTA DO PÊDULO, ESTÁ PONDO EM POLVOROSA TODO O APARATO GOLPISTA.

    Fico imaginando o que acontecerá com essa rapaziada de justiceiros alucinados do pgr, quando do retorno do Pêndulo se completar. A peça que foi liberada por manipulação inadequada. Feito, realizado por indivíduos incompetentes e destituidos dos conhecimentos mínimos necessários para mexer com uma complexa engrenagem como essa.

    Minha preocupação prende-se mais precisamente à ignorância e despreparo dos garotões alocados pelo Dep. de operações estruturadas da Farsa Jato do Moro. Sub-setor de golpes para paises da America do Sul e Caribe. A soldo da CIA.

    Diferente das patranhas golpistas dos anos 60, nas quais as agências americanas trabalhavam com profissionais de origem militar, quando recrutava-se homens e mulheres com formação mais consistente do ponto de vista cultural e técnico. Ora, o que se vê, é um bando de fanáticos e ignorantes concurseiros, Incapazes de compreenderem o pouco do que leem. Quiçá minguados parágrafos de escrituras religiosas recomendadas por seus pastores prediletos. Uma verdadeira lástima.

    E, justo dessa escumalha é que surge um ridículo power point produzido pelo imbecil delegado da pgr, naquela celebre patacoada protagonizada pelo fanático pastor Deltan Dallagnol. Um medíocre funcionário público desqualificado e, imoral gastador de recursos públicos com absurdas ações.Todo produto dessa criminosa procedência, por certo, será anulado quando chegar às mãos de um Tribunal de Justiça digno desse nome.

    Toda essa porcaria será sumariamente extinta. No Judiciário brasileiro, há homens dignos. Esse bando de concurseiros criminosos, terminam trancafiados no mesmo xilindró para onde custumam enviar suas vítimas, para o achaque final das tais “delações combinadas.”(ver:CPMI de Tacla Duran).

    Com quinta-colunas desse porte, a própria CIA vai se arrepender da merda em que se atolou. Nem em sonho, esses babacas conseguirão empurrar esse trem até a metade do encomendado pelos seus mentores.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador