Ex-prefeito criou concurso com 2º maior salário da cidade e levou a vaga

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A minúscula cidade de Cássia dos Coqueiros, no interior de São Paulo, protagoniza uma história “surreal”, segundo a Folha desta sexta-feira (12). Em 2011, o então prefeito Antônio Carlos da Silva, 50, conhecido como Nenê Irmão do João da Caixa, decidiu abrir um concurso público para o cargo de advogado do município, que possui cerca de 2 mil moradores.

Silva “contratou uma empresa, designou uma comissão organizadora e oficializou o exame. Dias depois, seu nome estava entre os inscritos. Formado em direito, o prefeito fez a prova e se saiu bem: classificou-se em terceiro lugar. Como o primeiro e o segundo aprovados desistiram da vaga, Nenê foi convocado.”

Segundo o jornal, Silva foi nomeado para o cargo pelo vice-prefeito, e em seguida licenciou-se para concluir o mandato de chefe do Executivo. Em 2012, o político do PSDB tentou a reeleição mas foi derrotado por Rosa Maria da Silva (PTB) por apenas 36 votos. Então, decidiu exercer o cargo que havia garantido no concurso.

Silva acha que está tudo bem em ter criado um concurso público enquanto prefeito e ter ficado com a vaga. “O Tribunal de Contas cobrou que nós abríssemos vários cargos, e nós abrimos. Vi que tinha vaga para procurador e me inscrevi. Eu não sabia nada sobre a prova. Fiz, fui chamado e compareci, como acontece com qualquer cargo. Só isso. Não tem nada demais”, disse ele.

O salário de advogado do município é o segundo maior da cidade, R$ 4 mil, só perdendo para o salário da prefeita. O caso foi levado ao Ministério Público e uma ação civil pública foi aberta contra o ex-prefeito, que continua trabalhando enquanto o processo corre.

Como é adversário político da prefeita, Rosa Maria se viu obrigada a abrir concorrência para contratar outroa dvogado para o Paço.

O Tribunal de Contas do Estado também julgou, sem possibilidade de mais recursos, o caso e considerou ilegal a admissão de Silva.

Embora tenha perdido em primeira e segunda instâncias, ele possui uma liminar que o garante no cargo até que saia a decisão definitiva. 

Enquanto não há decisão da Justiça, Nenê mantém o segundo maior salário da prefeitura, de quase R$ 4.000, fica atrás apenas da prefeita.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Realismo Fantástico

    Se essa historia fosse contada no boca a boca ninguém acreditaria, é muito surreal, ou melhor é muita safadeza prá uma cidadezinha de nome tão bonito. Mas são em pequenas e bucólicas cidades como essa que esse tipo de tranbique corre solto, não vê o aeroporto construido da fazenda de um tio de Aécio numa cidadezinha de nome…qual o nome mesmo?

  2. Sabe qual é o problema do

    Sabe qual é o problema do interior de são paulo. Muito dinheiro e nada na cabeça.

    Eles não tem cultura são esponjas midiaticas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador