EUA investigam práticas de negócios da Herbalife

Jornal GGN – A Federal Trade Commission (FTC), entidade antitruste e de proteção ao consumidor dos Estados Unidos, iniciou uma investigação sobre as atividades da empresa de suplementos nutricionais Herbalife, após mais de um ano de monitoramento de seus negócios. A empresa, sediada em Los Angeles, Califórnia, foi acusada de ser um esquema de marketing multi-nível ou “pirâmide”, como é mais conhecida.

Em resposta à investigação da FTC, a Herbalife afirmou que a empresa estava dentro dos limites da lei. “A Herbalife saúda o inquérito, dada a enorme quantidade de desinformação no mercado, e irá cooperar plenamente com a FTC”, disse a empresa, em um comunicado. “Estamos confiantes de que a Herbalife está em conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis”.

O negócio da Herbalife gira em torno de venda de suplementos alimentícios, mas não diretamente aos consumidores por meio de lojas de varejo. Em vez disso, a empresa solicita que seus usuários se tornem distribuidores, vendendo o produto para amigos e familiares ou pela Internet. É um modelo semelhante ao de empresas como Avon e Amway, esta última que depende de outros para ajudar a vender utensílios domésticos e suplementos de saúde.

Em dezembro do ano passado, a FTC abriu processo contra outra empresa que vende cursos de aprendizagem de negócios, a qual foi considerada como esquema de pirâmide – já que o negócio envolve “recrutamento perpétua” e que “condena a grande maioria dos participantes (acima dos 90%) a perdas financeiras pela própria concepção do plano de compensação”.

Desde dezembro de 2012, a Herbalife tem sido alvo de críticas nos EUA e os órgãos gestores tem sido provocados para agir contra a empresa. Congressistas norte-americanos também tem sido pressionados para pressionarem por uma ampla investigação sobre o modelo de negócios da Herbalife e definir, ou não, se a empresa funciona como um esquema de pirâmide.

Com informações do The Verge.

Redação

2 Comentários

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  1. Regulamentação de mercado

    Empressas com Herbalife, Mary Kay, e tantas outras utilizam este método de vendas  que é focado no ganho pelas vendas e pela inclusão de novos vendedores, onde os que indicarem novos vendedores ganham comissões sobre as vendas dos que ingressam nesse mercado. É o caso da Telexfree, e todas as outras empresas que se utilizam de Marketing Multinível para efetuar suas vendas. Já é hora de o governo brasileiro se manifestar a respeito dessas práticas lesivas aos consumidores/vendedores.

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